Ônibus para a linha 4 do Metrô entre Taboão da Serra e Vila Sônia já estão sendo preparados

Veículos são do tipo superarticulado com capacidade para quase 200 passageiros cada um

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

Imagens em redes sociais mostram que os ônibus que vão fazer o transporte no complemento da linha 4-Amarela, do Metrô, entre Vila Sônia, na zona Oeste da Capital Paulista, e a cidade de Taboão da Serra, na grande São Paulo, já estão em fase final de preparação.

Os coletivos estão passando por testes de trajeto, para treinamento de motoristas e adequação de frota, uma vez que são ônibus bem grandes, de 23 metros de comprimento.

Cada veículo tem capacidade para cerca de 200 passageiros.

O modelo é o “superarticulado” Mercedes-Benz O5000 UDA (de piso baixo e acessibilidade por rampas para pessoas com mobilidade reduzida) e carroceria Caio Millennium BRT.

Não haverá cobrança de passagens nos ônibus para os passageiros da linha 4, que terão de pagar a tarifa no Metrô.

A data exata de início das operações vai ser definida.

Os veículos estão recebendo a padronização e alguns usados em testes ainda não estão com o layout final. Mas é certo que a lataria terá os logos do Governo do Estado de São Paulo e da concessionária da linha 4 de Metrô, ViaQuatro, com tonalidades amarelas.

Linhas metropolitanas da EMTU a partir de Taboão da Serra serão alteradas pelo serviço, sendo encurtadas até o miniterminal da cidade da Grande São Paulo.

A operação foi contratada pela ViaQuatro, concessionária da linha de metrô, e será realizada pelo Grupo Belarmino, que possui empresas como LiraBus e VB, no interior paulista, e a Sambaíba, na capital.

A empresa responsável é a LiraBus.

A fase dois da construção da Linha 4-Amarela, desde a sua concepção, previa a chegada de metrô no município de Taboão da Serra, fazendo até então que fosse a primeira cidade da Grande São Paulo, à exceção da capital paulista, a contar com o sistema metroviário.

No entanto, com os atrasos na construção por vários anos e a chegada à Vila Sônia apenas em 2021 de fato, a expansão até Taboão da Serra ficou para um segundo plano, mesmo com as promessas do Governo do Estado de continuar essa obra, porém sem um prazo definido.

Na época à frente da pasta dos Transportes Metropolitanos, o então secretário Alexandre Baldy, em rede social, chegou a classificar como “prioridade” a continuidade destas obras na linha 4.

Diante disto, foi elaborada a ideia de um sistema de “shuttle” com ônibus gratuitos para ligar a estação da Vila Sônia até Taboão da Serra através de um percurso aproveitando a Avenida Francisco Morato até o Largo do Taboão, onde ficará o mini terminal. O percurso total será de aproximadamente 2,5 km.

Ao desembarcar o Metrô ou embarcar no mini terminal em Taboão, o passageiro não paga passagem para utilizar o serviço que será na modalidade expressa, portanto, sem realizar paradas no meio do caminho.

Esta solução é momentânea, uma vez que o plano de levar o metrô de fato até a região não foi descartado.

Adamo Bazani e Willian Moreira, jornalistas especializados em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Giovani disse:

    Eita, agora vai hein! Esse chassi 0-5000 vai aguentar bem o tranco…

  2. Luis Nunez disse:

    Enquanto isso o ABC é inundado de ônibus ‘cabrito” de motor dianteiro em chassis de caminhão para ir até o Sacomã e tem gente que acha que isso é evolução.

  3. Vinicius Ferraz Siqueira disse:

    CCR diminuindo linhas da EMTU ! esse grupo vai longe na mobilidade de São Paulo hein….

  4. Ailton Nascimento Souza disse:

    Na vdd é uma dúvida quando os ônibus retornarem do metrô vai voltar com passageiros até o Taboão da serra?

    Se issco acontecer será ótimo

  5. Erick Alves disse:

    Vai retornar com passageiros para Taboão da Serra sim senhor!

  6. Leandro disse:

    So não entendi uma coisa , pq o grupo berlamino vai operar os ônibus, se eles não tem nada com a via 4, onde o grupo ruas tem 15 % da via 4, e TB começar com ônibus de 2013 sem ar condicionado

  7. ALEXANDER INACIO disse:

    Esses carros são da Sambaíba e receberam tratamento e adequação nas garagens da Rápido Luxo Campinas.

  8. Antonio Gomes Faim disse:

    Os cidadãos de Taboão da Serra agradecem pelo mini terminal e pelo sistema leva e trás gratuito . Boa noite

  9. Jose Rodrigues Da Silva Filho disse:

    Depois de dez anos” eita estação que desafiou a nossa inteligência viu” agora fico imaginando vão resolver parcialmente o problema né ” vão despejar as pessoas do Taboão e região lá na estação” e depois vai ter linhas e ônibus suficiente p toda demanda? E os horários vai ter até que horas? Porque a estação está pronta faz meses” e até agora não funciona” já até inauguraram e…

  10. ANA CLAUDIA REIS disse:

    Puxa ..se estivessem esticado até o shopping Taboão iria ajudar demais a população descentralizada do largo doTaboão…enfim..estica aí o percurso senhores .

  11. Leandro Alves dos Santos disse:

    Qual será o percurso desse ônibus, já que onde o terminal em Taboão está localizado não tem acesso fácil dos articulados para a Francisco Morato, pelo vídeo o ônibus está passando em frente ao hospital family.

  12. Jose disse:

    Na verdade esse metrô deveria chegar em Itapecirica, mas de qualquer forma o prefeito de Taboão está dando uma forcinha embora a passos de tartaruga.

  13. José Fernandes Dos Santos disse:

    Se esses políticos miseráveis, não tivessem roubado o dinheiro das obras , hoje teríamos o metrô aqui na nossa cidade.

  14. José Fernandes Dos Santos disse:

    Eu moro ao longo da rodovia! Agora me digam?
    Qual a vantagem se temos que pagar uma passagem mais cara que o metrô, nos ônibus intermunicipais EMTU

  15. Octavio Rodrigues Leal disse:

    Meus amigos realmente é uma evolução para Taboão da Serra mas não entendi o porquê desse ônibus? Pois a grande massa queria pegar ele estão nos ônibus que já vão até o terminal vila Sônia e São Paulo Morumbi só é vantagem para quem pega o ônibus no centro de Taboão pois quem já tá embarcado vindo de Embu Itapecerica não descerá no Taboão para pegar o mesmo então creio que será um ônibus vazio

Deixe uma resposta