Tarcísio oferece Trem Intercidades na Suíça e conversa com BID sobre financiamentos para projetos de ferrovias

Governador Tarcísio de Freitas e presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ilan Goldfajn

Governo do Estado quer ampliar as privatizações nos transportes de cargas e passageiros

ADAMO BAZANI

Transportes de passageiros estão entre os temas abordados pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e comitiva, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Além de contato com as autoridades, como o presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ilan Goldfajn, os representantes do Estado de São Paulo conversaram com grupos empresariais e ofereceram projetos de ferrovias e concessões nesta área, como o TIC (Trem Intercidades), cujo primeiro trecho é previsto para ligar a capital paulista às regiões de Campinas e Americana, no interior de São Paulo.

O TIC deve englobar a privatização da linha 7 – Rubi (Luz/Jundiaí) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), hoje integrante do serviço 710 (que une as linhas 7 e 10, ligando Luz a Rio Grande da Serra).

Como mostrou o Diário do Transporte, Tarcísio de Freitas, instituiu em 11 de janeiro de 2023, por meio do decreto 67.443, o Programa de Parceria de Investimentos (PPI-SP).

O objetivo é ampliar a quantidade de concessões de serviços públicos à iniciativa privada.

Os transportes de passageiros, incluindo os metropolitanos, também estão na mira do programa.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/01/12/tarcisio-implanta-programa-de-parcerias-de-investimentos-abrindo-caminho-para-privatizacoes-na-area-de-transportes-publicos-em-sao-paulo/

No dia 1º de janeiro de 2023, em primeira mão, o Diário do Transporte mostrou que Tarcísio de Freitas publicou uma série de alterações nas estruturas de secretarias.

Uma destas mudanças é que os contratos de trens, metrôs, ônibus, portos, aeroportos, rodovias, gás e saneamento básico não terão mais como representantes do Estado como poder concedente as secretarias que tinham esta função até o fim do governo de Rodrigo Garcia, como a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos)

Todos estes contratos, de acordo com a publicação, serão de responsabilidade da secretaria de Parcerias em Investimentos representar o Estado.

O secretário desta pasta é Rafael Antonio Cren Benini.

Na relação dos contratos atribuídos à representação de Parcerias em Investimentos estão os seguintes serviços:

– transporte rodoviário;

– transporte hidroviário;

– transporte aeroviário;

– transporte coletivo intermunicipal não metropolitano de passageiros;

– transporte metroferroviário;

– distribuição de gás;

– saneamento básico em regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/01/01/secretaria-de-parcerias-em-investimentos-de-sp-vai-representar-estado-em-contratos-de-metro-trens-e-onibus-na-gestao-tarcisio/

Na área de mobilidade urbana, estão já em operação ou construção, em forma de concessão ou Parceria Público Privada:

– Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos (ViaMobilidade) – em operação;

– Linhas 4 Amarela de metrô (ViaQuatro) – em operação;

– Linha 5 Lilás de metrô (ViaMobilidade) – em operação;

– VLT – Veículo Leve sobre Trilhos e linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) da Baixada Santista (BR Mobilidade) – em operação;

– Linha 6 Laranja de Metrô (Acciona) – em construção;

– BRT (Bus Rapid Transit) do ABC (ABC Sistema/NEXT Mobilidade) em construção.

Há vários projetos e obras em andamento e estudos que devem ter a atuação direta da Secretaria de Parcerias em Investimentos.

– Expansão da Linha 2-Verde do Metrô para a Penha, na zona Leste, e, posteriormente, para Guarulhos, na Grande São Paulo;

– Implantação do BRT (Bus Rapid Transit) – corredores de ônibus elétricos rápidos, entre o ABC Paulista e a capital, com investimento privado (NEXT Mobilidade) e gerenciamento do Estado;

– Expansão do monotrilho da linha 15-Prata até Cidade Tirantes, na zona Leste;

– Conclusão do monotrilho da linha 17-Ouro (zona Sul);

– Concessão das linhas de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de quatro regiões da Grande São Paulo cuja licitação deveria ter sido feita em 2016;

– Conclusão da estação de trem e terminal de ônibus Varginha (zona Sul);

– Lançamento da licitação do TIC (Trem Intercidades), pensado inicialmente para ligar São Paulo, Campinas e Americana;

– Conclusão do Trecho Norte do Rodoanel;

– Expansão da linha 13-Jade de trens para Guarulhos;

– Avanço do projeto da linha 20-Rosa de Metrô, entre o ABC Paulista e a zona Oeste da capital

– Conclusão da linha 6-Laranja de Metrô, entre São Joaquim (centro da capital) e Brasilândia (zona noroeste da capital);

– Expansão da Linha 4-Amarela de metrô para Taboão da Serra;

– Concessão das linhas de ônibus rodoviários pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo que não sai desde 2006;

– Conclusão da implantação de portas de plataforma das linhas estatais de metrô;

– Licitação da linha 19-Celeste de metrô entre o Bosque Maia, em Guarulhos, e o Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo;

– Avanço na licitação dos projetos da linha 22-Marron de metrô, prevista para ligar a capital paulista à cidade de Cotia, na Grande São Paulo;

“A nossa missão em Davos é apresentar todo o potencial de São Paulo: seu desenvolvimento sustentável, sua capacidade de atração de investimentos e as oportunidades para parcerias com o setor privado. Trazer novos negócios para o Estado São Paulo significa gerar empregos, renda, qualidade de vida e ajudar no crescimento do Brasil“, comenta o governador, de acordo com nota do Palácio dos Bandeirantes.

Na agenda desta segunda-feira (16), foram realizadas reuniões bilaterais  com Mansoor Ebrahim Al-Mahmoud, CEO do Qatar Investment Authority, com Ilan Goldfajn, presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), além de um encontro com Eknath Sambhaji Shinde, primeiro-ministro do Governo de Maharashtra, província responsável por 20% do PIB da Índia e um almoço de negócios com empresário André Esteves, do banco BTG Pactual.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Secretário de Parceria em Investimentos de São Paulo fala sobre projetos para transporte intermunicipal sobre trilhos

Rafael Benini falou também sobre prazo de conclusão da Linha 6 – Laranja do metrô

LUANA COUTINHO

Durante entrevista ao programa “Estúdio Alesp”, o secretário de Parceria em Investimento de São Paulo, Rafael Benini, falou sobre o projeto Trem Intercidades (TIC), que tem como objetivo ligar a cidade de Campinas (SP) à capital paulista por meio de um trem de alta velocidade. A previsão é que o edital para o Eixo Norte do TIC seja lançado até março deste ano e que o leilão já aconteça no segundo semestre de 2023.

De acordo com o secretário, o Trem Intercidades vai fazer o percurso entre Campinas e São Paulo em 64 minutos. A estimativa de investimento no projeto é de R$ 10 bilhões, com aporte de R$ 7 bilhões do Governo.

Benini também falou sobre o projeto Trem InterMetropolitano (TIM), que vai fazer o trajeto entre Francisco Morato, na Região Metropolitana de São Paulo, e a cidade de Campinas. O TIM terá paradas em todas as cidades entre São Paulo e Campinas. Segundo o secretário, a implementação do Trem Intercidades deve ser feita em até sete anos, já do Trem InterMetropolitano, em até quatro anos.

Sobre a Linha 6 – Laranja do Metrô, que ligará a Zona Norte à Região Central da capital paulista, o secretário afirma que as obras estão andando bem e que a previsão é que no máximo no começo de 2026 a linha seja entregue à população. A Linha 6 – Laranja terá 15 estações e percorrerá uma distância de 15,3 quilômetros. A expectativa é que 633 pessoas sejam transportadas, por dia, pela nova linha.

Questionado sobre o funcionamento do metrô durante 24 horas, Benini defende que a prioridade é aumentar a malha do metrô, mas que o tema será discutido com a sociedade.

Luana Coutinho para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. José disse:

    Ótimo! Espero que haja o TIC tmb de São Paulo ao Vale do Paraíba… São José dosCampos, Aparecida, Guaratingueta,
    Cachoeira Paulista… porém, mais uma vez o Corredor Metropolitano SAO PAULO / GUARULHOS que ainda “nasce e morre” no Município de Guarulhos, vai ficando no esquecimento… Esse dito Corredor Metropolitano era PROMESSA DE CAMPANHA DO ENTAO CANDIDATO ORESTES QUERCIA, DO HJ MDB, AO GOVERNO DO ESTADO DE SP! EM 1.985… Ano , em que se bem me lembro, foi inaugurado o Aeroporto Internacional de Sao Paulo, Cumbica Guarulhos… !

  2. PEDRO PAULO VILARDO DE FREITAS disse:

    Está indo com muita sede ao pote, um ex-ministro do Bolsonaro, tem que ser visto com um pé na frente e outro atrás, está fazendo tudo para se descolar da imagem do BOZO.
    Acho difícil confiar nele…

    1. Davi Teixeira disse:

      Confie na turma do PT. Esses não podem ver um cofre.

  3. And disse:

    Esse bid foi o mesmo que financiou a linha 4 amarela onde pagamos uma fortuna pela obra e mais uma fortuna pela concessão para a viaquatro. Esse povo só quer mamata com o dinheiro público

    1. Maria disse:

      Esse tarcisio tá me parecendo um grande pilantra tb

  4. Maurilio Gabriotti disse:

    Ele vai fazer tudo isso exatamente como o seu mentor, o fascista fujão, fez com a isenção do IR para quem ganha até 5 mil! Continuem acreditando, gado!

    1. Paulo disse:

      Não estão acostumados com dinamismo, ficam aí fazendo conjecturas, saudades do PT perfumadinho, tucaninho vai ter que ver obras de quem sabe fazer, bate Palmas viu.

  5. Isabel disse:

    Tomará que dê certo, todos iguais,se querem se dá bem,e o povão que não saem da mesmice…esses governantes não andam de transporte público?? E nem de carro pra ver os buracos,as ruas escuras,um caos total.

  6. Jorge Henrique Molinero disse:

    Seria excelente um trem ligando São Paulo a Brasília, passando por Uberaba, no Triângulo.

  7. Antonio Galdino Evangelista disse:

    Tarcísio de Freitas é o que são Paulo precisa, daqui a três anos vamos agradecer,e vamos a reeleição

  8. MARCELO FERREIRA DA FONSECA LIMA disse:

    Empreendedor com visão futurista. Um homem inteligente, destemido, articulado e honesto. São Paulo acertou na escolha do seu governador que vai demonstrar como é possível governar de forma produtiva, sem os vícios e a corrupção praticados nos últimos trinta anos de desgoverno. Tarcísio é uma forte esperança. Nem tudo está perdido ou ameaçado nesse país.

  9. Angela Maria Berti disse:

    TARCÍSIO É E SERÁ, SE O PT SDB PMDB PSOL PCDO E UM Ps de “PUTAS VELHACOS” DEIXAREM ELE GOVERNAR, E NÃO COMO OS MESMOS Ps E OS ACECLAS MINISTROS TOGADOS; OUTRAS PUTAS DOENTIAS PELO PODER(ALGUNS GENERAIS) QUE BARRAM QDO.A PALAVRA DE ORDEM É PROGRESSO E MENOS GASTOS PÚBLICOS.

  10. Ary Pereira. disse:

    Sou morador de São Bernardo do Campo
    Acabei ir e voltar do terminal rodoviário do Tietê,na região do Parque Dom Pedro os semáforos estavam em pane total e não vi nem um Fiscal de trânsito da SET.
    Um outro ponto é a velocidade máxima de 50 km hora já deu né
    Isso é coisa do calsa atoxada do Dória.

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