Prefeitura de São Carlos (SP) assina contrato para o transporte público com Rigras/Suzantur
Publicado em: 18 de novembro de 2022
Empresa prestará o serviço do transporte de passageiros pelos próximos dez anos
WILLIAN MOREIRA
A Prefeitura de São Carlos (SP) assinou nesta quinta-feira, 17 de novembro de 2022, o contrato com a empresa Rigras/Suzantur para a prestação do serviço de transporte público na cidade. O grupo Suzantur já opera emergencilamente na cidade desde agosto de 2016 no lugar da Athenas Paulista.
O evento contou com a presença do prefeito Airton Garcia, dos secretários de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, de Planejamento e Gestão, Netto Donato, e representantes da empresa.
A Rigras venceu a licitação com a oferta de R$ 6,50 o valor a ser recebido por quilômetro rodado, sendo que o valor pago pelo passageiro na tarifa será menor, uma vez que haverá um subsídio ao setor, com a exploração do serviço acontecendo pelos próximos dez anos, podendo ser prorrogada por outros dez.
O valor do contrato é estimado em R$ 493,4 milhões (R$ 493.448.590.50) levando em conta o período de dez anos da concessão, onde a receita anual ficará perto dos R$ 50 milhões (R$ 49.344.859,05).
“Depois de 18 anos a Prefeitura consegue finalizar uma concorrência pública do transporte coletivo! Nunca desistimos em nenhum momento de melhorar as condições de mobilidade urbana, levando mais conforto aos passageiros que precisam fazer uso deste serviço”, disse o prefeito em seu perfil em rede social ao anunciar a assinatura do contrato.
A empresa deverá colocar nas ruas uma frota de 91 ônibus, sendo 59 do modelo normal, 22 do tipo midiônibus (veículos um pouco maiores que micro-ônibus), 3 miniônibus adaptados e colocar ainda 7 veículos como frota reserva.
Outro ponto a ser observado será a idade máxima dos veículos que não pode ultrapassar os dez anos, e a idade média deverá ser de até cinco anos.
A previsão da entrada da Rigras/Suzantur no serviço é de até 180 dias contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço.
Como mostrou o Diário do Transporte, a vencedora foi apresentada em 1º de setembro, conforme resultado anunciado no Diário Oficial do Município.
Willian Moreira para o Diário do Transporte

