Governo de São Paulo autoriza o início das obras do Viaduto Carapicuíba
Publicado em: 26 de junho de 2022

Elevado é parte da ligação de terminais metropolitanos que fazem parte do Corredor Itapevi-São Paulo
JESSICA MARQUES
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, autorizaram o início das obras do Viaduto Carapicuíba.
O elevado é parte do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo e liga o Terminal de Carapicuíba ao Terminal Luiz Bortolosso (km 21) em um percurso de 2,2 quilômetros.
A assinatura foi realizada neste domingo, 26 de junho de 2022.
Segundo o Governo do Estado, o trecho seguirá pelas avenidas Governador Mario Covas, desembargador Dr. Luís Eduardo Cunha de Abreu e Av. dos Autonomistas.
Além do elevado, as obras preveem a readequação do viário ao longo do trecho e duas estações de embarque e desembarque.
“O Corredor Itapevi-São Paulo receberá importantes linhas de ônibus intermunicipais para transportar milhares de passageiros que se deslocam diariamente entre os municípios região”, disse Assalve.
“O Viaduto Carapicuíba contribuirá para desafogar o trânsito no centro de Carapicuíba, área onde estão situados os terminais metropolitano, municipal e Estação da CPTM”, explicou também.
OPERAÇÃO
O investimento previsto nas obras do viaduto é de R$ 66,9 milhões, com previsão de conclusão dos serviços no final de 2023.
De acordo o governo, o trecho terá em circulação 30 linhas intermunicipais operadas pelo Consórcio Anhanguera e 16 linhas municipais de Carapicuíba.
O sistema metropolitano na Área 2 de concessão (região de Osasco), gerenciado pela EMTU, conta com 167 linhas que transportam diariamente 321 mil passageiros.
CORREDOR ITAPEVI
Em 2021, foi concluída a reforma do terminal Amador Aguiar-Vila Yara, com investimento de R$ 31,5 milhões.
Por sua vez, em 2020 foi concluído o trecho Jandira/Barueri/Carapicuíba, com quase 9 quilômetros de extensão, oito paradas e um terminal em Carapicuíba.
O investimento foi de R$ 121 milhões.
Já o trecho que liga o corredor ao Terminal Vila Yara, com 7 quilômetros, está fase de elaboração dos projetos para contratação das obras.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
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