Governo de São Paulo aprova modelagem final do Trem Intercidades e formalização CPTM em projetos de privatização
Publicado em: 11 de março de 2023
Aprovação ocorreu na primeira reunião do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado e Secretaria dos Transportes Metropolitanos recebeu sinal verde para a publicação dos documentos do edital de licitação
WILLIAN MOREIRA
O Governo do Estado de São Paulo, após a primeira reunião do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI) realizada em 28 de fevereiro de 2023, deu sinal verde para a divulgação do edital da licitação do Trem Intercidades no Eixo Norte, até Campinas. A informação foi divulgada no Diário Oficial deste sábado, 11 de março de 2023.
No encontro que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, o vice, Felício Ramuth, os secretários Rafael Benini, Marco Antônio Assalve, Natália Resende, entre outros, decidiram incluir as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em funcionamento e as que estão planejadas em futuros PPIs para a área da mobilidade.
Neste contexto, a Linha 7-Rubi que atualmente vai da Luz até Jundiaí está inclusa no TIC Norte,.
Com esta aprovação. a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) recebeu o sinal verde para publicar os documentos da licitação, o que segundo previsão da pasta de Parcerias e Investimentos, deve acontecer no final deste mês de março.
Assim como aconteceu com a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, o primeiro passo da concessão é divulgar a minuta do edital, tornando pública a intenção de efetuar uma concessão.
De acordo com o projeto, o Trem Intercidades será um trem de velocidade média acima da habitual dos trens metropolitanos, permitindo que o percurso entre a Barra-Funda no centro da capital paulista e a cidade de Campinas seja realizado em aproximadamente uma hora, com somente uma parada na estação de Jundiaí.
Para isso, a concessão do novo serviço inclui a criação de um novo serviço, o TIM (Trem InterMetropolitano) que será um trem parador, ou seja, realizando embarque e desembarque em todas as estações entre Francisco Morato e Campinas, passando por Campo Limpo Paulista, Jundiaí, como já acontece, e inclui Vinhedo, Valinhos e Louveira.
Já a Linha 7-Rubi será fracionada, operando da Barra-Funda até Francisco Morato utilizando as estações e malha já existentes.
Willian Moreira para o Diário do Transporte
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Essa concessão da Linha 7-Rubi não trará nenhum benefício. É um governo pior que o outro em São Paulo.
Quem vê esse governador carioca, acha que a CPTM é o lixo que opera no Rio de Janeiro chamada SuperVia. A CPTM é um exemplo de modernização e operação com poucos recursos. A CPTM nunca operou com altos investimentos como o Metrô de SP, e mesmo assim transformou a malha paulista sucateada da água pro vinho.
Voces esquerdopatas estão com pensamentos envelhecidos. O governo não tem que cuidar de transporte e ficar refem de sindicatos. Tem que privatizar rmtudo e os bons profissionais serão sempre reconhecidos.
Descarrilamentos, acidentes com passageiro e funcionarios. Quando é que os políticos e o povo vão se tocar que transporte de qualidade e o lucro exorbitante, do qual o empresario nao abre mão, são incompativeis?
Faltou colocar as duas batidas do monotrilho dessa semana
O transporte público de massa vai virar um monopólio e as empresas vão fazer o que quiser com a incompetência do estado.
Deveria abrir o capital da CPTM na Bolsa de Valores, atraindo investimentos do setor privado, reativar TODA a Malha ferroviária do estado, criar um FERROANEL a partir das principais cidades do estado, num raio de 100 km cada, criando novas áreas metropolitanas com atendimento da qualidade do METRO, ,priorizar as escolas técnicas como antigamente(escolinha da FEPASA), enfim…..
Agora parece realmente um sonho vai virar realidade ! Parabéns governador esse tem meu respeito!!! Cumpre oque promete!!!
Uhuu!! Que ótimo será mais uma opção de transporte para a população de Campinas e arredores. Vai ajudar muito ! Força aí Governador!!!