OUÇA: Documento oficial da SPTrans trata sobre fim dos cobradores de ônibus na capital paulista com viações

A partir de abril, SPTrans vai reduzir 2,5% da remuneração pela “desmobilização” de cobradores em linhas que em que há possibilidade de operar sem esse tipo de função

ADAMO BAZANI

Colaborou Jessica Marques

OUÇA:

A SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora dos transportes da capital paulista, mandou ofício às empresas de ônibus que atuam nos subsistemas estrutural e de articulação regional para tratar do fim dos cobradores. Estes dois subsistemas são operados pelas chamadas “viações tradicionais”.

Os ônibus do subsistema local de distribuição (ex-cooperativas) já operam sem cobradores desde 2014.

O documento, datado de 10 de janeiro de 2022, pede às empresas de ônibus “informações referentes à potencial desmobilização dos cobradores”.

Ainda de acordo com o despacho interno, a partir do mês de abril de 2022, conforme aditivo à concessão das companhias de ônibus, as despesas de pessoal com cobrador não farão mais parte da tarifa atual de remuneração das viações como agora.

Assim, a partir de abril, a cada mês, a SPTrans vai deixar de pagar 2,5% do valor correspondente ao custo dos cobradores às empresas de ônibus.

As empresas terão de informar quais são os ônibus que poderão circular sem cobrador.

O presidente do Sindimotoristas, sindicato que representa os trabalhadores, José Valdevan de Jesus Santos (Valdevan Noventa) disse ao Diário do Transporte que a entidade trabalhista não foi chamada para discutir e que, poderá haver paralisações e protestos na cidade.

“Nós estamos conscientizando os motoristas a não colocar um ônibus sequer no sistema se não tiver cobradores. Foi o maior desrespeito principalmente pelo poder público” – afirmou Noventa ao acrescentar que nos dias 18 e 19 de março será feito um seminário do sindicato que, entre outros temas, vai abordar a presença dos cobradores.

Pelo que a reportagem apurou, não haverá demissão em si dos cobradores, porém, não poderão ser mais contratados profissionais novos para esta função.

Todo o procedimento deve ser gradativo.

Também é informado no mesmo documento que no dia 05 de janeiro de 2022 o assunto foi discutido em reunião entre a SPUrbanuss (sindicato que representa as empresas de ônibus) e a Superintendência de Engenharia Veicular e Mobilidade Especial da SPTrans.

Um documento com sugestões de layout interno dos ônibus de diferentes portes com e sem cobrador também está circulando entre as empresas.

O Diário do Transporte procurou a SPTrans que explicou que 5,7% dos passageiros fazem o pagamento da tarifa em dinheiro e que já há uma transferência natural destes profissionais (cobradores) de, em média, 2,5% ao mês, para outras funções, em linhas elegíveis, ou seja, aquelas em que há possibilidade de operar sem esse tipo de função. A SPTrans negou que haja determinação para as empresas retirar cobradores.

Veja a nota na íntegra:

A SPTrans informa que desde 2014, todos os coletivos do sistema local já operavam sem cobrador.

Atualmente, no sistema estão cadastrados 14.041 cobradores. Em todo o sistema, apenas 5,7% dos passageiros fazem o pagamento da tarifa em dinheiro (dado de novembro de 2021). Com o avanço da tecnologia e cobrança automática das tarifas no transporte coletivo, esses profissionais já passam por programas de reciclagem nas empresas e são reaproveitados pelo sistema em outras atividades como: motorista, fiscalização, manutenção, administração, entre outras.

Não há determinação para retirar cobradores do sistema. Atualmente, já há uma transferência natural destes profissionais de, em média, 2,5% ao mês, para outras funções, em linhas elegíveis, ou seja, aquelas em que há possibilidade de operar sem esse tipo de função. No último aditivo contratual firmado junto às concessionárias, ficou determinado que a remuneração será ajustada mensalmente, a partir de abril, para considerar o custo efetivo da mão de obra na operação destas linhas.

 

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Jessica Marques

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. Valdo de Oliveira disse:

    Eu quero deixa minha opinião com esse sistema faldulento esse político safado senhores senhoras só pensa nele vão da a resposta é n voto eu faço uma pergunta p prefeito vice prefeito vereador governador o motorista ele pode dirigir e cobrar a passagem isso pode pq não pode quando o cara tá dirigindo e falando n celular ou mexendo n celular vcs só pensa n seu inbrigo qui se lasca o pobre tem para são Paul

  2. Joan Queiroz disse:

    Esses caras insistem no corte de postos de trabalho e depois falam em aquecer a economia. Qualquer burro sabe que desempregado não movimenta o consumo.

  3. Ricardo Valentim disse:

    Imagina esses hoje empregados, amanhã desempregados. Políticos governam para ricos e jamais pensam nós menos afortunados.

  4. ANDERSON ALESSANDRO OLIVEIRA ARAUJO disse:

    Gostaria de saber de quem será a responsabilidade em caso de acidente ou incidente dentro do veículo; uma pessoa para dirigir, informar passageiros, embarcar passageiros PCD (e cobrar passagens, porque dúvido que as empresas vão abrir mão desses 5% de passageiros que pagam em dinheiro)…
    E nas situações onde vamos ver um ônibus lotado (pense num superartuculado que pode levar mais de 150 pessoas) mas vão constar somente 4, 5 passagens pagas – na época do bilhete magnético era assim, porque seria diferente agora? O motorista vai estar dirigindo, não vai ter tempo de ficar vigiando a catraca…

  5. Ricardo Mendonça dos santos disse:

    Se fala muito de pessoas desempregada agora,cada pai de família, como eu luta pelo bem estar de cada filho,a saúde cada vez mais difícil e pra atrapalhar ainda veio essa pandemia de corona viru e a economia do Estado, e do município de São Paulo cada vez mais precária

  6. Ricardo Mendonça dos santos disse:

    A empresa de transporte urbano, têm uma grande logística ela pode elaborar meios de adaptar um cobrador,em outra função sem precisar demitir isso tem ser primeiro convidado, depois fazer curso interno ou uma reciclagem, em padrão da garagem.

  7. Elenide disse:

    Sou cobradora há 19 anos, 11 sem registro! E com 60 anos. pago aluguel, tenho um filho autista. E preservo o meu trabalho, amo o que faço! E por muitas veses já me ofereci pra treinar outras funções, Mas as coisas não acontecem como vcs falam! Nunca me deram a oportunidade, sou ficha limpa e dedicada na Express!

  8. Aloisio santos silva disse:

    Bom dia
    Extress total ..
    Trabalho 8 anos no sistema e nao estamos ali somente pra cobrar tarifa , o atendimento é FUNDANENTAL existem idosos , cadeirantes , e muito mais ..
    Periferia e outro nivel
    So o motorista vai ser cansativo .
    Mais nem todos pensam assim pq tem companheiros qui por uma mixaria a mais pode ser favoravel no final do mes..
    A nossa classe ja está desunida ja faz muito tempo muitos trabalham sobre pressao com medo de perde o posto qui atua..
    Boa sorte pra vcs motorista
    Pedi pra entra nao vou pedi pra sai e gosto do meu trampo e cinheço muitos qui apoiam nossa causa..
    Deixa Deus trabalhar

    Att chapa garagem itaim
    Momento do qui eu penso…✌

  9. Luiz disse:

    Tem muito cobrador que só quer ficar no celular, não sabem atender ninguém direito e, como se não bastasse, ficam mal humorados por qualquer coisinha. Se for pra continuar assim, melhor que acabe mesmo! Vão dar valor quando perder. Quem não tem competência não se estabelece! Vamos estudar e ser profissionais porque o mercado não quer saber de encostados não.

  10. BRUNO NASCIMENTO SANTOS disse:

    Ao deixar de ter cobrador nas linhas de ônibus que cortam a capital paulista não interferirá em nada porque atualmente uma grande parcela das pessoas usam o cartão magnético próprio pra pagar as passagens. De 70 passageiros que utilizam uma única via somente 10 no máximo pagam com dinheiro a passagem. Infelizmente postos de trabalho serão excluídos mas também não podemos deixar que o estado se modernize. Na baixada santista esse sistema já funciona há anos e não dá problema.

  11. ROSEMBERG APARECIDO FRANCESQUETTE disse:

    O que adianta que empresas desde 2014 já não usam mais cobradores se o motorista do coletivo tem dupla função com a caixinha lá na frente de cobrador exercendo a função de motorista r cobrador ao mesmo tempo!! Desconsideração total aos seus funcionários induzindo os mesmo a cometerem infrações de trânsito tirando a atenção dos mesmos ao passarem troco manuseado o dinheiro, infração idêntica ao uso de celular por motoristas! Sptrans faça o favor né?!!, deixar profissionais da direção sofrerem esses abusos por parte das empresas!, CONTRAN tome providências quanto ao abusosos cometido pelas empresas que fazem isso com os motoristas de colectivos..cobradores sempre terão que ter ou será que já tão acostumados com o gado dos motoristas pagando multas e suspendendo suas CNHs pra arrecada dinheiro para esses famigerados governos, que gostam de dinheiro e a economia vê depois!!!

  12. The Aviator disse:

    Seguimos para um mundo em que se a tarefa que você faz pode ser automatizada, isso acontecerá. É um movimento que acontece em todo o mundo, há muito tempo. E no Brasil, com a imensa burocracia e impostos elevados, um colaborador tem custo elevado. A grande questão é que precisamos fomentar a indústria e a tecnologia para gerarmos empregos de qualidade.

  13. MEIRE DOS SANTOS MACHADO disse:

    Isso é um absurdo o mal que estão fazendo aos trabalhadores e ainda comprometendo a saúde dos motoristas que já tem que ter a responsabilidade de dirigir e agora atuar como cobrador,aonde vamos parar e a o desemprego que irá causar na nossa sociedade,pais de famílias desamparados e depois querem proibir comércio nós metros e nós trens,isso é uma vergonha 🤦🏼‍♀️

  14. Reginaldo Pereira Dionizio disse:

    Se com cobrado os ônibus atrasado imagino agora os motoristas cobrando. Isso vai vira um inferno, nós pagando pra sofrer cada vez mas. Isso é uma vergonha para uns paus desse. Onde só existe roubo e nada de melhorar pra nós trabalhadores 😕.
    As condições de hoje tá se tornando um lixo

  15. Jon disse:

    Já que vai tirar repassa o salário deles para os motoristas porque vão dirigir e cobrar. ( Sempre existe passageiro sem bilhete ou o mesmo deu problema e usam dinheiro.)

    1. Valdo de Oliveira disse:

      Esse safado vereador prefeito governador vem com conversar mole pra conquistar seu voto depois só ferro n pobre é só n nosso

    2. Valdo de Oliveira disse:

      Prefeito vereador governador ninguém fala qui o salário do cobrador é calculado em cima da passagem

  16. Valdo de Oliveira disse:

    Essses político safado não da prioridade p transporte cadê vez mais ta ficando uma neda

  17. Luis Carlos Rodrigues Quaresma disse:

    É muito importante ter o cobrado porque ônibus lotado causa acidentes fica tudo nas costa do motorista ele devia então ganhar pela as duas funções cade o sindicato essa hora só serve para greve ?

  18. Fernando Cavalcante Alves silva disse:

    Esse sistema é foda o povo tinha q fazer boicote contra essas empresas o povo passando fome sem emprego e os cara querem fude o povo o ser humano fala q isso é progredir mais isso não é caminha para frente imagina trabalhando já tá difícil imagine um monte de pessoa desempregado passando fome pq um povo medíocre acha q isso Olhar para frente isso é fuder o povo sem emprego fudido passando fome

  19. Valdo Oliveira disse:

    Vai atrás do Vereador Milton Leite n eleição ele foi em todas as garagem pedindo o voto e agora cadê a palavra

  20. Ari Ferreira Munis disse:

    Todo ano quando chega próximo dos dissídios vem essas ameças de tirar cobrador de ônibus. Aí começa isso. Todo mundo sabe que em São Paulo não dá pra trabalhar sem cobrador. A cultura da população e diferente. Muitos vão pular catraca pra não pagar passagem. Outros vão invadir pela porta traseira quando ouvir desembarque. . Sem contar com atendimento ao cadeirante , informações.ao usuário. Com dois funcionários no ônibus . Muitos não respeitam. Imagina só com o motorista.. Em uma linha da periferia até o centro da cidade. Fora o estresse que o motorista passa. . Numa época de desemprego . e inflação. Acho que não seria a hora pra isso. Deixa o país entrar nos trilhos . Vamos recuperar a economia empregos. . Tem muita desemprego não só em São Paulo. . Depois esses prefeito querem nosso voto. Prometem tudo . Depois que ganham . Tira tudo do trabalhador. Não pensam nas famílias que tem crianças pequenas pagam aluguel. Sem emprego fica tudo mais difícil . E aumenta a violência.. Acho que não seria hora pra isso. Prefeitura pense nisso um pouco. Se vc estivessem no lugar desse cobradores pai de família numa época tão difícil. Com tantas perdas . Com tantas doenças onde morreram milhões de gente.

  21. Paulo Bellan disse:

    Os troleibus do sistema ABD nunca tiveram cabradores!!!

Deixe uma resposta