Eletromobilidade

Marcopolo leva à Expo Foro, no México, a nova linha G8 e o elétrico para uso urbano Attivi

O Attivi, modelo de carroceria urbana desenvolvido para aplicações elétricas, é apresentado para cidades que têm projetos de tecnologia limpa. Foto: Marcopolo

Evento acontece de hoje, quarta-feira, 01 de junho até sexta-feira, 3 de junho de 2022

ALEXANDRE PELEGI

A Marcopolo México apresenta a nova linha de modelos rodoviários, Geração 8, e o modelo Attivi, carroceria urbana para aplicação em chassis elétricos, na Expo Foro 2022, que acontece na Expo Bancomer Santa Fé, na Cidade do México.

O evento acontece de hoje, quarta-feira, 01 e junho a 3 de junho de 2022.

Além do G8 e do Attivi, a fabricante expõe outros modelos de ônibus e micro-ônibus na feira do México.

São destaques no estande da fabricante o Viaggio 800 e o Viaggio 950, ambos montados em chassi Scania; um Paradiso G8 1800 Double Decker, com chassi MAN/Volkswagen; um Paradiso G8 1350, montado em chassi Volvo, e um Paradiso G8 1200, com chassi Daimler.

As montadoras parceiras trazem também um MEGA TR em chassi Euro 6, no espaço Navistar, e um Paradiso G8 1200, no espaço Daimler.

NOVIDADES

A Geração 8 foi desenvolvida com base em três pilares principais, informa a fabricante: segurança e conforto dos passageiros; segurança e conforto para o motorista e rentabilidade para os clientes.

O produto acaba de conquistar o importante prêmio internacional iF DESIGN AWARD 2022.

Com design aerodinâmico, resultando em melhor coeficiente aerodinâmico, a Geração G8 tem um sistema de segurança passiva para o condutor e está em conformidade com a norma internacional anticapotamento R66.02.

Já o Attivi, modelo de carroceria urbana desenvolvido para aplicações elétricas, é apresentado para cidades que têm projetos de tecnologia “limpa” em curso, como Mérida, Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, entre outras.

A solução já foi implementada em países como Brasil, Chile e Colômbia.

A fabricante desenvolve diferentes carrocerias em nível internacional para serem montadas com qualquer marca de chassi que possua tecnologia elétrica.

A solução Marcopolo está em processo de homologação de sua solução completa, atualmente em fase de testes em São Paulo.

O CEO da Marcopolo James Bellini destaca a presença da empresa no evento internacional: “O mercado mexicano é muito importante para a Marcopolo, tanto que foi o primeiro país, depois do Brasil, a receber os novos modelos da Geração 8 de ônibus rodoviários, que agora lançamos oficialmente”.

Desde agosto de 2021 a equipe de vendas da empresa iniciou a estratégia de apresentar ao mercado o novo portfólio de produtos da Geração 8 por meio de reuniões presenciais com clientes e produção e comercialização de algumas unidades com o objetivo de obter feedback do mercado.

“Ao mesmo tempo, apresentaremos a Attivi para demonstrar nossa liderança no desenvolvimento de produtos e soluções com foco em sustentabilidade, redução de emissões e preservação do meio ambiente”, enfatiza Bellini.

MARCOPOLO GERAÇÃO 8

Composta pelos modelos tradicionais da Paradiso, em suas diferentes versões, a Geração 8 foi desenvolvida para os modelos de chassis das principais montadoras.

O diretor da Marcopolo México, José Luís Goes, explica que a fabricante busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e verdadeiramente valiosas para seus clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócios. “A Geração 8 é a representação desse propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, mais confortáveis, mais eficientes e mais rentáveis. Nosso objetivo era projetar um veículo capaz de transformar a experiência de viagem”, destaca.

A aparência marcante da Geração 8 segue o DNA de design Marcopolo que valoriza linhas fluidas, design clean e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza.

São mais de 140 novos atributos que trazem impactos positivos, como o coeficiente aerodinâmico de apenas 0,379, novos faróis Full LED com maior eficiência luminosa e estrutura de proteção de cabine que amplia a segurança passiva para o motorista, entre outros.

O design da nova geração resultou em mais de 60 patentes que geram resultados em conforto, confiabilidade e custos operacionais. Os detalhes do veículo foram cuidadosamente pensados a partir de um trabalho integrado entre as áreas de Design, Engenharia e Operações Industriais da Marcopolo.

O desenvolvimento da Geração 8 resultou na criação de uma família de veículos que apresenta uma melhoria de 11% no coeficiente de arrasto. Isso permite menores custos operacionais, o que resulta em economia de combustível e consequente redução de emissões de gases nocivos ao meio ambiente.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta