Prefeitura de SP abre crédito de R$ 23,5 milhões para concessionárias que assumiram gestão de 19 terminais municipais de ônibus
Publicado em: 2 de novembro de 2022

Pelo contrato das PPPs, Administração Municipal terá de fazer repasses mensais às empresas que passaram a gerir equipamentos nessa terça-feira (01º)
ALEXANDRE PELEGI
Tão logo a prefeitura de São Paulo anunciou que dezenove terminais municipais de ônibus da capital passaram a ser administrados por empresas privadas desde essa terça-feira, 1º de novembro de 2022, um repasse no valor de R$ 23,5 milhões foi anunciado em Diário Oficial nesta quarta-feira (02).
Em decreto publicado pelo prefeito em exercício Milton Leite, presidente da Câmara Municipal, foi aberto um Crédito Adicional Suplementar de R$ 23.539.000,00 para “possibilitar despesas inerentes às atividades das unidades”.
A cobertura desse crédito será feita através do remanejamento do mesmo valor que estava previsto em orçamento para o item “Manutenção e Operação de Terminais de Ônibus“. Como essa função passou para as concessionárias, elas receberão os recursos.
Como mostrou o Diário do Transporte, dezenove terminais municipais de ônibus da capital paulista passaram a ser administrados por empresas privadas nesta terça-feira (01º).
Ao todo, a cidade tem 31 terminais, mas até agora somente dois lotes com 19 terminais foram contratados. A prefeitura vai tentar conceder os outros 12, reunidos no Lote 3.
O modelo é de PPP (Parceria Público Privada) e a concessão valerá por 30 anos.
As empresas que iniciam a operação destes terminais terão de investir em melhorias e ampliações, mas, como contrapartida, poderão explorar comercialmente os locais, vender espaços publicitários e ainda construir diversos tipos de empreendimentos nas áreas acima destes terminais, sem reduzir espaço dos ônibus e passageiros.
A prefeitura diz que entre serviços de manutenção e modernização destes terminais, deve economizar em torno de R$ 3,5 bilhões nestes 30 anos de concessão.
A concessão foi dividida em três blocos: Noroeste e Sul, já sob administração da iniciativa privada, e o Leste, que será licitado novamente.
A SPTrans (São Paulo Transporte) garante que os acessos a todos estes terminais continuarão gratuitos durante toda a concessão.
O critério da licitação, definido em edital, foi o menor valor da contraprestação a ser paga pelo poder concedente por bloco.
A contraprestação é o valor máximo devido mensalmente à concessionária pelo poder concedente.
SUPERVISÃO
A SPTrans abriu licitação destinada a contratar apoio técnico à fiscalização das obras de acessibilidade, requalificação e ampliação nos terminais urbanos de ônibus da capital. O aviso foi publicado em 10 de agosto de 2022.
De acordo com a SPTrans, essa fiscalização abrange as obras dos terminais que compõem os Blocos Noroeste e Sul (já concedidos) e os do Bloco Leste (em fase de licitação). Relembre: Prefeitura de SP retoma processo de licitação dos terminais de ônibus do Bloco Leste; PPP envolve revitalização da região do Parque D. Pedro
De acordo com o Edital proposto, com a assinatura do contrato de concessão dos Terminais de ônibus da Cidade de São Paulo, as concessionárias detentoras deste contrato deverão efetuar a requalificação e ampliação dos terminais.
Na primeira etapa deverá ser executada a implantação de acessibilidade em todos os equipamentos de embarque e desembarque do sistema de transporte coletivo da capital paulista.
Veja as empresas e os blocos:
Concessionária SP Terminais Noroeste (Nove terminais e as paradas Clínicas e Eldorado):
Amaral Gurgel
Campo Limpo
Casa Verde
Jardim Britânia
Lapa
Princesa Isabel
Pinheiros
Pirituba
Vila Nova Cachoeirinha
Paradas Eldorado e Clínicas.
Concessionária SP São Paulo Sul (Dez terminais):
Água Espraiada
Bandeira
Capelinha
Grajaú
Guarapiranga
Jardim Ângela
João Dias
Parelheiros
Santo Amaro
Varginha
Bloco Leste – ainda fica com a SPTrans até nova licitação (Doze terminais e todas as estações do Expresso Tiradentes)
A.E. Carvalho
Aricanduva
Cidade Tiradentes
Itaquera II
Mercado
Parque D. Pedro II
Penha
Sacomã
São Miguel
Sapopemba/Teotônio Vilela
Vila Carrão
Vila Prudente
Todas as estações do Expresso Tiradentes.
Em nota, a SPTrans detalha os intuitos dos prefeitura com a concessão:
Durante o período da concessão, o acesso dos passageiros aos terminais deve permanecer gratuito, como é hoje, e o padrão de qualidade e conforto deve ser ampliado. Além disso, a área operacional dos ônibus deverá ser mantida, de forma a não causar nenhum prejuízo ao sistema de transporte coletivo público da cidade.
Além de administrar os equipamentos, as responsáveis deverão realizar obras de melhoria e requalificação, atualização tecnológica e incorporação de novas soluções, manutenção e aprimoramento da qualidade da vigilância e limpeza dos locais, e propiciar redução dos custos diretos e indiretos, trazendo economia de até R$ 3,5 bilhões à administração pública ao longo dos 30 anos, considerando os três blocos.
Como contrapartida, as concessionárias poderão veicular publicidade no interior dos equipamentos, ficarão responsáveis pela exploração comercial e poderão construir acima da área do terminal, criando novos empreendimentos e diversificando o uso do local.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Boa tarde! Espero que os empresários que alugarem os espaços de comércio consigam trabalhar em paz sem a concorrência de ambulantes e de bilheteiros.
O terminal pq e d Pedro e o terminal Itaquera dá vergonha,parece um lugar abandonado.