História

BBF em Campinas será realizada em 27 e 28 de agosto de 2022 na “Pedreira do Chapadão”

Uma das edições da BBF, em Campinas

Edição fará homenagem a Antonio Augusto Gomes dos Santos, que comandou a histórica Viação Caprioli por décadas

ADAMO BAZANI

A organização da BBF (BusBrasil Fest) confirmou a data e o local da realização do evento na cidade de Campinas, no interior paulista.

O evento, que conta a história do desenvolvimento dos transportes por meio de uma exposição de ônibus históricos e modernos, vai ocorrer nos dias 27 e 28 de agosto de 2022, na Pedreira do Chapadão/Praça Ulisses Guimarães (R. Dr. Alcídes Carvalho, S/n – Jardim Chapadão)

A entrada é um quilo de alimento não perecível para obras assistenciais . Devem ser exibidos cerca de 50 veículos.

A informação foi confirmada neste sábado, 11 de junho de 2022, ao Diário do Transporte.

A BBF é uma atração já tradicional na cidade de São Paulo. Foram até o momento, 15 edições na capital paulista.

Em Campinas, já foram três edições: 2007, 2008 e 2009.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, disse que a expectativa é que o evento atraia um público variado.

“É uma alegria para nossa cidade receber esse evento BBF mostrando a história dos transportes através das coleções e também do que existe de mais atual no transporte. Vai atrair muito público, tanto os busólogos [admiradores de ônibus] quanto a população de Campinas e toda região”

A primeira edição em Campinas, após vários anos, vai ser uma homenagem ao empresário Antônio Augusto Gomes dos Santos, que por décadas esteve à frente da Viação Caprioli.

Nascido em 1º de janeiro de 1941, na cidade de Sertãozinho (SP), Antônio Augusto chegou a Campinas em 1964.

Anos depois começou a trabalhar na Viação Caprioli, empresa do sogro.

A companhia acabou sendo herdada por Antônio Augusto.

A Viação Caprioli foi fundada em 1933 por Savério Caprioli e os filhos Mário e Anastácio.

A empresa foi vendida para o Grupo Belarmino em 2010, quando passou a se chamar LiraBus.

Uma das marcas da Caprioli foi o vasto acervo de ônibus históricos restaurados, de operações próprias, como jardineiras de madeira, coletivos movidos a gasogênio (obtido da queima de carvão e madeira, sendo usado na época da Segunda Guerra Mundial, quando faltou combustível em todo o planeta) e até veículos como um exemplar do ônibus de dois andares urbano da cidade de São Paulo, na época da gestão do prefeito Jânio Quadros.

Um dos organizadores da BBF, Juverci de Melo, disse que em 2008, Antônio Augusto participou do evento, inclusive expondo 18 veículos.

‘Foi uma honra receber o senhor Antônio Augusto naquela edição de 2008  e será uma honra homenageá-lo neste ano de 2022. É  a primeira vez que a BBF será realizada em dois dias consecutivos. Nosso plano é levar o evento para outras cidades de São Paulo e até fora do Estado, o que facilita muito para os colecionadores locais participarem de forma mais prática e com menos custos” – disse

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Samantha disse:

    “Seo Antonio “ merece todas as homenagens!

  2. Fatima disse:

    Merecidamente essa homenagem, trabalhei no grupo em 2009.orgulho dessa familia caprioli, atraves dessa oportunidade , hoje trabalho em outro grupo vbtransportes so gratidão as 2 empresas. Sr.antonio fez parte da minha vida e da minha familia. Obrigado grata eternamente.

  3. LORIVAL APARECIDO PROTASIO disse:

    Estarei neste evento,muitas saudades foram vinte anos de trabalho ,tenho muito orgulho de ter participado dessa história.

Deixe uma resposta