Aquático: SPTrans contrata empresa para efetivar desapropriação de áreas para Terminal Atracadouro Pedreira
Publicado em: 27 de setembro de 2022

Terminal integra o projeto do Sistema de Transporte Hidroviário na Billings; decreto de utilidade pública foi publicado pelo prefeito Ricardo Nunes em julho de 2022
ALEXANDRE PELEGI
A SPTrans – São Paulo Transporte S/A comunicou nesta terça-feira, 27 de setembro de 2022, a contratação da empresa a Pullin e Campano Consultores Associados Ltda para a prestação de serviços técnicos destinados à elaboração de material expropriatório, necessário para instruir ação de desapropriação para implantação do Terminal Pedreira.
A contratação no valor total de R$ 95 mil tem validade por um período de sete meses.
Como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito Ricardo Nunes assinou o decreto de nº 61.518, em 05 de julho de 2022, declarando de utilidade pública cerca de 22 mil metros quadrados de imóveis particulares para a implantação do Terminal Atracadouro Pedreira, em Cidade Ademar. Relembre: ‘Aquático’ avança na capital: Ricardo Nunes define implantação de Terminal Atracadouro Pedreira
A Prefeitura de São Paulo está avançando célere no processo de implantação do primeiro modo de transporte coletivo por embarcações na cidade.
No dia 10 de agosto de 2022, conforme publicação no Diário Oficial, o prefeito Ricardo Nunes declarou de utilidade pública para fins de desapropriação, 5.461,69 m² de imóveis particulares situados no Grajaú. A área será utilizada para a implantação do Terminal Atracadouro Cocaia, pertencente ao Aquático – Sistema de Transporte Público Hidroviário. Relembre: Ricardo Nunes inicia desapropriação de áreas para Atracadouro Cocaia do projeto Aquático
O primeiro modo de transporte coletivo por embarcações na cidade, o “Aquático”, situado na represa Billings, terá cerca de 3km de extensão.
O “Aquático” será integrado aos demais sistemas de transportes. Para isso, terá atracadouros e terminais de ônibus para permitir a transferência dos usuários entre os modais.
A São Paulo Transporte S/A (SPTrans) estima que com a implantação do “Aquático” reduzirá o tempo de deslocamento dos moradores entre as regiões da Estrada da Cocaia e o bairro de Pedreira, localizados próximos à represa, além de beneficiar também a região do Grajaú. A demanda prevista é de 10 mil passageiros por dia útil.
Vale lembrar que o prefeito Ricardo Nunes, então vereador da capital em 2014, propôs um projeto que previa a incorporação do Sistema de Transporte Público Hidroviário de São Paulo (STPHSP) à rede de transporte coletivo.
Aprovada e depois promulgada no mês de junho daquele ano, a Lei 16.010/2014 determina integrar o transporte por rios e represas da cidade ao sistema de transporte por ônibus e trilhos, tudo pago com o Bilhete Único. Pela Lei, os portos estarão integrados ao sistema de ônibus, metrôs e trens.
Uma vez eleito, o falecido prefeito Bruno Covas incluiu em seu Plano de Metas, hoje aprovado pela Câmara, a implantação do Sistema de Transporte Público Hidroviário na represa Billings. A proposta inclui a construção de atracadouros integrados a terminais de ônibus para embarque e desembarque na rede de transporte público hidroviário.
Os processos de desapropriação de áreas destinadas para implantação do Terminal Cocaia e agora para o Terminal Atracadouro Pedreira sinalizam que o projeto poderá sair do papel.

Modelo na utilização do transporte hidroviário, Londres possui alguns barcos com acesso à internet sem fio e lanchonetes. Apesar da importância histórica, hidrovias londrinas passaram por um processo de abandono e foram recuperadas apenas nos anos 1960.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes