História

SPTrans manda que dono de ônibus histórico tire nome CMTC do veículo

Proprietário é entusiasta e diz que não tem objetivo comercial; Ônibus foi personagem de edição histórica de um dos jornais locais mais antigos da capital paulista

ADAMO BAZANI

OUÇA A ENTREVISTA AQUI:

A SPTrans (São Paulo Transporte) notificou o proprietário de um ônibus antigo restaurado para a retirada da marca CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) do veículo.

O ônibus, um monobloco Mercedes-Benz O-364 urbano, ano 1980, pertence a Carlos Alberto dos Santos, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, que se diz um entusiasta da história dos transportes e que nega fazer uso comercial da marca e do veículo, que normalmente é exposto em eventos relacionados à memória da cidade e da Associação dos Ex-Funcionários da CMTC.

Carlos Alberto possui outros ônibus antigos, é colecionador e diz que pretende restaurar outros ônibus e vai buscar auxílio jurídico.

Recentemente, o ônibus foi personagem de uma das edições em comemoração aos 40 anos do SPTV, da TV Globo de São Paulo, um dos jornais locais mais antigos ainda no ar.

A apresentação da edição ocorreu de dentro do ônibus ao vivo, com o grupo Demônios da Garoa, e o âncora Alan Severiano, enquanto o veículo circulava em ruas da região central da cidade.

Criada em 1946, pelo então prefeito Abraão Ribeiro para organizar os transportes na capital paulista, a CMTC foi privatizada como operadora entre os anos de 1993 de 1994. Como gerenciadora, teve o nome sucedido por SPTrans no ano de 1995.

A SPTrans, na notificação diz que a manutenção do nome no veículo pode induzir a população a erro ao pensar que a CMTC voltou a operar.

Notoriamente, o ônibus é antigo, ou seja, difícil alguém pensar que se trata de uma operação da CMTC, e a pintura na lataria também difere muito do padrão atual usado no sistema atual de linhas municipais. O monobloco ostenta as cores branca, azul e azul escuro, chamada de “pintura do Mário Covas”, em alusão à gestão de Mário Covas frente à prefeitura da capital paulista, 11 de maio de 1983 a 1º de janeiro de 1986.

O ônibus possui no letreiro de itinerário, nomenclatura de linhas e destinos da cidade. O letreiro, entretanto, é de lona (atualmente, estes equipamentos são eletrônicos luminosos) e quando o coletivo circula para eventos, não realiza embarque e desembarque em pontos e nem cobrança de passagem.

O Diário do Transporte procurou a SPTrans que confirmou o pedido de retirada da marca CMTC.

A SPTrans informa que a marca Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC é de sua propriedade e vinculada ao sistema de transporte público do município, com registro formal junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que confere à empresa o uso exclusivo da marca e, por isso, sua utilização por terceiros somente pode ser feita caso tenha sido por ela autorizada previamente.

Assim sendo, a utilização da marca CMTC por terceiros é vedada face ao disposto na Lei de Propriedade Industrial, por se tratar de marca de empresa anteriormente constituída e marmoreada no mercado, cuja propriedade é da SPTrans, competindo a ela a autorização de uso, repita-se.

Desta forma, o proprietário do veículo em questão foi notificado extrajudicialmente solicitando amigavelmente que cesse a utilização indevida da marca CMTC.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. MARIO CUSTODIO disse:

    Está difícil lidar com a PMSP. Essa Prefeitura não deixa os cidadãos em paz. Já perdeu a exposição anual de ônibus para Barueri, não autorizou a operação da linha rodoviária Santo André – Berrini, não resolve problemas básicos de infraestrutura, geram inúmeras baldeações nos sistemas de transportes, prejudicando os cidadãos. Depois o Prefeito e o partido não se reeleje e não entende a razão. É a socialização total: o povo só deve fazer aquilo que for autorizado, sem liberdade de criação. A liberdade de criação é o que o Poder Público pensa. Alguém lá deve ser entusiasta do Livro 1984, escrito por George Orwell, e tenta aplicá-lo e replicá-lo na vida da cidade. Cruzes!!!!! Aliás, Mogi das Cruzes!!!!! Que é a cidade do historiador que recuperou o veículo.

  2. Ligeiro disse:

    Hoje existem formas práticas para fazer algo que fique “temporário”. Nada que o uso de um adesivo magnético não resolva.

  3. José Carlos disse:

    Isso é uma relíquia histórica ,vam aprimorar o transporte que está um ME isso é história é cultura não comercialização então vai acabar com o museu do ônibus??? Tem a marca CMTC ???

  4. J. Alberto disse:

    QUE VERGONHA , SÓ PODIA SER EM SÃO PAULO MESMO , A CIDADE ONDE TUDO É PROIBIDO E / OU REPRIMIDO . IR AO ESTÁDIO DE VISITANTE E TOMAR UMA BEBIDA , USAR TELEFONE NO BANCO , QUASE SEMPRE POR PREGUIÇA DAS AUTORIDADES PARASITAS QUE NÃO GOSTAM DE TRABALHAR . VIVER NA CAPITAL DA COREIA DO NORTE DEVE SER MAIS DIGNO DO QUE AQUI . PESQUISEM A CRÔNICA ” SÃO PAULO , A CIDADE PROIBIDA ” E ENTENDERÃO O QUE ESTOU DIZENDO .

  5. Bruno Quintiliano disse:

    Uma relíquia… Seria muito mais urgente a SPTrans se preocupar com a marca atual, com o tanto de absurdo cometidos pelas atuais operadoras em nome da SPTrans.

  6. Ricardo disse:

    É a PMSP e o prefeitinho incompetente sucessor do falecido Covas Corrupto, tal qual avô dele, causando desnecessariamente de novo. Falta do que fazer em SP NÃO É

  7. Anderson disse:

    Isso é um Absurdo!!! Tanta coisa que a prefeitura tem de se preocupar? Principalmente nos ônibus que estão apodrecendo em pátios com o nosso dinheiro! E também todos do transporte coletivo sabem que a CMTC só mudou de razão social e só verificar o CNPJ que continua o mesmo

  8. Rogério disse:

    Esse governo mostra muito bem que quer destruir a história. Como sempre, cheio de reclamações que não resolvem e agora quer dar pitaco nas coisas alheias.
    Deixa o colecionador manter viva a história.
    Na próxima eleição, o povo tem que votar direito e tirar esses que se julgam donos de tudo e inclusive do povo.

  9. dvsantos disse:

    Será que a SPTrans não tem nada mais importante pra se preocupar…..?

  10. Mauricio Oliveira Busologo disse:

    Isso é um absurdo,o proprietario desse onibus deve imediatamente recorrer dessa decisão imunda que a SPtrans tomou,ela deveria era preservar a memória dos transportes de São Paulo e naõ fazer o que está fazendo com o proprietario desse onibus

    1. Ailton P. Costa disse:

      Meu falecido pai foi motorista da CMTC e com certeza se ainda estivesse aqui, se sentiria muitíssimo homenageado. Por anos fez a linha praça do Correios / São Miguel Paulista. Agora vem a insensibilidade de uma empresa não querer preservar parte da história do transporte público de São Paulo. Então me responda. SPtrans: Porque não partiu de vocês a restauração de um ônibus para este propósito?Por favor, sejam sensatos.

  11. Marcelo disse:

    CMTC pode significar uma porção de coisas!Isso é o retrato de um modelo de gestão autoritário e abusivo que o atual governador vem querendo implantar. Fala tanto do dito comunismo do PT mas está implantando um modelo tão nefasto e destruidor quanto!! Só muda o método de foder com o povo.

  12. Joel Alves disse:

    Quanta insensibilidade com a memória da cidade e com o sentimento de seus cidadãos.
    Faltou o serviço de onde visitar essa bela mini-frota, que o próprio dono deixou o convite no áudio.
    Abraços, Adamo!

  13. ANDERSON ALESSANDRO OLIVEIRA ARAUJO disse:

    Resumindo “A marca é minha, não dou, não empresto e não vendo. Prefiro deixar estragando num galpão abandonado ao relento do que deixar outras pessoas relembrarem como era bom o gerenciamento do transporte público em São Paulo na época da CMTC”…

  14. Ricardo Magalhães disse:

    A SPTrans bem que poderia se preocupar em administrar melhor a porcaria do sistema de ônibus do município de SP. De certo o jurídico da SPTrans está “ocioso”.

  15. Wilson gomes da silva disse:

    A SP Trans está de brincadeira com este argumento ,além de ser infundada,falar que pode induzir a população que a CMTC voltou , se voltasse garanto que seria melhor que muita empresa ,tipo a transuniao lote D7 que só tem carros velhos e intervalos horríveis , vão lá dar uma fiscalizada!

  16. Hugo Ramos Palogan disse:

    Mas é uma falta de inteligência da sptrans em fazer algo desse tipo. Restaurar um ônibus não é nada barato e se alguém faz isso ela teria que ser a primeira a agradecer já q a própria não faz. Acho um absurdo. Falta ter alguém na sptrans que conheça mais da história do transporte no município e apoiar quem queira preservar. É lamentável

  17. Adriano de Oliveira Silva disse:

    SPTRANS tem que se preocupar com a defasagem de frota , no município de São Paulo, alguém por favor poderia avisá los que a pandemia acabou, que os ônibus estão muito lotados e os intervalos nas linhas maiores creio que é isto que a SPTRANS deveria gerir, SPTRANS é uma vergonha.

  18. Elmar disse:

    Nosso prefeito ta autorizado a acrescentar em seu curriculo “Ferrei com o transporte publico de São Paulo;
    Ferrei com o trânsito de São Paulo.”
    A falta de planejamento é notoria nessa gestao, primeiro dx a cidade sucumbir a buraqueira, agora estamos reféns dessas obras de recapeamento , que nada mais é aquela reforma óleo 50 que antigamente fazíamos no carro pra poder passar o problema pra frente.

  19. Alex disse:

    Isso é funcionário com falta do que fazer, CMTC, quem lembra da empresa hoje, me poupe se alguém vai confundir, isso é gente querendo aparecer na mídia, vai arrumar o bilhete único.

  20. Tadeu Pereira Silva disse:

    O departamento jurídico da SPTrans realmente não tem o que fazer, como está o museu do transporte abandonado vão resolver esse problema e outros

  21. José Maurício Arbulu Varella disse:

    Realmente é uma cobrança absurda da SPTRANS,deveriam se sentir orgulhosos desse veículo manter viva nos cidadãos a memória da CMTC,proibir isso,seria negar parte da história do transporte. Não há cabimento em uma medida como essa. Eu assisti essa matéria na Globo e me remeti a lembranças boas do passado.

  22. Eduardo disse:

    Enquanto isso o PCC toma conta de algumas linhas da cidade e tá tudo bem pra SPTrans, agora o que incomoda é a sigla CMTC num ônibus de 40 anos que nem roda mais. Como são ridículos.

  23. JORGE MELO disse:

    Meu pai trabalhou e se aposentou nessa empresa, quando criança fui muito no clube e na colônia de férias de Itanhaém, a atual SPTrans deixou tudo se acabar, abandono total em Itanhaém, deixar um ônibus CMTC mexe com a moral desses que deveriam se preocupar num bom atendimento a população

    1. José Carlos disse:

      Verdade!! Além do mas SPTrans é uma empresa de contrato de 30 anos se eu não estiver enganado ela presta serviço para a prefeitura fiscalizar com olhos fechados as empresas agora vai mexer com quem tá reparando a história do ônibus.

  24. HERALDO RASQUEL disse:

    Nossa, essa explicação é inequívoca demais, vocês não conseguem fazer nem o de “hoje” funcionar direito, imagina algo que é histórico.
    Poderiam fazer um trabalho melhor preocupado em diminuir o número de passageiros nos ônibus atuais, isso contínua igual e nada, nada e morre na praia, e o povo.
    Deveriam usar alguns ônibus e criar um projeto de transporte para turistas e nas principais avenidas de São Paulo, como exemplo a antiga linha AVENIDAS.

  25. José disse:

    UM MONTÃO DE PROBLEMAS HISTÓRICOS SE ACUMULANDO… NO TRANSPORTE SOBRE PNEUS DA RESPONSABILIDADE DA PMSP/SMT/ SPTrans … a NOVA REDE E OS MAIS 400 E POUCOS KMs DE VIAS TRAFEGADAS POR ÔNIBUS… NÃO FORAM IMPLANTADAS… E ETC. … E os caras preocupados com isso!??? Que é que há!? Estão de brincadeira?
    Fora atual Prefeito de SP/SP ! Candidato do atual ex Presidente … aquele… ! A reeleição p/ a Prefeitura de SP/SP!

  26. José disse:

    Curioso … Quando os turcos otomanos, Muçulmanos radicais… conquistaram Constantinopla, antiga Bizâncio e hj Stambul, capital da Turquia e a 5a. Maior CIDADE do Mundo, eles procuram preservar o que gregos, Império Romano e Império do Oriente / Bizantino… DEIXARAM de Cultura, Arquitetura, muitos Costumes, os tais Banhos… Templos pagãos e Cristãos Católicos em geral…
    Aí a SPTrans quer vilipendiar , via DOCUMENTOS e afins… ESSA RELÍQUIA da Historia da Cidade de SP/SP, a 2a. Maior da Terra! E da Historia desse Estado e do Brasil! Ai… ai… Misericórdia Senhor Jesus Cristo!

  27. José Carlos de Oliveira disse:

    É brincadeira um negócio desses…
    É uma relíquia histórica , que mal há nisso.
    Lamentável…

  28. RAPHAEL disse:

    É a maior desculpa esfarrapada de um burocrata que vive numa bolha e não sabe o que está fazendo… Simples…quem de uma geração recente vai olhar para um ônibus claramente antigo e dizer que uma empresa q não existe desde 1995 exista?
    Ônibus placa preta!
    Eu se fosse governante imediatamente levantaria a capivara de quem é o autor da ação, para exonerar imediatamente. O povo não merece pagar o salário de quem desconhece a CMTC e os colecionadores e entusiastas de uma história tão importante a capital paulista!

  29. Paulo disse:

    Não seria melhor usar um nome similar tipo CBTC e estaria resolvido?

    1. FELIPE VASCONCELOS CARNEIRO disse:

      Não é possível que você vai querer passar pano em uma aberração dessas?

  30. José Roberto disse:

    Deveria se preocupar com o transporte atual, não com o passado que nem eles tem!

  31. Claudio Faust disse:

    O ônibus é propriedade particular. Se o proprietário quiser, PODE PINTAR DO JEITO QUE QUISER. Quero ver eu pintar no meu carro a palavra “MICROSOFT” e a empresa pedir para tirar. Sabe quando ? NUNCAAAAAA !!!

  32. Osvaldo disse:

    A SPTrans ao contrário de se preocupar com isso, deveria melhorar sua fiscalização junto as linhas….que estão péssimas, inclusive a linha 352A…Jd Helena /Terminal São Matheus, na zona leste de são Paulo…que chega a ter 1:30 de intervalos…..agora ficar especulando isso…. é falta do que fazer…ou melhor deixar de fazer o que deve ser feito né!!!

  33. Anderson A C disse:

    LAMENTÁVEL… pois trata-se de um exemplar da década de oitenta, o qual foi reformado/recuperado pelo seu proprietário, com padrão de cores e logotipos alusivos a saudosa Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) Paulistana, em forma de homenagem a história, um tributo, que resgata uma importante parcela da história da cidade de São Paulo.
    Enquanto um mero cidadão paulistano, que andou muito neste modelo nas linhas da extinta CMTC, em sua respectiva época… registro minha humilde torcida , para que haja o bom senso, que resulte em um acordo amigável, pela manutenção da caracterização do referido veículo de época…
    Parabéns ao proprietário, pela nobre iniciativa em recuperar esse veículo, com este empenho!

  34. jose francisco de cerqueira disse:

    QUANTA IGNORANCIA… TOMA VERGONHA NA CARA, SPTRANS,,, COMO SE VCS FOSSE BEM COMPETENTES NÉ

  35. Rodrigo Zika disse:

    Que absurdo, nem existe mais a empresa.

  36. Viana disse:

    Ridículo essa ação…. então porque não mantiveram o nome CMTC ao invés de SP Trans ???…. Já basta de terem acabado com a identidade dos ônibus por pinturas padrão e vem com essa “ação”….Entra com recurso que é causa ganha e aproveita enfia um processo na SP trans por danos morais!

  37. Fabio Viana disse:

    Quando criança andei muito nesses ônibus, e pensava que a sigla cmtc era cata macaco transporta cavalo 😅😆😆😆😆

  38. Fernando disse:

    Faz sentido, eles estão preocupados que algum morador de São Paulo entre nesse ônibus por engano e vá parar em Mogi das Cruzes. ..
    Já pensou?

    1. FELIPE VASCONCELOS CARNEIRO disse:

      Nada que uma mudança do letreiro não resolva.

  39. Cristiano Paulo disse:

    É uma pena, primeiro sabemos que a SPtrans não está nem aí pra história da CMTC, uma bela homenagem que pode ir por água abaixo, acho difícil a justiça conceder autorização pra uso da marca, mas fazer o que!

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