Natal abre chamamento para alternativos operarem 34 linhas que foram abandonadas por empresas de ônibus

Edital pede 144 ônibus e contratação foi autorizada pela Justiça

ADAMO BAZANI

Colaborou Jessica Marques

A STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) de Natal (RN) publicou em Diário Oficial chamamento para transportadores do sistema alternativo assumirem temporariamente 34 linhas que foram abandonadas ou devolvidas pelas empresas de ônibus.

A publicação ocorreu neste domingo, 05 de junho de 2022, e foi possível após a prefeitura ter conseguido uma decisão favorável da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal/RN.

Ao todo, estas linhas vão precisar de 144 veículos.

A operação destas linhas será temporária, de acordo com a portaria.

A remuneração do serviço será exclusivamente mediante o recebimento de tarifa paga pelos usuários da linha a ser explorada em caráter temporário e a título precário. O valor da tarifa é de R$ 3,90 para pagamento em cartão e R$ 4 para pagamento em dinheiro.

Os operadores interessados podem entregar as propostas até o dia 17 de junho.

Entre os critérios que mais rendem pontos aos operadores para conseguirem o direito de fazer as linhas são: menor idade de frota; maior tempo de trabalho como permissionário, menor pontuação por infrações de trânsito na CNH (Carteira Nacional de Habilitação); participação em mais cursos de especializado no setor de transportes de passageiros; entre outras exigências.

Como mostrou o Diário do Transporte, alegando falta de recursos diante da perda de passageiros e do congelamento das tarifas, as empresas concessionárias estão deixando de operar as linhas que consideram menos lucrativas.

https://diariodotransporte.com.br/2022/05/17/justica-determina-novamente-retorno-de-linhas-de-onibus-em-natal-rn/

 

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Jessica Marques

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta