Ônibus municipais de São Gonçalo (RJ) serão vistoriados a partir de agosto

Em caso de reprovação na vistoria, no prazo de dez dias, os veículos serão submetidos a uma nova inspeção para avaliação das pendências, e só assim, liberados para transportar passageiros. Foto: Divulgação.

Secretaria de Transportes vai credenciar empresas a partir desta segunda (11)

JESSICA MARQUES

Os ônibus municipais de São Gonçalo (RJ) serão vistoriados a partir de agosto.

Em nota, a Semtran (Secretaria Municipal de Transportes) divulgou as datas e os detalhes da vistoria anual de ônibus nas empresas que operam as linhas municipais e integram o Consórcio São Gonçalo de Transportes.

Segundo a Prefeitura, a partir de segunda-feira, 11 de julho de 2022, até 05 de agosto, as empresas já poderão dar entrada no credenciamento na secretaria para realização das vistorias.

Após o agendamento, com local e dia estabelecidos pela Semtran, a vistoria é realizada nos ônibus.

De acordo com a Prefeitura, é feita uma análise de todos os itens de segurança em cada veículo, observando o correto funcionamento do equipamento.

A inspeção é realizada anualmente em toda a frota municipal que circula pelos bairros de São Gonçalo. As equipes da Semtran analisam os pneus, extintores, plataforma para acesso de cadeirantes, campainha, luzes de faróis, lanternas e lâmpadas de ré, além das condições de conservação geral dos automóveis.

“É importante destacar que, além das vistorias realizadas nas garagens das empresas, a Secretaria Municipal de Transportes está diariamente nas ruas verificando os itens de segurança nos ônibus que circulam pela cidade. Em caso de irregularidades esses veículos são imediatamente retirados de circulação”, disse o secretário de Transportes Fábio Lemos.

REPROVAÇÃO E APROVAÇÃO

Em caso de reprovação na vistoria, no prazo de dez dias, os veículos serão submetidos a uma nova inspeção para avaliação das pendências, e só assim, liberados para transportar passageiros.

Os ônibus que forem aprovados na vistoria terão afixados no para-brisa o selo de vistoria para o exercício do ano de 2022, com validade até a vistoria referente ao exercício do ano de 2023.

Calendário de vistoria de ônibus 2022

08/08/2022 a 08/09/2022 – Viação Galo Branco e Viação Estrela
09/09/2022 a 09/10/2022 – Expresso Tanguá e Viação Rio Ouro
10/10/2022 a 10/11/2022 – Auto Ônibus Alcântara, Viação Mauá e Auto Ônibus Asa Branca Gonçalense
11/11/2022 a 30/12/2022 – Icaraí Auto Transporte e Transporte e Turismo Rosana

A documentação necessária para credenciamento de empresas pode ser verificada nas páginas 6 e 7 do Diário Oficial do dia 05/07/2024, através do link abaixo:

https://servicos.pmsg.rj.gov.br/diario/2022_07_05.pdf

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Joana disse:

    Esperei uma hora e meia no ponto o 110/COESA. Uma vergonha. Isso vai mudar quando as vans voltarem e vocês implorarem por passageiros.

Deixe uma resposta