Sistema do Bilhete Único apresenta problemas em estações do Metrô e CPTM nesta terça (1º)
Publicado em: 1 de fevereiro de 2022

Quem tentou embarcar em estações não consegue pagar e recebeu uma “gratuidade” para seguir a viagem
WILLIAN MOREIRA
Passageiros que utilizam o transporte metroferroviário enfrentaram dificuldades para realizar o embarque nas estações de trem da CPTM e Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro de 2022.
O motivo é uma falha do sistema do Bilhete Único e sua comunicação com essas estações, recusando o pagamento com este tipo de cartão.
Sem conseguir pagar a tarifa, as estações estão concedendo o embarque gratuito para esses passageiros nas linhas 1-azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 15-Prata.
Este problema afeta também a cobrança da tarifa nas linhas operada pela iniciativa privada (ViaMobilidade) 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Em resposta ao Diário do Transporte a CPTM informou que a Autopass, empresa de tecnologia, já foi acionada para verificar o que aconteceu, e que o pagamento com Cartão BOM e TOP estão funcionando normalmente.
Estações do Metrô também registram o mesmo problema. Leia abaixo a nota divulgada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Por volta de 8h15, a situação começou a se normalizar
Na manhã desta terça-feira (1/02), foram identificadas em algumas estações da CPTM instabilidades na leitura do cartão de transporte Bilhete Único nas catracas. Em algumas estações, os colaboradores liberaram o acesso dos passageiros. As equipes da Autopass atuaram desde o início do problema e o sistema iniciou processo de normalização por volta das 8h15.
O Diário do Transporte também procurou a Autopass, que disse o problema foi decorrente a um ajuste na atualização do sistema da SPTrans.
Nesta manhã de terça-feira, dia 1, foi identificada uma intermitência nas estações da CPTM para aceitação do cartão de transporte Bilhete Único. Rapidamente identificado, o time da Autopass atuou no problema, que já foi resolvido. A situação foi decorrente a um ajuste na atualização do sistema da SPTrans.
A SPTrans também se pronunciar
A SPTrans informa que acionou a equipe técnica, que verificou junto à CPTM haver instabilidade em servidor da companhia de trens, impossibilitando a transmissão de dados sobre o Bilhete Único na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro. A situação já está sendo normalizada.
Sobre bilhetagem, veja também:
*Fim dos Cobradores em São Paulo – Em abril começam mudanças e sindicato promete manifestações*
No Diário do Transporte, *OUÇA entrevista*, também *veja os documentos oficiais* e ainda *leia a nota oficial da SPTrans*
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Não teve gratuidade nenhuma, alem da falha foi queimado o chip do meu bilhete único. E a sptrans está me fazendo esperar 8 dias para eu ter um bilhete único novo graças a essa “falha’ de sistema não resolvida