Publicada habilitação de 326 pessoas em concurso de 2019 para segurança do Metrô disponíveis para contratação
Publicado em: 25 de outubro de 2022

Resultado Final foi disponibilizado no site da Fundação Carlos Chagas nesta segunda-feira (24); Em uma rede social, presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, já havia anunciado que seria homologado o concurso para agentes
ADAMO BAZANI
A Fundação Carlos Chagas publicou nesta segunda-feira, 24 de outubro de 2022, a relação de 326 pessoas que foram habilitadas para estar disponíveis a ocupar vagas para agentes de segurança do Metrô de São Paulo.
No dia 20 de outubro de 2022, em uma rede social, o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, já havia anunciado que seria homologado o concurso para agentes: https://www.instagram.com/p/Cj_JugNuFNg/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D
A relação se refere a um concurso realizado em 2019, mas houve diversos recursos que tiveram de ser julgados individualmente.
O concurso foi para agentes masculinos e femininos com salário de R$ 3.075,16
O Diário do Transporte procurou o Metrô para saber se e quando haverá a contratação destas pessoas habilitadas e aguarda retorno.
A relação pode ser conferida em:
https://www.concursosfcc.com.br/concursos/metro119/index.html
https://www.concursosfcc.com.br/concursos/metro119/habs_final_class_desempate.pdf
REDUÇÃO DO NÚMERO DE SEGURANÇAS DESDE 2019:
O assunto segurança nos trens e estações do Metrô de São Paulo ganhou notoriedade nos últimos meses por causa de uma série de roubos, assaltos, brigas, agressões e pessoas feridas na rede administrada pela estatal.
O Diário do Transporte mostrou em primeira mão que número de agentes de segurança atuando nas estações e trens das linhas de operação estatal do Metrô de São Paulo caiu 9,34 % entre janeiro de 2019 e este ano de 2022.
Enquanto em janeiro de 2019, eram 1.242 agentes; neste ano, são 1.126 seguranças.
Essa redução de 116 profissionais próprios na segurança do Metrô equivale a 10,3% do efetivo atual.
Neste mesmo período, entre janeiro de 2019 e 2022, a rede recebeu mais cinco estações: trata-se do trecho Jardim Planalto até Jardim Colonial da linha 15-Prata de monotrilho. Apesar de o modo de transporte da 15-Prata não ser metrô de alta capacidade, é operado pela Companhia de Metrô.
Ou seja, neste período aumentou o número de estações e diminuiu o total de seguranças.
Os dados foram obtidos com exclusividade pelo Diário do Transporte pela LAI (Lei de Acesso à Informação)
Veja a matéria completa em:
POLICIAIS MILITARES DE FOLGA:
No dia 20 de outubro de 2022, policias miliares de folga e fardados começaram a atuar nas estações das linhas de operação estatal de metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha) e no monotrilho da linha 15-Prata.
A atuação dos PMs faz parte de um convênio assinado entre o Metrô e a corporação para tentar reduzir os assaltos e agressões que têm ocorrido de forma reiterada nos trens e estações, assustando passageiros e metroviários.
O acordo de 15 meses prevê um pagamento do Metrô de até R$ 1,4 milhão por mês à PM e a presença de 180 policiais, quantidade que deve ser alcançada gradativamente na medida em que as vagas forem preenchidas.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
O metrô precisa de novos agentes atuantes, com certeza irá impactar muito positivamente.
Eu estou a espera da convocação desde 2020. Em abril deste ano o concurso voltou a ter andamento, mas até agora não foi homologado.
Se chamarem todos os aprovados ainda será como uma gota no oceano pelo número crescente da criminalidade
Quantos serão convocados e quando serão convocados?