Paes diz que contrato do BRT Rio será extinto por meio de decretação de caducidade nos próximos dias

Segundo prefeito, situação do sistema só vai melhorar de fato em 2023 com novas concessões

ADAMO BAZANI

Nos próximos dias, a prefeitura do Rio de Janeiro deve rescindir o contrato do BRT.

A informação é do prefeito Eduardo Paes em entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura, no fim da noite desta segunda-feira, 15 de fevereiro de 2022.

“Nos próximos dias, a gente está decretando a caducidade do BRT. Estamos acabando com a concessão do BRT. E é óbvio que isso, depois, com o tempo, você vai ter um ajuste de contas. Os empresários provavelmente vão dizer que o reajuste das passagens de ônibus não acontece desde 2017, 2018, sei lá. A prefeitura vai dizer que gastou R$ 80 milhões, aqui. Isso vai, provavelmente, gerar um debate” – disse

Para o prefeito, o sistema de ônibus rápidos em corredores, que está degradado há mais de dois anos, só deve melhorar de forma substancial a partir de 2023, quando devem estar em vigor as novas concessões.

Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura vai dividir a responsabilidade pelo sistema em duas licitações.

Uma será apenas para fornecimento da frota a ser comprada pela prefeitura, e outra concorrência será apenas para definir as empresas ou consórcio que vão operar estes ônibus.

A licitação para a compra de 557 ônibus no valor estimado de R$ 468 milhões já tem data para acontecer:  16 de março quando está prevista a abertura das propostas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/14/prefeitura-do-rio-de-janeiro-lanca-licitacao-para-compra-de-frota-do-brt-557-onibus-novos/

A prefeitura confirmou ainda que paralelamente ao processo de licitação para a aquisição de novos ônibus, a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) publicará em março de 2022, o edital de licitação para a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio. O concessionário vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também pela manutenção dos veículos e pela gestão das garagens. Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio (CMTC  – Companhia Municipal de Transportes Coletivos), continuará responsável pelos serviços do BRT.

Como mostrou o Diário do Transporte, as condições técnicas que vão orientar o processo de licitação serão apresentadas durante a audiência pública virtual que acontecerá no dia 18 de fevereiro de 2022, das 11h às 13h. Os interessados em participar podem se inscrever no site da SMTR.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/04/prefeitura-do-rio-adia-audiencia-publica-sobre-a-concessao-do-brt/

O sistema de BRT está sob intervenção da prefeitura desde março de 2021.

A intervenção deveria ter sido encerrada em setembro de 2021, mas teve de ser prorrogada para março de 2022.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta