A cada quatro novos ônibus registrados na Dinamarca em 2022, três são elétricos
Publicado em: 19 de novembro de 2022
Maioria dos veículos adquiridos no país foi fornecida por empresas chinesas
ALEXANDRE PELEGI
A Dinamarca, país escandinavo com cerca de 6 milhões de habitantes, está avançando na eletromobilidade da frota do transporte coletivo.
Dados publicados pela revista especializada dinamarquesa Bussmagasinet registram que 75% de todos os novos ônibus de tamanho normal registrados no país nos primeiros dez meses de 2022 são elétricos.
Isso representa 308 unidades em 408.
A revista lamenta que a maioria desses ônibus elétricos “é fornecida por empresas chinesas. Volvo e Scania estão completamente ausentes das estatísticas de registro dinamarquês”, pontua.
A revista detalha dos 308 ônibus elétricos, 178 foram fornecidos por fabricantes da China, o que representa 58% do mercado dinamarquês de veículos com zero emissão em 2022.
A Yutong lidera o mercado de ônibus local quando se considera todas as 408 unidades juntas registradas em 2022, elétricos e comuns, com 72 novos registros de janeiro a outubro.
A revista ressalta que em março de 2021 o grupo chinês afirmava ter atingido 60% do mercado de ônibus elétricos dinamarquês.
A Bussmagasinet detalha o restante dos nomes dos fabricantes para o mercado local.
De acordo com a publicação, o novo ônibus elétrico A13 da Van Hool, empresa da Bélgica que foi exibido na feira sueca Persontrafik, em Estocolmo, vem em segundo lugar com 67 ônibus.
Na sequência vem a Chinese Golden Dragon com 58 elétricos; a alemã Setra (Daimler), com 35; Ebusco (Holanda) com 31; Solaris (empresa polonesa, adquirida pela CAF espanhola) com 29; e a chinesa BYD, com 21 unidades.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


E de cada 10 notícias gerais sobre o Brasil,20 são tristes e apocalípticas.Violência,doenças,Covid,intolerância,mentiras,crimes,fraudes,apocalípse ambiental e climático,pobreza,miséria,roubo,sujeira,corrupção,lavagem de dinheiro,tráfico,contrabando,sonegação,prostituição,pedofilia,milícias,etc….E do mundo,de cada 10 notícias,25 são apocalípticas,o que inclui terrorismo e guerras.