Caieiras (SP) estende contrato de empresa do transporte coletivo por mais sete meses

Prorrogação de prazo é feita em caráter excepcional, e vale até a finalização do novo processo licitatório

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Caieiras, na Região Metropolitana de São Paulo, publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 08 de março de 2023, termo de aditamento ao atual contrato de concessão do transporte coletivo prorrogando o prazo dos serviços por mais sete meses.

A medida se dá em caráter excepcional, e vale até a finalização do novo processo licitatório.

O transporte na cidade é prestado pela empresa Viação Cidade de Caieiras, do Grupo NSO – Nossa Senhora do Ó, que engloba a Viação Santa Brígida (capital Paulista), Viação Urubupungá (cidades da Grande São Paulo, como Osasco, e fretamento) e a bilhetagem BEM – Bilhete Eletrônico Municipal, de cidades da Grande São Paulo.

A prefeitura de Caieiras vem preparando a licitação para outorga do sistema de transporte municipal há mais de dois anos.

Em agosto de 2021, a prefeitura publicou ato justificativo para concessão do serviço público de transporte coletivo municipal.

O Ato é uma exigência da Lei Federal nº 8.987 de 13 de fevereiro de 1995: “ O Poder concedente publicará, previamente ao edital de licitação, ato justificando a conveniência da outorga de concessão ou permissão, considerando seu objeto, área e prazo .”

A licitação, de acordo com o documento, será por concorrência pelo menor valor da tarifa, e o prazo da concessão do serviço de transporte coletivo será de 20 anos, “devidamente justificado nos estudos de viabilidade técnica e financeiro que integrarão o Processo Administrativo e Ato Convocatório”.

Como mostrado pelo Diário do Transporte, no início de maio de 2021, Caieiras contratou a empresa Mobiflex Projetos Ltda Eireli para a realização de estudos de planejamento e organização dos serviços de transporte coletivo.

O valor da contratação foi de R $ 195 mil, e esses estudos estão incluídos na modelagem da delegação dos serviços para a operação privada (licitação) e propostas de estruturação da Administração Municipal para a gestão dos serviços.

Em julho de 2020, Caieiras já havia contratado por dispensa de licitação uma empresa de consultoria para readequações do sistema municipal de transportes.

A contratada foi a “Geo Brasilis Consultoria, Planejamento, Meio Ambiente e Geoprocessamento Ltda” por R$ 28,2 mil (R$ 28.200,00). Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/07/01/caieiras-sp-contrata-empresa-pare-reformular-linhas-de-onibus/

Em dezembro de 2020 o prefeito anterior Gerson Romero, que não se reelegeu, aprovou na Câmara Municipal a Lei nº 5407 que regulamenta as atividades do transporte público no Município.

A lei autoriza o Poder Executivo Municipal a delegar à iniciativa privada, em regime de concessão, sempre através de licitação, a prestação de serviços de transporte público coletivo.

O atual contrato de concessão encerro em 2021, o que fez com que a prefeitura começasse a preparar nova licitação.

As linhas de ônibus em Caieiras são:

010/10A – Vera Tereza – Vila Rosina

020 – Estação de Caieiras – Jardim Pinheiros

030 – Estação de Caieiras – Jardim Eucaliptos

040 – Estação de Caieiras – Jardim Miraval

050/50A – Estação de Caieiras – Jardim Vitória

055 – Estação de Caieiras – Jardim Marcelino

060 – Jardim Nova Era – Laranjeiras

070B – Vera Tereza – Santa Inês

070/70 A -Vera Tereza – Morro Grande

075 / 75A – Vera Tereza – Morro Grande e (Ajoá)

080 Estação Caieiras – Jd. Helena (080)

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. ISRAEL ANDRÉ DE OLIVEIRA disse:

    Será que vai mesmo ter uma nova licitação para tirar essa empresa,pq o que vale é o dinheiro no bolso desses políticos!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading