Eletromobilidade

Estado de Washington, nos EUA, proibirá venda de novos carros a gasolina até 2035

Governador de Washington (EUA), Jay Inslee

Governador prometeu seguir exemplo da Califórnia, e até o final do ano exigir que 35% dos carros novos vendidos no estado sejam elétricos ou híbridos até 2026

ALEXANDRE PELEGI

Proibir a venda de carros movidos a gasolina no estado até 2035.

Esta foi a promessa do governador de Washington, nos Estados Unidos, Jay Inslee nesta semana.

Utilizando o Twitter, Inslee afirmou nessa quarta-feira, 24 de agosto de 2022, que até o final do ano seu estado adotará as mesmas regras do estado da Califórnia, passando a exigir que 35% dos carros novos vendidos no estado sejam elétricos ou híbridos plug-in até 2026.

Num ritmo progressivo, este percentual passará para 68% até 2030, até alcançar os 100% em 2035.

Inslee escreveu nas redes sociais que este é um marco crítico na luta climática. “Estamos ansiosos para fazer parceria com a Califórnia e a Administração Biden para eliminar rapidamente a fonte número 1 de emissões de GEE do nosso país”, afirmou.

Já em abril deste ano, o estado de Washington definiu uma legislação estimando como meta para zero de emissões até o ano 2030. O Estado promulgou também lei em 2020 que autoriza a adoção dos padrões de emissões de veículos da Califórnia. Após a Califórnia concluir suas regras para 2035, Washington decidiu adotar padrões semelhantes, garantiu o porta-voz de Inslee, Mike Faulk.

Faulk disse à imprensa que o Departamento Estadual de Ecologia cuidará do processo de regulamentação. “As consultas públicas provavelmente começarão em setembro”, disse Faulk.

O que tem motivado as ações dos governos estaduais dos EUA foi o compromisso adotado por seis grandes montadoras de parar de vender carros movidos a gasolina e diesel em todo o mundo até 2040.

Ford, General Motors, Mercedes-Benz, Volvo e Jaguar Land Rover assinaram essa promessa em novembro de 2021 na Conferência ONU sobre Mudanças Climáticas. Elas foram seguidas por 30 países e aplicativos de transporte individual, como a Uber. O acordo inclui a descontinuação das vendas nos principais mercados até 2035.

Vários analistas apontaram os impactos sessa mudança de tecnologias, abandonando o combustível fóssil. Se por um lado os resultados ambientais justificam, por outro é preciso avaliar os grandes investimentos que precisarão ser feitos na cadeia de suprimentos e no desenvolvimento de infraestrutura.

Segundo o site americano Big Countruy News, Washington ficou em terceiro lugar entre os estados americanos em número total de veículos elétricos em dezembro de 2021, com mais de 68.000. Atualmente este número saltou para cerca de 2,8 milhões de veículos registrados no estado.

Além de Washington, Connecticut, Colorado, Delaware, Maine, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Vermont e Washington DC também seguem os padrões de emissão de veículos da Califórnia.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading