Frota de ônibus da linha 4 Amarela entre Taboão da Serra e Vila Sônia tem projeto para 13 veículos, diz prefeitura da cidade da GSP

Percurso deve ser feito em 14 minutos e demanda esperada é de 3 mil pessoas por hora, em média

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Taboão da Serra, na GSP (Grande São Paulo), informou no início da tarde desta quarta-feira, 04 de maio de 2022, que o projeto original de ligação por ônibus entre o Terminal Vila Sônia, da linha 4 de metrô, na zona Oeste da capital paulista, e o miniterminal Taboão deve ser composta por 13 veículos.

O Diário do Transporte mostrou em primeira mão com informações oficiais em 29 de abril de 2022, que os ônibus já estavam em testes.

Os coletivos são do tipo articulados de 23 metros (com capacidade de quase 200 passageiros cada) e vão ser operados pela empresa LiraBus, do Grupo Belarmino, contratados pela Via Quatro, concessionária da linha de metrô.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/04/29/onibus-para-a-linha-4-do-metro-entre-taboao-da-serra-e-vila-sonia-ja-estao-sendo-preparados/

Ainda de acordo com o comunicado da prefeitura, o trajeto entre o Largo do Taboão e o terminal de ônibus da estação Vila Sônia será feito em 14 minutos. A demanda média estimada é de 3 mil pessoas por hora e não haverá cobrança pelo transporte por ônibus, mas os passageiros vão precisar pagar a tarifa do metrô

O terminal Vila Sônia deve ser inaugurado ainda neste mês de maio.

Como também mostrou o Diário do Transporte em primeira mão, a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema municipal de ônibus da capital paulista, definiu que haverá mudanças de linhas nos dias 21 e 28 de maio por causa do novo terminal.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/05/03/com-inicio-de-operacoes-do-terminal-vila-sonia-sptrans-realiza-mudancas-em-linhas-de-onibus-a-partir-de-21-de-maio/

Linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) também serão mudadas, mas a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) ainda não divulgou as alterações.

MINITERMINAL:

A prefeitura de Taboão da Serra ainda informou que estão avançando as obras do miniterminal no Largo de Taboão que vai receber os ônibus do “Serviço Vai e Vem” da linha 4.

A estrutura fica na Rua João Santucci e as obras terminam ainda neste mês de abril de 2022, segundo a prefeitura.

De acordo com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei dos Santos, a parte mais pesada do trabalho já foi feita, faltam apenas detalhes a serem ajustados antes da inauguração. “Taboão da Serra esperou por muitos anos. Muitas promessas chegaram aos olhos dos nossos munícipes de que um dia nós teríamos um metrô aqui. Não chegou o metrô de trilhos, por enquanto, mas sobre rodas já é verdade, já é uma realidade”, afirmou, em nota.

 “Sabemos o quanto o Metrô de Taboão da Serra é esperado por todos os moradores. Por isso, continuaremos cobrando para que a estação Largo do Taboão saía do papel e seja  construída. Enquanto isso, a população poderá utilizar os ônibus Vai-Vem, cuja rápida instalação do terminal é uma das conquistas da nossa administração. Além de facilitar os deslocamentos, a chegada desse terminal  ajudará muito no desenvolvimento de toda a nossa região”, prosseguiu.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta