Taxistas de São Paulo terão até 28 de abril para fazer cadastro no SPTaxi e agendar instalação de novos equipamentos

Se não fizerem os procedimentos, motoristas terão alvarás bloqueados; portaria é para que toda a frota de táxis da capital esteja com o aplicativo e equipamentos devidamente instalados até 31 de outubro deste ano

ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI

Os taxistas da capital paulista terão até o dia 28 de abril de 2023 para se cadastrarem no aplicativo SPTaxi e para agendarem a instalação de novos equipamentos nos veículos, que devem estar em toda a frota até o fim de outubro.

Se não fizerem os procedimentos, os motoristas terão alvarás bloqueados.

O cronograma e as regras foram publicados no Diário Oficial da cidade desta sexta-feira, 17 de março de 2023. Veja no final da matéria a íntegra do documento oficial.

A Portaria SMT/SETRAM/DTP nº 041, assinada pelo diretor do DTP – Departamento de Transportes Públicos, estabele o cronograma de cadastro e instalação do aplicativo SPTaxi na frota de táxis da capital.

De acordo com o texto, após o cadastramento e a validação dos dados fornecidos, os motoristas que não possuem vínculo a alvará poderão baixar na plataforma Android o aplicativo SPTaxi no smartphone cujo número de telefone foi cadastrado no portal, para a visualização do Condutax eletrônico.

No ato do cadastramento, os motoristas que possuem vínculo a alvará de estacionamento serão automaticamente agendados para a instalação do desacoplador.

A determinação do DTP é para que toda a frota de táxis da capital esteja com o aplicativo e respectivos equipamentos devidamente instalados até 31 de outubro de 2023.

Os motoristas não serão obrigados a fazer todas as corridas pelo aplicativo da prefeitura, podendo ainda pegar os passageiros que dão sinal na rua ou que chamam pelo telefone, mas para continuarem operando, precisarão ter o aplicativo. A prefeitura acredita que com isso poderá fiscalizar melhor o sistema de táxis.

O Diário do Transporte já havia publicado a necessidade de cadastramento no SPTaxi.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/09/prefeitura-de-sp-torna-obrigatorio-o-cadastramento-dos-taxistas-no-aplicativo-sptaxi/

Os motoristas não serão obrigados a fazer todas as corridas pelo aplicativo da prefeitura, podendo ainda pegar os passageiros que dão sinal na rua ou que chamam pelo telefone, mas para continuarem operando, precisarão ter o aplicativo. A prefeitura acredita que com isso poderá fiscalizar melhor o sistema de táxis.

Segundo a prefeitura, a partir de maio de 2023, somente condutores que comprovadamente realizaram o processo de cadastramento na plataforma SPTaxi e tiverem realizado a instalação de um equipamento chamado desacoplador poderão renovar os alvarás de estacionamento de seus táxis.

Este item, que realiza a conexão direta entre o taxímetro e o celular cadastrado no aplicativo, será dado gratuitamente aos motoristas e não haverá cobrança de instalação.

O cadastramento prévio deve ser feito no site: https://sptaxi.prefeitura.sp.gov.br

Veja abaixo mais detalhes.

CADASTRO E INSTALAÇÃO:

A Secretaria Municipal de Transportes diz que todos os taxistas deverão realizar o cadastramento prévio no aplicativo por meio do portal institucional do SPTaxi (https://sptaxi.prefeitura.sp.gov.br) até 28 de abril de 2023.

O DTP (Departamento de Transportes Públicos) diz que os taxistas que não realizarem o cadastro na plataforma até o dia 28.04.23  terão o alvará de estacionamento do veículo bloqueado e precisarão comparecer ao Departamento para regularizar a situação.

Após a realização do cadastro na plataforma, os motoristas vinculados a um veículo com alvará de estacionamento de táxi serão convocados para a instalação do desacoplador no veículo, que faz parte do SPTaxi e é um dispositivo que realiza a conexão direta entre o taxímetro e o celular cadastrado no aplicativo, proporcionando a taxistas e passageiros corridas pagas com o valor exato que está registrado no taxímetro.

Este equipamento e a instalação serão de graça.

A colocação nos carros será realizada em oficinais autorizadas pelo aplicativo e credenciadas pelos fabricantes de taxímetros e pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). Os taxistas que estiverem regularizados perante o DTP e na plataforma SPTaxi terão acesso automático e digitalizado do Condutax e Alvará de estacionamento.

Já os taxistas que não possuem vínculo a um alvará de estacionamento deverão apenas baixar o aplicativo SPTaxi no smartphone. O Condutax eletrônico, exigido pela nova legislação, estará disponível dentro do próprio aplicativo.

AGENDAMENTO:

O agendamento para a instalação dos dispositivos nos táxis será realizado mediante a convocação feita pelo próprio SPTaxi. Os profissionais que já tenham feito o agendamento para a instalação do desacoplador, mas que ainda aguardam a data para realizar o procedimento poderão apresentar os documentos físicos à fiscalização DTP.

Os taxistas que não comparecerem ao agendamento serão reagendados uma única vez e em caso de não comparecimento, o alvará de estacionamento será bloqueado.

RENOVAÇÃO DO ALVARÁ DE ESTACIONAMENTO

A partir de maio de 2023, somente condutores que comprovadamente realizaram o processo de cadastramento na plataforma SPTaxi e tiverem realizado a instalação do desacoplador poderão renovar os alvarás de estacionamento de seus táxis.

A portaria ainda determina que toda a frota deverá estar com o aplicativo e respectivos equipamentos devidamente instalados até 31 de outubro de 2023.  Depois dessa data, os profissionais que não estiverem regularizados terão a licença do veículo suspensa e estarão sujeitos a multa e retenção do veículo pela fiscalização.

NOVA VERSÃO DO SPTAXI

Em 2022, a Prefeitura concluiu o processo licitatório para gerenciamento, operação, aprimoramento e manutenção da nova versão da plataforma SPTaxi. A empresa Taksim Inteligência em Mobilidade Urbana Ltda assumiu a gestão do aplicativo por 60 meses. Com a nova licitação, a Prefeitura reforça o compromisso na oferta de soluções de mobilidade na cidade ao trazer mais qualidade e segurança para os usuários e motoristas de táxi de São Paulo.

Atualmente, o aplicativo encontra-se em fase de testes, em formato de projeto-piloto, com um lote de controle de taxistas que avaliam as funcionalidades da plataforma. Até o momento, 550 táxis e um grupo selecionado de passageiros já aderiram à plataforma para a realização da experiência do usuário em relação ao aplicativo.

A nova versão do SPTaxi conta com novas funcionalidades, como a  possibilidade de escolher a categoria de táxi entre Comum, Especial,  Luxo e Acessível, além de tecnologia para a utilização por pessoas com deficiência. Outra novidade é que haverá conexão direta entre o aplicativo e o taxímetro do veículo, o que proporcionará aos taxistas e passageiros corridas pagas com o valor exato ao registrado no taxímetro.

Os passageiros poderão pagar as corridas por meio dos cartões de crédito, débito ou em dinheiro. A empresa vencedora será remunerada através da taxa de 10,97% aplicada sobre o valor total de cada corrida realizada dentro da plataforma SPTaxi. Não haverá nenhum outro tipo de pagamento à empresa por parte dos taxistas, usuários do serviço ou da Prefeitura. No SPTaxi, os taxistas têm liberdade para ofertar descontos que variam de 10% a 40% sobre o preço do taxímetro.

Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes

Comentários

Comentários

  1. SEVERINO DOS RAMOS ALVES PEREIRA disse:

    Não consigo finalizar o cadastro..o aplicativo não aceita o meu email

  2. Célio alves disse:

    Porque o app SP táxi ainda não está funcionando, perdi um dia de trabalho para cadastrar no SP táxi, fazem três meses e até hoje o app continua morto. Tá de brincadeira com os taxistas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading