Prefeito Ricardo Nunes inicia desapropriação de áreas para construção de Terminal e Corredor de ônibus
Publicado em: 11 de fevereiro de 2022

Processos se referem a Terminal de ônibus no Grajaú e Corredor de ônibus no Aricanduva
ALEXANDRE PELEGI
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, abriu dois processos de desapropriação para implantação de equipamentos de transporte coletivo de passageiros da capital.
São dois decretos, ambos publicados no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022.
Os decretos declaram de utilidade pública, para desapropriação, imóveis particulares para a implantação de terminal de ônibus no distrito do Grajaú, e implantação de corredor no Aricanduva.
A declaração de utilidade pública tem por finalidade permitir ao Município a desapropriação judicial ou a aquisição mediante acordo.
No primeiro decreto, de nº 61.403, para implantação de terminal de ônibus, a prefeitura declara de utilidade pública imóvel particular situado no Distrito de Grajaú, Subprefeitura de Capela do Socorro, contido em área de 50.946,51m².
No segundo decreto, nº 61.044, para o corredor de ônibus, são declarados de utilidade pública imóveis particulares situados no Distrito do Carrão, Subprefeitura de Aricanduva, contidos em área de 4.278,77m².
PLANO DE METAS
Como mostrou o Diário do Transporte, contando todos os recursos municipais, o PPA 2022-2025 (Plano Plurianual) contempla R$ 23,4 bilhões para mobilidade urbana e avanços em metas ambientais.
Traçado por Eixos temáticos, a área de Mobilidade está concentrada no Eixo SP Ágil, cujo objetivo é garantir a qualidade e segurança das vias públicas e da infraestrutura viária, atingir grau de excelência em segurança viária, com foco na diminuição do número de acidentes e de vítimas fatais no trânsito e garantir o acesso ao Sistema Municipal de Transportes, de forma segura, acessível e sustentável.
Com previsão orçamentária total de R$ 23,4 bilhões para os próximos 4 anos, o programa SP Ágil está vinculado ao Plano de Metas, que dentre outras trouxe as seguintes proposições:
= Implantar quatro novos terminais de ônibus;
= Implantar corredores de ônibus no modelo BRT (Bus Rapid Transit) na Avenida Aricanduva e na Radial Leste.
O Diário do Transporte solicitou informações à SPTrans sobre as desapropriações publicadas nesta sexta (11), bem como detalhes da implantação dos novos equipamentos – Terminal e Corredor.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Comentários