Ônibus de Santo André começam a receber equipamentos para nova Bilhetagem Digital que terá mais opções para passageiros

Luiz Marcondes, da AESA

Tecnologia da Transdata trará novas possibilidades de pagamento como PIX, cartões de crédito e débito e carteiras digitais

ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI

Em breve, os passageiros de ônibus municipais de Santo André, no ABC Paulista, poderão pagar a tarifa de diversas formas, como com PIX, cartões de crédito e débito com tecnologia NFC (por aproximação) e carteiras digitais.

Os primeiros dez ônibus já receberam os novos equipamentos que possuem tecnologia da Transdata, responsável pelo desenvolvimento, implantação e operação da nova bilhetagem digital.

Os pagamentos com o cartão de transporte da cidade e em dinheiro continuam.

A vantagem é que, mesmo com a nova tecnologia, os passageiros não precisarão trocar os cartões atuais.

Estes dez validadores nos ônibus foram implantados para homologar uma versão de transição entre o sistema atual e o novo. Durante os próximos 90 dias os sistemas conviverão para que a transição não afete os usuários.

Os equipamentos estão em ônibus da Viação Guianazes, líder do Consórcio União Santo André.

O Diário do Transporte já havia noticiado em abril a novidade, que ainda não estava instalada nos coletivos. Relembre:

Ônibus de Santo André (SP) devem ter pagamento de tarifa com cartão de crédito e débito ainda neste ano

O objetivo com a tecnologia é integrar bilhetagem, biometria facial, monitoramento, controle operacional e informação ao usuário em uma única plataforma, chamada Atlas.

O sistema deve estar implantado integralmente no sistema, em todos os ônibus e linhas, ainda neste ano.

Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Wellington Antunes disse:

    Quanto mais rápido melhor, q é tirar do motorista a responsabilidade de dirigir e ter q cobrar passagens. Vamos usar a tecnologia para ajudar a todos, o condutor só conduzindo o coletivo, agiliza a viagem com mais segurança. Q chegue logo em todos os municípios aqui do ABCD.

  2. VINICIUS BARBOSA DA PAIXAO disse:

    Não moro em Santo André mas achei legal essa atualização

  3. Rosângela aparecida disse:

    Tem que mudar esses ônibus velhos caindo os pedaço isso sim ,parece carroça.

  4. LeIla disse:

    Santo André precisa de novos ônibus não de novos equipamentos para cobrança!!!

  5. Marina Eleziario disse:

    Deveriam unificar os cartões, assim facilitaria a vida de todos, um cartão que permite integração entre ônibus e trem sem a necessidade de ser intermunicipal.

  6. Rodrigo disse:

    Pra cobrança tem tecnologia de ponta, mas é um absurdo uma cidade como santo André não ter ATÉ HOJE um aplicativo decente para que a população possa saber horários, itinerários, localização dos ônibus. Um verdadeiro apagão na mobilidade!!! Está bem atrasado em relação a outros municípios!

  7. Josiane disse:

    Primeiro Santo André precisa ter ônibus, pq isso está faltando, e muito.

  8. Claudio disse:

    Legal mas quando tentamos comunicar com a empresa AESA, desligam na nossa cara, por favor Sr Luiz Marcondes, da AESA, peço socorro ao Sr, por já tentei entrar em contato, c a empresa e desligaram na minha cara e não me atenderam mais após varia tentativas de ligação frustradas, e outra o T14 não tem horário, os motoristas dirigem muito mau, péssimo, por favor olhai por nós, vou deixar meus dados se quiserem entrar em contato comigo ficar muito agradecido

  9. Claudio disse:

    Ah outra coisa, precisamos de mais pontos de carregamento de cartão de ônibus
    Por que é inacessível, muito ruim péssimo, só conheço dois lugares totalmente contra mão pra eu, para carregar o bilhete de SA

  10. Edson disse:

    Maquina nova de bilhete, ok!

    Ônibus velho, caindo aos pedaços..vazando água pelas janelas em dia de chuva. E sujeito a pegar tétano, naquelas suportes (elevadores) de cadeirantes, ok!

  11. Edson disse:

    Maquina nova de bilhete, ok!

    Ônibus velho, caindo aos pedaços..vazando água pelas janelas em dia de chuva. E sujeito a pegar tétano, naquelas suportes (elevadores) de cadeirantes, ok!

  12. Rodrigo disse:

    Realmente, o transporte em Santo André é um dos piores, linhas demoradas, terminal desorganizado, não tem sequer um aplicativo para que a população possa saber a localização dos ônibus em pleno 2022, e pior não tem com quem reclamar!

Deixe uma resposta