Região do novo Terminal Vila Sônia recebe faixa para ônibus a partir de segunda (09)

Imagem apenas ilustrativa

Espaço terá 650 metros e vai ligar faixas de ônibus das Avenidas Francisco Morato e Eliseu de Almeida

ADAMO BAZANI

A partir desta segunda-feira, 09 de maio de 2022, começa a funcionar na região do novo terminal Vila Sônia da linha 4 de Metrô, uma nova faixa para ônibus, na zona Oeste da capital paulista.

Serão aproximadamente 650 metros de extensão e o novo espaço vai ligar faixas de ônibus das Avenidas Francisco Morato e Eliseu de Almeida.

O horário é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados das 6h às 15h. Fora desses dias e horários, o uso é livre pelo tráfego geral e a política de estacionamento deverá seguir a regulamentação da via.

Pelo local devem passar nove linhas de ônibus municipais gerenciadas pela SPTrans (São Paulo Transporte), além de linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Como mostrou o Diário do Transporte, a inauguração do Terminal Vila Sônia e o início das operações em horário comercial integral da estação de Metrô vai modificar linhas da SPTrans, EMTU e, ainda, será criado um serviço de ônibus entre o local e Taboão da Serra.

ÔNIBUS TABOÃO DA SERRA/VILA SÔNIA (ViaQuatro/Lira Bus)

A Via Quatro, concessionária da Linha 4 do Metrô, vai disponibilizar ônibus articulados de 23 metros e capacidade para quase 200 pessoas entre o terminal Vila Sônia e o Largo do Taboão, onde está sendo construído um miniterminal em Taboão da Serra. Não haverá cobrança pelo transporte por ônibus, mas o passageiro terá de pagar o Metrô.

Os ônibus são operados pela empresa Lira Bus, do Grupo Belarmino, contratada para os serviços.

São projetados 13 coletivos e o trajeto entre o Largo do Taboão e o terminal de ônibus da estação Vila Sônia será feito em 14 minutos. A demanda média estimada é de 3 mil pessoas por hora

LINHAS MUNICIPAIS de SÃO PAULO (SPTrans);

A partir de 21 de maio, a SPTrans vai fazer diversas alterações em linhas de ônibus na zona Oeste da capital paulista com o início das operações do Terminal Vila Sônia da linha 4 de metrô.

Uma nova linha e outras cinco já existentes passam a ir somente até Vila Sônia no dia 21 e, no dia 28, outras três linhas irão até este novo terminal.

A linha municipal que será criada é 8019/31, entre o Parque Continental e o Terminal Vila Sônia.

Essa nova linha passará por bairros como Jaguaré, Rio Pequeno e Butantã

Veja os detalhes em:

https://diariodotransporte.com.br/2022/05/03/com-inicio-de-operacoes-do-terminal-vila-sonia-sptrans-realiza-mudancas-em-linhas-de-onibus-a-partir-de-21-de-maio/

LINHAS INTERMUNICIPAIS (EMTU)

A partir de 14 de maio de 2022, 24 linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) irão somente até o novo Terminal Vila Sônia, integrado com a linha 4 de metrô e que tem previsão de ser entregue na próxima semana.
Estas linhas hoje saem de municípios como Osasco, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra e hoje vão até as estações de Metrô São Paulo-Morumbi, Butantã e Pinheiros, na capital paulista.

As mudanças serão em três etapas, sendo que em 14 de maio serão nove linhas a parar no Terminal Vila Sônia, mais cinco linhas no dia 21 e maio e 10 linhas com maior lotação no dia 28.

Confira o cronograma e as linhas no link:

https://diariodotransporte.com.br/2022/05/06/linhas-da-emtu-comecam-a-servir-terminal-vila-sonia-a-partir-do-dia-14-de-maio/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. E assim fecha-se o cerco próximo a divisa com Taboão da Serra. Agora o Dória querer prolongar linha de metrô até Taboão, já que demorou tanto de fazer e terminar essa estação, é pura balela..Melhor ficar ali mesmo e seguir de coletivos às outras cidades. Reduz-se assim boa parte de coletivos intermunicipais que utilizavam a Morato. Lembram?? Começava em Pinheiros e tomava o longo da avenida de cabo a rabo seus 6 mil metros…Cabe agora a SPTrans reformular tudo desde placas de identificação nos pontos, como refazer horários de linhas que por lá passam.

  2. DORACY SANTOS disse:

    A linha 748A41 JARDIM PERI PERI LAPA vai sofrer alterações com a abertura do metrô VILA SÔNIA

Deixe uma resposta