Eletromobilidade

Higer confirma ônibus articulado elétrico em São Paulo para julho

Uruguai também vai receber uma unidade. Veículos tiveram início de produção na China autorizado e vão seguir padrões brasileiro e uruguaio

ADAMO BAZANI

A fabricante de ônibus elétricos Higer confirmou ao Diário do Transporte, nesta sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, que, em julho, a cidade de São Paulo terá mais uma unidade da marca em circulação a título de testes, mas, desta vez, o veículo será articulado.

De com o diretor geral da Higer Bus para América do Sul, Marcelo Barella, a ordem para a produção na planta da China foi autorizada juntamente com a fabricação de uma outra unidade, também articulada, para ser testada no Uruguai.

O modelo que vai ser apresentado em São Paulo é o Azure A18BR, 100% elétrico com bateria.(Veja ao fim da matéria mais fotos e o prospecto de apresentação).

A exemplo do Azure A12BR, que é um padron de 12 metros e já é testado na capital paulista, o A18BR vai ser concebido para os padrões de operação brasileiros, obedecendo às configurações e exigências da gerenciadora dos transportes da cidade de São Paulo (SPTrans), que é seguido por diversas outras cidades brasileiras.

O Azure A18BR tem 18.750 mm de comprimento, 2.550 mm de largura e 3390 mm de altura.

O PBT (Peso Bruto Total) é de 33.500 kg.

De acordo com a fabricante, a capacidade do veículo é para 154 passageiros, entre sentados e em pé.

As baterias têm uma autonomia com carga completa de, em média, 270 km.

O tempo de recarga é de cerca de quatro horas e o conjunto de baterias tem 516 Kwh. A garantia das baterias é de oito anos.

O ônibus ainda conta com a tecnologia de freio regenerativo, pela qual, a energia cinética das frenagens é transformada em energia elétrica e aproveitada pelas baterias.

A configuração é de piso baixo total, inclusive nas últimas portas.

Seguindo os padrões da SPTrans, o ônibus terá ar-condicionado, vidros colados, tomadas USB para carregar celulares e wi-fi para internet grátis.

O modelo é um monobloco, com chassis e carroceria integrados.

Como mostrou o Diário do Transporte, o modelo de 12 metros foi apresentado oficialmente ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, em 11 de novembro de 2021, ocasião na qual o diretor de Operações da SPTrans, Wagner Chagas Alves, disse que a gestão estuda alternativas para as viações atenderem a meta de 2,6 mil ônibus elétricos na cidade até o fim de 2024 e o leasing é uma delas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/11/sptrans-estuda-leasing-para-onibus-eletricos-testes-com-modelo-higer-vao-durar-seis-meses/

No mesmo dia, o diretor geral da Higer Bus para América do Sul, Marcelo Barella; e com o sócio-diretor da TEVX Motors Group, Celso Antonio Barreto, disseram ao Diário do Transporte que a fabricante propõe para o Brasil um pacote com ônibus, energia, baterias e devolução.

Para isso, foi anunciada uma parceria com a ENEL e a ENGIE que engloba não só a aquisição do ônibus, que segundo a empresa, fará com que a vida útil do veículo tenha um custo menor em comparação a outros ônibus elétricos.

Trata-se de uma espécie “de aluguel” ou “leasing” de duração de 15 anos. Ao fim deste período, o ônibus é devolvido à Higer.

Este “aluguel” é um pacote, que engloba a aquisição do ônibus, fornecimento de energia elétrica, manutenção, peças de reposição, os carregadores e troca de bateria no oitavo ano, com o descarte sendo de responsabilidade da Higer.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/11/entrevista-higer-tevx-e-sptrans-apresentam-novo-modelo-de-onibus-eletrico-que-sera-testado-na-capital-paulista/

Após verificações e testes na SPTrans, no dia 11 de janeiro de 2022, o modelo de 12 metros começou a ser testado pela empresa Transwolff, na zona Sul de São Paulo.

As próximas empresas que devem receber o veículo para testes são Sambaíba, na zona Norte, e, em seguida, Metrópole Paulista, na zona Leste.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/01/07/onibus-eletrico-da-higer-ja-esta-na-transwolff-e-comeca-testes-na-proxima-semana-pela-empresa-em-sao-paulo/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    Traseira:Marcopolo Torino G8 cover.KKKKKKKK……

  2. Martins disse:

    Esses empresários não estão nem aí com o povo brasileiro. Vai comprar da China!
    Esquecem que o passageiro precisa de emprego para pagar a passagem.
    Tem que comprar é produto nacional.
    Brasil caminhando para o fracasso.
    A pandemia mostrou como é ruim ficar dependente da China.

    1. Raphael disse:

      Aos “nacionalistas”, vejo como oportunidade para solidificar um novo mercado que será a tendência. O teste dos veículos chineses da Higer é o interesse de abrir uma subsidiária tal como a BYD fez e certamente, concentrará uma possível produção nacional em chassi somente, já que em particular temos o mercado nacional de encareicadoras que por décadas sempre acompanhando as tendências e inovações.
      São novos players que abriram oportunidades de gerar empregos e renda, sejam diretos ou indiretos na cadeira de suprimentos. É sabido que nossa legislação atual NÃO permite importação de ônibus para fins comerciais em frota.
      Contrariar isso com uma visão apequenada só demonstra a falta de conhecimento ao dar pitacos sem nenhum sentido…

      1. Dito Freire disse:

        Isso explica o fato de só termos carroças do duopólio Caio e Marcopolo circulando aqui no Br, quem fica passando flanela nas duas montadoras certamente nunca viu os ônibus q são ultilizados nas grandes cidades europeias por exemplo, acredito q como os ônibus da Higer são monobloco com ctz já vão vir prontos e por serem monobloco com ctz são bem mais leves e com isso bem mais econômicos, se cuida e evolui Caio e Marcopolo!

  3. HERALDO DOS SANTOS disse:

    Vergonha 100% fabricado na China. Vão dizer que o Brasil não tem capacidade. Vergonha

  4. Marcio disse:

    Pôxa… com tanta empresa brasileira boa. Funcionários brasileiros. Emprego no Brasil. Marcopolo, por exemplo.

  5. Darlan Soares disse:

    Espero que o projeto final mude quando chegar aqui, pois esse espaço de passagem que fica entre os assentos acima dos eixos, não fica 2 pessoas em pé nem a pau. Vai ter q ficar com pé de pinguim.

  6. GILMAR MARTINS DA SILVA disse:

    PARABÉNS PELA PRODUÇÃO DOS SEUS VEÍCULOS EM ESPECIAL OS DE TRANSPORTE COLETIVO ( OS ÔNIBUS ) SÃO EXCELENTE ESTÃO DE NOTA 10 A TODOS DA EMPRESA

  7. Nicolas Sena disse:

    Tomará que venha, e acabe com esse cartel da Mercedes/Caio Induscar.
    Já si foi o tempo de si andar com ônibus horríveis, que fazem um barulho imenso, poluem e são extremamente desconfortáveis.

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