Homem é morto na região da estação Japão-Liberdade da linha 1-Azul do Metrô no sábado (18)

Reprodução/Redes sociais

Seguranças da Companhia prestaram atendimento à vítima, que morreu no local

ARTHUR FERRARI/ÁDAMO BAZANI

Um homem foi morto na região da estação Japão-Liberdade da linha 1-Azul do Metrô no sábado, 18 de fevereiro de 2023.

Questionada pelo Diário do Transporte, a Companhia do Metropolitano de São Paulo disse por meio de nota que a ocorrência teve início na Praça da Liberdade, fora da área do Metrô.

Entretanto, os seguranças da estação prestaram atendimento à vítima, que morreu no local.

Além disso, imagens que circulam em redes sociais mostram ainda um homem sendo atendido pelos seguranças e pelos policiais militares já próximo ao bloqueio (conjunto de catracas), ou seja, uma outra ocorrência, além do assassinato.

Por uma das fotos, a vítima aparece escorada em um dos pilares da estação.

Metroviários, passageiros e moradores relatam a insegurança que é se deslocar pela praça a noite, principalmente aos sábados.

Ainda de acordo com estes relatos, a situação piorou bastante nos últimos três anos, com registros de assaltos, furtos e brigas de forma constante.

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o homem qie morreu foi golpeado com um canivete por um homem não identificado. A Polícia Civil investiga o caso.

A Polícia Civil investiga a morte de um homem, ainda não identificado, vítima de arma branca, na noite deste sábado (18), na Praça da Liberdade, na Sé, região central de São Paulo. Policiais militares atenderam a ocorrência e, no local, apuraram que a vítima foi golpeada com um canivete por um homem desconhecido. A morte foi confirmada por uma Unidade de Resgate, do Corpo de Bombeiros. Foram solicitados exames periciais ao IC (Instituto de Criminalística) e de IML (Instituto Médico Legal) ao corpo. O caso foi registrado como homicídio, no 8º DP (Brás), que solicitou assessoramento ao DHPP.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Joan Queiroz disse:

    Já é sabido que skinheads tomaram conta dessa praça, falta a PM fazer algo.

    1. Paulo disse:

      Tá esperando muito da PM. Eles se preocupam em postar vídeos na internet, conseguir seguidores e depois tentar uma eleição falando um monte de merda. Há tempos a PM não se preocupa com segurança pública.

      1. Nelson disse:

        Não só a PM e a Cívil também do querem postar vídeos e ficar conhecidos para se candidatar e tentar se eleger como muitos já fizeram.

      2. Leandro disse:

        Concordo
        Esses ladrão de celular tbm eu fui vítima tbm mais conseguir pegar uma ves esse ladrão de celular levei até a delegacia e em seguida os policia solta. Pessoal tá de mais os furtos de celular. Esses desgraçado de ladrão tem que ter punição severa.

    2. José Antônio Da Cruz Filho disse:

      Concordo plenamente com você Verdade 🙏🤚🙌🏼😇 falta segurança pra População,,, mais policiamento, principalmente nas Regiões das Estações de Metrô,,, parabéns 👏🎁 Joan pela suas palavras 🙏🙌🏼🙏🙌🏼🙏🙏 Deus abençoe grandemente vc 🙏🙌🏼👏😇🤚😧😡

    3. Helena Gonçalves disse:

      Engraçado a reportagem dizer que “A SITUAÇÃO PIOROU MUITO NOS ULTIMOS 3 ANOS “” ” MAS FOI SO O DESGOVERNO DO ETÍLICO EGRESSO ENTRAR QUE SURGIU UM CRIME QUE DEU ATE REPORTAGEM!!! “” NÃO VI AQUI E NEM EM LUGAR ALGUM NOTÍCIA DE CRIME LÁ! !!! SEM CONTAR QUE O CRIME NAO FOI COM ARMA.DE.FOGO!!!!

      1. Maria Castro disse:

        Pensei que o itilico a que você se refere fosse presidente. Porque quem também entrou recentemente foi o governador, responsável pela segurança do estado e a ele é que se atribui a tal morte. Ou não é? Pense nisso…

      2. Ana Lúcia disse:

        Aqui e enxugar o gelo a polícia só serve pra da carona vagabundo temos que cobrar dos nossos governantes para fazer leis me desculpa a polícia não tem culpa vejo jovem 20 anos com 18 passagem isso q dizer que a polícia só dá carona até a delegacia as vezes ele chega em casa antes do policial q prendeu q o policial voltar pra rua para trabalhar e vagabundo vai roubar outro celular essa e a minha opinião muito triste ver pessoas perderam a vida viver com medo de sair na rua

    4. Joseph disse:

      Eu sou a segunda vítima do sabado dia 18 na liberdade, me chamo Joseph e fui atacado pelo SEGURANÇA DAS TENDAS DE SUSHI, Que tentou agredir minha noiva sem razão eu fui defender minha noiva com meus amigos ele correu e voltou com um homem armado com uma 9mm e uma faca peixeira que apontou a arma para mim minha noiva se jogou para derrubar a arma e ele avançou com a faca pra cima dela, nisso eu me joguei e tentei paralo, mas ele só parou quando outro segurança chegou e falou para os dois fugirem assim ele também fugindo para não ter problemas com a polícia, a essa altura eu estava com uma fratura exposta na mão o tendão rompido, e 3 cortes profundos no rosto e na cabeça, minha noiva desesperada pedindo socorro para os mais de 6 políciais no local, e nem pra chamar ambulância nem pra pegar os caras que ainda estavam na tenda eles se dispuseram, NEGLIGENCIA DA PARTE DA POLICIA, disseram que eu não entraria na viatura pra não sujar de sangue, perdi mais de 2 litros de sangue e mais 10 minutos sangrando eu teria tido uma hemorragia e morreria ali mesmo se não fosse um guarda do metrô que me ajudou até uma ambulância depois de quase 40 minutos sangrando com meu rosto e mão aberta na frente dos policiais e eles só de deboche Me discriminando. Fora a negligência do UPA VERGUEIRO, Onde fiquei 21 horas aguardando uma cirurgia de urgência pra juntar meu tendão, que aliás hoje dia 20 ainda estou em hospitais tentando fazer essa cirurgia mas nem um hospital se dispôs por imensa falta de interesse dos funcionários com o caso urgente.

      1. Ricardo disse:

        Sou agente de segurança do metrô. Cara, passa na Santa Casa de misericórdia na santa Cecília e tenta por lá tal procedimento.
        Espero que dê tudo certo sua cirurgia. Fica com Deus.

      2. Joyce Kelli disse:

        Eu sou irmã da primeira vítima queria saber mais detalhes do ocorrido

  2. Roseli Salvador Pereira Vieira disse:

    Cadê a segurança na capital, a muito ficou impossível viver em São Paulo, a insegurança é muito grande. Mudou o ggoverno, e aí? Vamos continuar no mesmo sistema, mas a população de São Paulo continua a ser refém da marginalidade que mata por nada. São Paulo grita, Socorro!!! a décadas.

    1. Líbero Eduardo disse:

      Poisé está tudo podre, a polícia está proibida de cumprir com o seu papel. Haja vista as ações “de governos demagogos” para limitar e impedir a missão da PM. Mas não nós preocupemos o alcoólatra e o ministro corrupto da segurança vai resolver o problema, acabando com as PMs

      1. Rodrigo disse:

        A PM tem que acabar justamente para ter uma reforma na polícia que garanta segurança de verdade.

    2. josue isaias serpa disse:

      a culpa e do governo ou do judiciário que passa a mão na cabeça de bandido? não adianta a polícia prender aí chega na audiência de custódia e a vítima da sociedade ser solta e voltar a roubar.
      oque se precisando Brasil e leis pra punir doenor ao maior e um judiciário sem politicagem

  3. Joanjoana disse:

    O homem está recostado na parede dentro da área do metrô e porca de sangue do lado.

  4. José disse:

    Se foi algum desses imbecis
    que andamento pela Praça à noite… Que vão presos!
    Chega de NEO – NAZISTAS, FASCISTAS, SKIN – HEADS… E figuras assim! RACISMO E XENOFOBIA E HOMOFOBIA são CRIMES GRAVÍSSIMOS !
    Que Deus Se Apiede dessa Alma e de nós! Isso nunca combinou com nosso País!

  5. Filho disse:

    Faz o ele que tudo é resolvido!
    Que Deus tenha misericórdia de nós!

    1. Shirlei Barbosa e Silva disse:

      Faz o T porque quem cuida da segurança pública no Estado é o governador sua besta. Eu faço o L novamente nas próximas eleições, pois não gosto de milicianos e muito menos que gaste meu dinheiro com imóveis e no cartão corporativo. Fez curso para ser asnogado Gold né kkkk

    2. Paula disse:

      Tendo em vista que vc não sabe a diferença entre usar o Z ou S, vc pode fazer qualquer gesto que não muda a sua ignorância.
      A violência que estamos vivendo hj e como na reportagem foi bem claro, já são 3 anos de falta de investimento, e insegurança. Trabalho na região e sei como é gritante o descaso e a falta de políticas públicas, retrato de como o Governo Federal anterior deixou o País.
      Meus sentimentos aos familiares.

      1. Gilmar disse:

        CORRIGINDO: governo ESTADUAL ANTERIOR (CALCINHA ATOCHADA)!
        E com a atual BANDIDOLATRIA do DESgoverno FEDERAL, que só dá maus exemplos, VAI PIORAR! Quem escolheu o L@DR@0 DESC0NDENAD0, engole o choro, comemore, faça o “L” e NÃO RECLAME!

  6. José Antônio Da Cruz Filho disse:

    Lamentável esse acontecido da Morte dessa pessoa ,,, isso não pode acontecer a pessoa perde a vida por falta de Segurança,,,, teria que ter nas estações iMetro um policial permanente direto nas portas das Estações de Metrô pra garantir a Segurança da População Amém 🙏🙏🤚🙌🏼😇🤚🙏 volto a dizer isto e LAMENTÁVEL Ter Acontecido,,,,😞🙂😥😞😞😞😡😧

  7. Celso de Araújo Kuraim disse:

    Cadê o policiamento ?
    Ah siiiiim !!! Cuidando da região do sambódromo lógico 😡

  8. Eline Fidalgo disse:

    Constitucionalmente a segurança, saúde e educação devem ser providas pelo Estado e município, não cabe ao governo federal nada além de prover verbas para que os governadores e prefeitos as administrem. Para o governo federal ou seja o presidente fazer algo só se for por intervenção. De maneira que devemos cobrar dos nossos prefeitos e governadores e não do presidente ( seja ele do partido A ou B ), é uma questão de competência e responsabilidade estadual e municipal antes de tudo.

  9. Jose joao batista disse:

    O centro tá jogado as moscas, praça da Sé principalmente do lado da igreja, praça João Mendes, viaduto Maria Paula é assalto 24 horas, coloca polícias a paisana que pega esses marginais, pior que a maioria são menores de idade, mas os maiores estão todos por perto dando cobertura.

  10. Alberto Moraes disse:

    Não e o primeiro e não será o último sou morador da região e sempre aos sábados acontece brigas e muita gente consumindo bebidas e drogas inclusive menores de idade ,quando falo menores são de 12 anos acima ,simples de resolver mais ninguém faz nada porque e só a polícia prender os traficantes e os vendedores de bebidas alcoólicas que acaba o problema.

  11. l fernandes de jesus friash disse:

    Carnaval eh isso ai

  12. ALEX SIVONALDO ABILIO BENTO DA SILVA disse:

    Os políticos estão preocupado multar o povo metade do policiamento hoje ocupa as ruas com Bônea Branca, Temos um problema maior hoje é você Deixar seu filho na escola que também a bandidage estão atacando para executar criança e professores se nós Brasileiros não sair nas Ruas para cobrar os nossos direitos prevendo o bem da sociedade não vamos ter paz já perdemos a privacidade e à Liberdade, agora estamos perdendo a vida para Esses políticos vagabundos.

  13. Júlio César C. Moura disse:

    Será que mesmo com uma carga tributária avassaladora, o Estado não consegue promover segurança para a população?? Quem responde atualmente pelo comando geral da PM, quem é o atual secretário de segurança pública??? Se não possuem capacidade precisam de substituição, a população precisa cobrar respostas, atuação. Amanhã pode ser você, sua mãe, seus filhos.

  14. PAULO disse:

    Deveria andar todo mundo armado, aí eu queria ver se essa pessoa teria morrido, tenho certeza que não, pois, o agressor iria pensar duas vezes antes de sair na rua para fazer vitimas.

    1. Lucca disse:

      Se todo mundo andasse armado, o bandido tambem estaria armado, gênio. 🤦🏻‍♂️🙄😖

  15. Menotti Donato disse:

    Eu frequentava os cinemas Ipiranga e Maraba na Praça da Republica,após a inauguração do Shopping Tatuapé migrei para as salas de cinema do shopping pois o ambiente de Praça da República se degradava dia, a dia a anos não frequento mais o a Vale do Hanhagabau e República pela degradação dos mesmos.

  16. Maria disse:

    É lamentável, a sensação é que estamos entregue a própria sorte e se vc for mulher ou afrodescendente piorou a situação. Que a família entre com processo contra o estado, pois todos nós sabemos que a Liberdade ferver de pessoas aos finais de semana e por isso o contingente de PM tem que ser maior e dentro dos metrôs não pode ser diferente.

  17. Milena da Silva Santos disse:

    Carnaval é o momento de desgraça na vida das pessoas.Exceto daquelas que escolhem não participar dessa imundice.

    1. Lucca disse:

      Nos dias que não tem carnaval, não tem violência, ninguém é morto e nem assaltado, né mente genial? 🤦🏻‍♂️😏😒

  18. Claudio Campora disse:

    Segurança nas ruas, praças e avenidas , estações de metrô e ônibus na cidade de São Paulo capital pelo governo ? Kkkkkkkkkkkk já éra, só Deus para nos salvar.

  19. CLEIDE FATIMA DA PONT disse:

    Toda essa região está muito perigoso,seguindo praça da sé e anhangabau, rua direita estão assaltando em plena luz do dia,na frente de todos,alguém tem q fazer alguma coisa..

  20. Ana Maria Barbosa disse:

    Se saísse todo mundo armado ia acontecer o que aconteceu com o advogado que levou arma escondida pra sala de ressonância magnética, todo mundo morrendo por burrice pelas suas próprias armas.

    1. Lucca disse:

      Se saísse todo mundo armado os bandidos também estariam armados, gênio. 🤦🏻‍♂️🙄

      1. VALDINEI APARECIDO TORRES disse:

        Bandidos sempre andam armados e suas armas são frias

      2. VALDINEI APARECIDO TORRES disse:

        Pra quem está criticando o governador atual calma ele está a dois meses no cargo ao contrário do outro que ficou 4 anos e metade dele fala do em vacina no teu braço enquanto q cidade de São Paulo definhava façam assim ó procurem o derrote de forma ordeira e educada e mostre ela ele o que está acontecendo façam sua parte também cobre seu prefeito, deputado estadual seja de qual partido for esqueçam essa p de partido a ou b pois no fim quem se f é vc o governador atual está nesse momento empenhado em resolver a questão do litoral norte não se esqueçam parte dos que estão aqui falando mal do Tarcísio votou no partido do ladrão que defende a vagabundagem então não reclamem e a pessoa que falou que foi agredido junto com a noiva vá a uma delegacia ou pela internet e faça um boletim sobre o ocorrido e informe o local exato do acontecido já será um bom começo

  21. ERASMO JOSE AIRES TEIXEIRA disse:

    E lamentável ver cada dia o trabalhador as pessoas de bem sendo refém desta cambada de políticos que só lembra do povo quando e época de eleição. E lamentável ver mais um irmão ser morto por falta de segurança . Andei muito aí no centro de São Paulo hoje só ando na região do Brás por motivo de trabalho.. Meus irmãos fim da humanidade está próximo voltem para Jesus Cristo em quanto e tempo.. Deus abençoe vcs sempre

  22. Iara disse:

    Sinto pela familia que perdeu seu ente querido que poderia ser um pai de familia ou filho de uma mãe que nesse momento deve estar a sofrer muito.Nao sei ate quando seremos reféns não só da criminalidade mas também dos políticos.
    A gente não aguenta mais tanto descaso com a vida.
    E o pior disso tudo e que fomos nós que elegemos esse bando que só quer saber de encher o próprio bolso esquecendo das suas obrigações com o seu eleitorado.
    Temos que pedir a Deus que nos abençoe e proteja 🙏

    1. Cintia Teixeira disse:

      Verdade….Triste demais, a vida perdeu o valor….Gente ruim, sem coração, não basta roubar, necessário ferir, matar….Infelizmente não dá mais para ariscar, centro de SP virou um lixo.

  23. MARIA JOSE DOS SANTOS disse:

    Vai completar, oito anos,que mataram meu filho na Praça da República com tiro no coração.
    E até hoje espero resposta sobre quem matou meu filho e o por que,,
    Justiça só a DIVINA

  24. Emerson disse:

    Posso estar falando sem saber mais acho que isso se dá também pela falta de polícias, quero dizer em abrir mais concursos público, pra aumentar a quantidade de polícias nas ruas

  25. Sanches disse:

    Que terrivel absurdo ao invés de pegarem o rapaz e o colocarem no carro e ir direto para o hospital a foto mostra claramente a solicitação de informações que pediram ao rapaz que estava a beira da morte!!!

    Zero socorro
    100% Emissão de Socorro
    Tristemente é assim que está o Brasil e o Mundo Milhares pessoas passamais ninguém o socorreu e simplesmente assistiram o rapaz morrer do início ao fim simplesmente lamentável essa falta de amor ao próxima e de prestar misericórdia a dor do ser semelhante:(

    1. Bruno disse:

      Exatamente, é um absurdo. Qualquer um dos servidores ali deveriam ter conhecimento e técnicas pra poder ganhar tempo até o resgate chegar. Simplesmente deixaram o cara sangrar até morrer enquanto possivelmente só o questionavam

    2. VALDINEI APARECIDO TORRES disse:

      Tempos atrás se não me engano 7 anos mudaram as diretrizes sobre a polícia militar deslocar para hospitais pessoas feridas infelizmente antes eles prestavam socorro hoje estão proibidas e o policial que o fizer corre risco de ser exonerado

  26. Alonso disse:

    A situação no estado de São Paulo tá precária na capital e em específico no centro da capital; A região está decadente faz um bom tempo, falência e fechamento de inúmeras empresas, abandono do Poder público, impostos exorbitantes.
    Agora me diz onde está o tal plano diretor da prefeitura? Diria trouxe ainda mais ruina a capital; Hoje são paulo tem os maiores impostos, tem a melhor situação financeira e não investe.

    Tenho amigos e familiares que moram lá é eles dizem que depois das 18hs esquece sair de casa.

  27. Bruno disse:

    Porque não prestaram socorro pra vítima?

  28. Iosvaldo N. Silva disse:

    E as “tal” camêras nos uniformes dos PMs ?
    Pra que serve?
    Quem fiscaliza isso?
    Se fiscaliza oque acontece em seguida?
    Já sei: não precisa pesquisar;
    NADA 😖😖

  29. Wanderley Demétrio de oliveira disse:

    O centro de SP que conheço sempre foi assim há mais de 50 anos, e não vai mudar. Polícias têm muitos e são competentes, o problema é a lei, a lei, a lei, a lei, a lei, a leiiiii !!!!

  30. Luana da silva disse:

    Que tristeza em uma pessoa do bem conheço a família amigos estão sofrendo muito quem fez examente esse crime que possa pagar logo porque a justiça do homem falha mais a de DEUS NÃO!! 😔🙌

  31. Paulo Sérgio Pereira Felipe disse:

    É bem por aí,hoje estou no interior de sp,na frente das viaturas já fui roubado,sei que não e fácil pegar um meliante que te rouba,tira a camisa do furto,no meio de mais pessoas,se misturam,já foi,brigas constantes,a PM deveria pegar o líder que revende objetos roubados,se não tem com vender para que roubar,quanto as brigas todo tempo,na hora da confusão,a PM ou gcm ,deveriam estar na briga com cassetete ,colocar ordem para que não haja óbito,sempre foi uma zona só,o coração de sampa é uma zona,mau cheiro,lugar de medo,mas vamos pagando nossos impostos,fazer,o que?
    Nós sivis estamos nas mãos de Deus só ele por nós!

  32. Daniel disse:

    Infelizmente ninguém sabe a realidade o que aconteceu isso aqui está virando um cometa de harley… a única coisa que vcs sabem é que um convivente o golpeou nada mais… As autoridades iram averiguar o que aconteceu.. entretanto parem de falar o que vcs não sabem… eu já trabalhei pra prefeitura de São Paulo cuidando de moradores de rua (conviventes) eles têm mais medos de nos da classe alto do que nos deles… eles só reagem a algo se alguém mexe com eles… por mais q estejam alcoolizados e embriagados vocês ficarem aqui julgando a PM nao irá ajudar em nada infelizmente na liberdade acontece muita coisa pela qual vcs aqui não sabem… em menos ao desrespeitar a PM e outras autoridades que estão investigando realmente o que aconteceu ok… perdemos mais um cidadão de bem ok pessoal infelizmente o resp irá ser encontrado e que a justiça seja feita se não for feira a justiça deixe que a vida cobre dele o que deve ser cobrado mais não deve a nós julgar que está lá fora atrás enquanto vcs estão aí atrás de seus celulares e computadores postando essas coisas se vcs mesmo não tem coragem de ir até a liberdade pra procurar quem matou esse jovem…

  33. Chiquinho2022 disse:

    A praça da República instalaram um chiqueiro de banho está cheio de dependentes químicos que usam as calçadas como banheiro e merda e urina em todos os cantos.Fora as Marmitex que eles jogam nas calçadas e o MAU cheiro ninguém aguenta o abandono que lavem com criolina para desinfetar e tirar o MAU cheiro. A praça da sé IGUAL a marechal teodoro e em baixo do minhocão um lixão ninguém aguenta o MAU cheiro todos os cantos tem merda e urina e LIXO 🤮🤮🤮

    1. EdSSon Pinheiro disse:

      É verdade. Está praticamente impossível viver nessa joça!!!

  34. Joaquim disse:

    A mensagem foi dada: vontaram no ladrão e deixaram a msg que tudo é permitido, e a capital foi a maior porcentagem que votou a favor da corrupção, do roubo, e todo tipo de crime, realmente vocês ao dar este recado que tudo de ruim pode ser feito e ainda criminalizam a polícia para se esconderem suas culpas que protegem bandidos, são a favor dos manos que roubam, matam e traficam, ( manipulam a sociedade tirando toda sua possibilidade de defesa, tiram da sociedade toda referencia ética, moral e caracter, depois veem querer culpar os policiais e aqueles que os comandam.

  35. Eder panelli disse:

    Fas o L .concordo com vc em numero genero e gral.bando de safado .e agora vai ficar pior.

  36. Aldo disse:

    A polícia militar é um grupo político que atua de acordo seus partidos e não pelos estatuo da instituição da pm, pela constituição. Entrou Lula e eles se fazem de cegos nos casos de violência, mas na fase Bolsonaro eles se vangloria é a soberba desses caras eram tão grande. Infelizmente eu ainda moro nesse país chamado BOSTIL

    1. Gilmar disse:

      NoooFa, como você é intelejumento!
      Engole o choro e faz o “L!

  37. Natanael silva disse:

    Eu trblho no restaurante da liberdade no sabado ate a 8 horas da noite. Eu só vejo sem vergonhice la. Um bocado de jovens e desocupados que vivem só cheirando, tomando e fumando fazem muitas besteiras por la. Eu vi um rapaz faz algum tempo caindo do viaduto e infelizmente ele chegou a morrer. Eu vejo varios deles brigando de maneira perigosa e não seria uma surpresa que fosse alhum deles la fazendo essa atrocidade. Eu preciso que a segurança de São Paulo esteja mais alerta e que façam esses jovens ficar em casa. No minimo para evitar essas atrocidades, por viaturas nesse viaduto. Essa mplecada toda vai acabar fazendo mais tragedia.

  38. tonizinho disse:

    No dia 11/02 eu tbm fui atacado, eles na vdd são punks, é uns mlk novos com garotas que tão indo pra cima de pessoas que chegam perto deles e atacam sem piedade, eles se acham donoa de la

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading