Greve de ônibus em São Luís (MA) e região metropolitana entra no terceiro dia nesta sexta (18)

Reunião no TRT quer colocar fim ao impasse

ADAMO BAZANI

Entrou no terceiro dia a greve de motoristas e demais funcionários do sistema de ônibus que atende a São Luís e região metropolitana (MA), envolvendo, além da capital, as cidades de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Uma audiência ainda nesta sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) vai tentar colocar fim ao impasse entre trabalhadores e empresas de ônibus.

A desembargadora Solange Cristina Passos de Castro atendeu pedido do Sttrema (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão) e marcou o encontro.

Os trabalhadores do transporte coletivo iniciaram a greve na quarta (16) para ter um reajuste de 15% no salário, vale-alimentação de R$ 800, regularização de direitos em atraso e que seja mantido o cargo de cobrador nos veículos, rejeitando a proposta patronal de um aumento em 5%.

Na terça-feira, a magistrada decretou a ilegalidade e a abusividade da greve de ônibus em São Luís e região metropolitana (MA).

Segundo a magistrada, a abusividade e a ilegalidade cabem porque a categoria, por meio do Sttrema (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário), não cumpriu determinação judicial de, no mínimo de 80%, da frota do transporte público de passageiro da grande São Luís (capital, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar).

Em caso de descumprimento, a entidade trabalhista pode receber muita diária de R$ 50 mil.

Pelo fato de a greve ter sido considerada ilegal e abusiva, as empresas de ônibus podem descontar o dia parado dos trabalhadores.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/16/justica-decreta-ilegalidade-da-greve-de-onibus-de-sao-luis-e-determina-retorno-de-80-dos-servicos/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta