Uso de máscaras em ônibus municipais da capital paulista (SPTrans) também deixa de ser obrigatório a partir desta sexta (03), confirma prefeitura

Governo do Estado também desobrigou o uso nos ônibus das linhas da EMTU e Artesp, trens, monotrilho e metrô

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Paulo confirmou na tarde desta quinta-feira, 02 de março de 2023, que a partir da publicação em Diário Oficial prevista nesta sexta-feira (03), o uso de máscaras faciais de proteção contra a covid-19 deixa de ser obrigatório também nos ônibus e terminais municipais das linhas gerenciadas pela SPTrans (São Paulo Transporte).

A medida segue a decisão do Governo do Estado de São Paulo que também a partir desta sexta-feira vai desobrigar o uso nos ônibus das linhas intermunicipais da EMTU e Artesp, trens, monotrilho e metrô.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/02/uso-de-mascara-contra-a-covid-19-deixa-de-ser-obrigatorio-nos-transportes-coletivos-no-estado-de-sao-paulo-publicacao-no-do-deve-ser-nesta-sexta-03/

Em nota, a prefeitura diz que permanece a recomendação para alguns públicos e em ambientes ligados a saúde.

A Prefeitura de São Paulo, seguindo a decisão do Governo do Estado, retira a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público, como ônibus e metrô. A medida, que recomenda a utilização para grupos de risco específicos, passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, prevista para ocorrer nesta sexta-feira (3).

A recomendação é que pessoas com mais de 65 anos de idade, imunossuprimidas, com comorbidades e aquelas que apresentarem sintomas respiratórios continuem utilizando máscara de proteção cobrindo nariz e boca. O uso segue obrigatório em unidades de saúde públicas, filantrópicas e privadas.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua monitorando, diariamente, o cenário epidemiológico da Covid-19 na capital, por meio das notificações de casos e internações. A pasta ressalta também a alta cobertura vacinal contra a doença na cidade, com mais de 37 milhões de doses aplicadas, além do início recente da aplicação da Pfizer bivalente em grupos específicos.

Nos aviões e aeroportos, a obrigatoriedade caiu novamente nesta quinta-feira (02), após recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A decisão foi tomada após parecer dos médicos e técnicos do comitê nesta quinta-feira, 02 de março de 2023.

Veja nota completa do Governo do Estado

O Governo de São Paulo, após reunião do Comitê Científico, decidiu pela retirada da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público em todo o Estado. A medida prevê que o uso passe a ser recomendado, principalmente para públicos de risco específicos e passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, que deve ocorrer nesta sexta-feira. A decisão está em consonância com a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em desobrigar o uso do item em portos e aeroportos do País, anunciada nesta semana.

O uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o Estado, seja ele público, privado ou filantrópico. Além disso, segue sendo especialmente importante o seu uso em transporte público por:

  • Pessoas com mais de 65 anos de idade;
    • Pessoas com alguma imunodeficiência;
    • Pessoas com comorbidades;
    • Pessoas com sintomas respiratórios.

O Comitê, assim como a Secretaria de Estado da Saúde, vem monitorando a evolução da pandemia diariamente com base nos indicadores de casos e internações, inclusive, considerando o impacto causado pelas festas de carnaval que, até o momento, não sugerem aumento significativo e que coloquem em risco o sistema de saúde público do Estado.

“Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde”, completou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Além dos índices de casos e internações, destaca-se também os altos índices de vacinação do Estado de São Paulo. Até esta quinta-feira (2), foram aplicadas mais de 129,5 milhões de doses e 90,7% da população acima de 6 meses de idade estão com esquema vacinal completo.

HISTÓRICO:

Em 03 de março de 2023, o uso de máscara no transporte coletivo deixou de ser obrigatório

No dia 26 de novembro de 2022, o uso de máscaras dentro de ônibus, trólebus, trens, metrô, monotrilho, estações e terminais voltou a ser obrigatório em São Paulo. Ônibus rodoviários, suburbanos gerenciados pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e vans e ônibus de fretamento também entraram na regra.

A decisão foi tomada pelo Governo do Estado e Prefeitura da Capital Paulista, dois dias antes, em 24 de novembro de 2022, também após a recomendação do Comitê de Saúde.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2022/11/24/uso-de-mascara-em-onibus-trem-e-metro-volta-a-ser-obrigatorio-em-sao-paulo-a-partir-de-sabado-26/

O retorno ocorreu depois do crescimento no número de casos.

Anteriormente, o uso de máscaras nos coletivos deixou de ser obrigatório em 09 de setembro de 2022 porque naquela ocasião, os números referentes à pandemia tinham caído significativamente. A obrigatoriedade entrou em vigor pela primeira vez em maio de 2020.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/09/08/uso-de-mascaras-no-transporte-publico-em-sao-paulo-deixa-de-ser-obrigatorio-a-partir-desta-sexta-09/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Andy disse:

    Gracas a Deus temos um governador agora sensato🙏🙏

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading