Concorrência da Prefeitura de SP para projetos de segurança viária recebe propostas de dois consórcios

Projeto de Área Calma em São Miguel Paulista / Divulgação

Valor de referência dos serviços, que incluem a elaboração de projetos executivos de engenharia, arquitetura e urbanismo para licitação de obras, está estimado em R$ 4,36 milhões

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de São Paulo, através da SMT – Secretaria de Mobilidade e Trânsito, publicou neste sábado, 15 de outubro de 2022, Ata de Julgamento da primeira fase (propostas técnicas) da licitação destinada a contratar serviços especializados de engenharia e urbanismo para futuras licitações de obras de segurança viária na capital.

Com valor de referência de R$ 4,36 milhões (R$ 4.360.509,53), data-base de Janeiro/21, os serviços contemplam a elaboração de projetos executivos de engenharia, arquitetura e urbanismo nas disciplinas de drenagem, pavimentação, geometria viária, paisagismo, urbanismo, sondagens e levantamento planialtimétrico cadastral, incluindo planilha orçamentária para licitação de obras, memória de cálculo e memorial descritivo.

A Sessão Pública para recebimento dos envelopes foi realizada nessa sexta-feira (14), ocasião em que as licitantes entregaram Proposta Técnica, Proposta Comercial e Habilitação, acompanhados da Carta de Credenciamento e demais documentos.

Dois consórcios se credenciaram no certame: Consórcio Consevia, composto pelas empresas Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda e Innovia Soluções Inteligentes Ltda; e Consórcio TTC / Certare, integrado pelas empresas TTC Engenharia de Tráfego e Transportes Ltda e Certare Engenharia e Consultoria Ltda.

A Comissão fará agora a sessão para análise da proposta técnica apresentada pelos dois consórcios, e divulgará o resultado oportunamente por meio de publicação no Diário Oficial da Cidade.

SEGURANÇA VIÁRIA

No Termo de Referência do certame, a Prefeitura de São Paulo afirma que vem atuando em políticas de segurança no trânsito com base nos conceitos de Sistemas Seguros e Visão Zero, segundo o qual nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Dentre as ações e programas constam Áreas Calmas, Rotas Escolares Seguras e Vias Seguras.

Programa Áreas Calmas: trata da revisão e redefinição dos limites das atualmente existentes “Áreas 40”, caracterizadas como “Áreas de Velocidade Reduzida” implantadas nos principais centros de concentração populacional da cidade entre outubro de 2013 e abril de 2016, onde identificou-se a concentração das atividades comerciais e de serviços, fluxo intenso de veículos e a movimentação de pedestres.

O objetivo é melhorar a segurança de todos os usuários, reduzindo em especial o número e a gravidade dos atropelamentos. Os projetos focam na melhoria da caminhabilidade dos pedestres, priorizando o deslocamento a pé, estimulando os modos ativos (pedestres e ciclistas) e melhorando a qualidade ambiental e o convívio social, em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade e o Plano Municipal de Mobilidade de São Paulo (PlanMob).

Programa Rota Escolar Segura: consiste na implantação de ações de engenharia de tráfego que visam reduzir o risco de sinistros de trânsito, com foco especial na redução do risco de atropelamentos e que têm como objetivo aumentar a segurança viária nos caminhos mais utilizados pelos estudantes nas zonas escolares, também com prioridade aos modos de transporte ativo.

Programa Vias Seguras: consiste na aplicação de requalificações em corredores de transporte, ou seja, no tratamento de segurança viária em vias arteriais que estão entre as vias com maior número de mortes e lesões no trânsito da cidade.

As intervenções são realizadas em corredores de transporte com alto volume de acidentes e podem incluir: implantação de obras de geometria, construção de canteiros centrais; construção de ilhas de refúgio para pedestre; implantação de dispositivos de moderação de tráfego, implantação de projetos de sinalização; adequação semafórica da via com prioridade à segurança dos usuários vulneráveis; implantação de novos semáforos e adequação de ciclos semafóricos e tempos de travessia.

O certame foi dividido em dois lotes, a partir do agrupamento dos serviços previstos em cada tipo de programa atendido.

Lote 1

(1) Área Calma Centro Sé

(2) Rota Escolar Segura Itaquera

(3) Rota Escolar Segura São Rafael

(4) Rota Escolar Segura Pari

 

Lote 2

(5) Via Segura Belmira Marin

(6) Via Segura Estrada de Itapecerica

(7) Via Segura Marechal Tito

(8) Via Segura Teotônio Vilela

(9) Via Segura Raimundo Pereira de Magalhães

 


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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