Ampliação da Linha 15-Prata até Jacu Pêssego tem início de obras nesta quinta (21)

Serviços começam com execução das fundações dos pilares de sustentação das vigas-guias_

ALEXANDRE PELEGI

O governo paulista deu início oficialmente nesta quinta-feira, 21 de julho de 2022, à concretização do novo trecho da ligação metroviária que ligará a Vila Prudente a Jacu-Pêssego, mais ao extremo da zona leste.

Com mais 3 km, duas estações e um pátio de manutenção, a extensão do monotrilho foi anunciada oficialmente pelo então vice-governador Rodrigo Garcia em visita á Vila Prudente em fevereiro deste ano. Relembre: Governo de SP anuncia início de obras de ampliação da linha-15 Prata de monotrilho com previsão de entrega até 2025

O que marcou o início das obras foi a execução das fundações dos pilares de sustentação das vigas-guias, utilizadas como trilhos para a locomoção dos trens do monotrilho.

De acordo com nota do Metrô de São Paulo, responsável pela obra, serão construídas 106 pilares para receber 220 vigas-guia que receberão os trens para chegar à Jacu Pêssego, passando pela futura estação Boa Esperança. “As vigas também vão fazer a ligação da linha 15 com o Pátio Ragueb Chohfi, que será construído nesse projeto”, informa o Metrô.

Ainda segundo nota da Companhia do Metropolitano, a ampliação da Linha 15 neste trecho acontece também na fabricação das vigas-guia, que são pré-moldadas, e na elaboração dos projetos executivos das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, para iniciar as obras até o fim do ano. “Boa Esperança ficará na Avenida Ragueb Chohfi, nº 3.002, enquanto a Jacu Pêssego e o Pátio Ragueb Chohfi, ficarão na mesma avenida, nos números 4.383 e 4.978, respectivamente”, informa o Metrô.

Como noticiou o Diário do Transporte, para a operação desse novo trecho do monotrilho, foram encomendados 19 novos trens em janeiro, totalizando 46 unidades na Linha 15, Com isso, o Metrô espera também reduzir o intervalo de circulação entre as composições em toda linha.

SENTIDO OESTE

O Metrô de São Paulo também deu notícias sobre as obras de expansão da Linha 15 no sentido oeste, após a Vila Prudente.

De acordo com nota oficial, informa que trabalha na conclusão do edital de contratação desse trecho.

Será construída a estação Ipiranga, que vai permitir conexão gratuita com a Linha 10-Turquesa da CPTM e facilitar a chegada ao centro e ao ABC Paulista”, informa.

Atualmente, a Linha 15 funciona com 14,6 km de extensão e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, possibilitando a redução do tempo de viagem do extremo leste ao centro em 50%.

Quando a ampliação for concluída, a linha passará a ter 19,8 km e 14 estações, entre Ipiranga e Jacu Pêssego.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. As poucas matas ainda existentes ali, virarão pátios de concretos e algumas gramas rasteiras apenas,,,só espero que este pátio não seja como da Vila Sônia, demoraaada…e faraônica.

Deixe uma resposta