CPTM conclui troca de cabos onde subestação teve curto e Serviço 710 volta ao normal

Flagrante do momento exato do curto-circuito que prejudicou milhares de passageiros

Causas do problema que dificultou a vida de passageiros ainda estão sendo investigadas

ÁDAMO BAZANI/ARTHUR FERRARI

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que concluiu na madrugada deste sábado para domingo (24 e 25 de setembro de 2022), a substituição dos cabos de energia elétrica que foram danificados em um curto-circuito que ocorreu na Subestação Tietê, da linha 7-Rubi, na terça-feira passada, 20 de setembro de 2022.

Com isso, de acordo com a CPTM, a linha 7 e o serviço 710 (que é a união das linhas 7 e 10) voltam a operar com intervalos normais em dias úteis. Nos horários de pico, estes intervalos são de seis minutos tanto de manhã quanto na tarde/noite.

Por causa destes trabalhos, os intervalos nos horários de maior movimento subiram para oito minutos.

Ainda segundo a CPTM, as causas do curto-circuito ainda estão sendo investigadas.

Nota à Imprensa

Na madrugada de sábado (24) para domingo (25), os técnicos de manutenção do sistema de energia finalizaram a troca de cabos danificados da Subestação Tiête em decorrência do curto-circuito ocorrido na madrugada de terça-feira (20). Com isso, a circulação do Serviço 710 foi entregue sem restrição alguma na manhã deste domingo (25/09).

Os trabalhos foram constantes e já na manhã de quinta-feira (22), os intervalos estavam dentro do programado para os picos da manhã (4h às 8h30) e da tarde (16h às 19h50).

A CPTM destaca que continua investigando o que causou o curto-circuito por meio da Comissão Permanente de Segurança em Sistemas Operacionais (Copese) e o resultado será divulgado a todos por meio de nota à imprensa.

A Comissão Permanente de Segurança em Sistemas Operacionais (Copese) foi criada pela CPTM com o objetivo de monitorar e analisar ocorrências. Além disso, deve propor ações corretivas e preventivas para minimizar e eliminar qualquer risco à segurança operacional, emitir pareceres e análises técnicas.

Como mostrou o Diário do Transporte, um curto-circuito seguido de incêndio danificou a subestação de energia Tietê, que fica entre as estações Piqueri e Pirituba na madrugada de terça-feira passada, 20 de setembro de 2022.

O dia inteiro foi de caos para os passageiros.

As estações do Serviço 710 superlotaram e os ônibus da Operação PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) só aliviaram parte dos problemas, já que tinham de enfrentar trânsito entre as estações.

Para os reparos, o Serviço 710 foi suspenso no mesmo dia, mas a medida deixou caótica a volta para casa na estação Brás, confluência das linhas 7 e 10, o que fez com que a CPTM mudasse de tática e retomasse os serviços com maiores intervalos nos horários de pico no trecho entre Mauá e Francisco Morato.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/09/21/video-apos-caos-na-estacao-bras-cptm-decide-voltar-com-servico-710-mas-com-intervalo-maior/

Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta