Eletra terá capacidade de produzir 1,8 mil ônibus elétricos em nova sede, em São Bernardo do Campo (SP)
Publicado em: 17 de maio de 2022

Empresa agora está em um novo prédio de 27 mil m² na Via Anchieta
JESSICA MARQUES
A Eletra confirmou ao Diário do Transporte que vai produzir 1.800 ônibus elétricos na nova sede, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A nova sede da Eletra fica às margens do km 16 da Via Anchieta (sentido São Paulo-Litoral), a poucos metros de empresas como Mercedes-Benz, Extra Hipermercado e Grob do Brasil.
No local, a Eletra terá capacidade de produzir 150 ônibus elétricos e híbridos por mês, ou até 1.800 por ano, já a partir do segundo semestre.
Segundo a fabricante, a ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.
“Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte de passageiros e de carga, com tecnologia inteiramente nacional”, disse Milena Braga, CEO da Eletra, em nota.
A nova sede será inaugurada oficialmente em julho. Neste momento, o prédio está sendo adaptado para abrigar todas as divisões industriais e as linhas de montagem.
EXPANSÃO
Para a diretora executiva Iêda de Oliveira, a Eletra “estará em condição de atender imediatamente à crescente demanda por ônibus elétricos dos vários municípios que aprovaram leis e programas de troca das frotas a diesel por frotas de baixa emissão”.
A mudança de endereço também permitirá expandir os serviços do e-Retrofit Eletra, que é a conversão de caminhões a diesel para veículos elétricos e híbridos.
Segundo o diretor de vendas Silvestre Sousa, as metas da Eletra concentram-se principalmente no Brasil, mas visam também o crescente mercado latino-americano.
“Temos mantido contatos com operadores da Argentina, Equador, México e outros países. Todos demonstram grande interesse em trabalhar com uma empresa de ônibus elétricos com a tradição de qualidade da indústria brasileira desse setor”.
ENDEREÇO
A sede ficará na Rua Garcia Lorca, 176, Pauliceia. Ao todo, serão três pavimentos e amplos pavilhões para abrigar diferentes divisões industriais, escritórios e show-room, além de um auditório para 200 pessoas.
Os departamentos administrativo e de vendas já funcionam nas novas instalações desde o início de abril.
Durante anos, o prédio abrigou a Conexel, importante indústria brasileira de conectores, e, depois, a Weidmüller do Brasil.
SOBRE A ELETRA
A Eletra produz o e-Bus 100% elétrico e o Dual Bus híbrido elétrico, em diferentes configurações (12m, 15m, 18m e 23m, articulados ou não).
Produz também as mais modernas versões de trólebus em operação no Brasil, dotados de baterias que lhe conferem autonomia sem contato com a rede aérea.
Há dois anos, a empresa começou a oferecer um inédito serviço de retrofit de caminhões para empresas de transporte de carga, o e-Retrofit Eletra.
Em maio de 2021, em São Paulo, participou diretamente do lançamento do primeiro carro-forte elétrico do mundo.
Também lançou uma linha de carregadores elétricos modulares para ônibus e caminhões, com potência variável entre 15 kW e 120 kW.
É uma empresa brasileira fundada em 1999, em São Bernardo do Campo.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Uai! Esse trucado da foto existe mesmo? Não o vi em nenhum outro lugar. Queria saber mais
Existe
Talvez agora eles retirem os trolebus da década de 80 dos corredores da Emtu.
Que maravilha,tenho experiência na linha de montagem!
Gostaria de fazer parte dessa frabrica, gostaria de mandar o meu currículo.
Pra vcs verem , tecnologias vindo , necessidades pra ontem desses aprimoramentos e renovação de frotas automobilísticas por conta dos combustíveis fósseis e as montadoras Graúdas Nacionais vão na contra mão ….
Parabéns aos desenvolvedores e inovadores e responsáveis.