Prefeitura de São Vicente (SP) e EMTU se reúnem para o avanço do projeto do VLT para a Área Continental
Publicado em: 2 de novembro de 2022

Ponte dos Barreiros precisará ganhar reforço e será ampliada
ARTHUR FERRARI
O prefeito de São Vicente (SP), Kayo Amado, buscando o avanço do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que deve cruzar a Ponte dos Barreiros, que passou por obras terminadas em julho deste ano, atendendo a população da Área Continental, se reuniu na última terça-feira, 1° de novembro de 2022, com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira, o subsecretário municipal de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi, o superintendente de Engenharia da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e outros representantes.
De acordo com a prefeitura, na ocasião, foi entregue o “as built” da Ponte dos Barreiros aos técnicos da EMTU, um documento que contém alto nível de detalhamento das obras executadas.
Para a obra do VLT, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos precisará fazer um reforço na Ponte dos Barreiros, que será ampliada com novas estacas, em uma intervenção de grande complexidade.
“A Fase 3 do VLT para a Área Continental será a obra mais importante de mobilidade da região da Baixada Santista. Assim sendo, desde o início de meu mandato, consegui colocar isso na prioridade de investimentos do Governo do Estado, e estou acompanhando de perto cada avanço. Consegui os recursos para o VLT, que já estão previstos e autorizados, a licitação de projeto e obra está em andamento, e celebramos um acordo de cooperação técnica com a EMTU visando compatibilizar os projetos e informações referente à Ponte dos Barreiros. Vou acompanhar cada detalhe para que a obra saia no tempo certo e com qualidade. A Fase 3 do VLT vai ser o progresso e o desenvolvimento para toda a região, partindo da Área Continental”, diz o prefeito Kayo Amado.
“Essa reunião foi um marco. A Ponte dos Barreiros vai ser aumentada para a passagem de duas linhas para o VLT e, para isso, era preciso saber a fundo como foi feita a obra da parte rodoviária. A obra do VLT será uma continuação da recuperação já concluída pela Prefeitura”, explica Pedro Luiz de Brito Machado, superintendente de Engenharia da EMTU.
“Finalizamos integralmente o trabalho de recuperação da Ponte dos Barreiros, pois tivemos o término das obras e, agora, a conclusão da documentação técnica. Essa é uma passagem de responsabilidade para que a EMTU dê continuidade na elaboração de projetos e execução de obras. Hoje, não há mais nenhum impedimento para implementação do VLT”, comenta o secretário de Desenvolvimento Urbano de São Vicente, Alexsandro Ferreira.
“A data de hoje marca a integração do Município com o Estado em suas esferas técnicas. Futuramente, o projeto prevê uma nova passarela, permitindo a separação de ciclistas e pedestres, que hoje atravessam juntos na Ponte. Assim, haverá um caminho para pedestres, outro para ciclistas, outro para veículos e a linha do VLT. Todos com espaços separados, adequados e seguros”, adianta Paulo Fiamenghi, subsecretário de Infraestrutura de São Vicente.
O projeto do Governo do Estado ainda prevê três novas estações do VLT na Área Continental, a Ponte Nova, a Quarentenário e a Rio Branco, além do Terminal Samaritá, que deve contar com pátio de manobra.
Segundo a EMTU, não será preciso interditar a Ponte dos Barreiros durante as obras.
“O VLT cruzando a Ponte representará uma economia de tempo, em alguns casos, de até 3 horas diárias em deslocamentos para a nossa população da Área Continental. O que era um sonho, aos poucos vai se tornando real, com o investimento garantido, a empresa sendo contratada, e um cronograma de trabalho claro”, completa o prefeito Kayo Amado.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
Comentários