Licitação para gerenciamento de dados do transporte de São José dos Campos terá abertura de propostas técnicas na próxima segunda-feira (24)

Prefeitura adquiriu veículos articulados 100% elétricos para operação do novo sistema de transporte coletivo. Com a rescisão contratual da Itapemirim processo licitatório terá de ser reiniciado. Foto: Jonathan Silva / Ônibus Brasil

Recurso da Scipopulis por desclassificação foi rejeitado e apenas duas empresas seguem na disputa: Clever Advices e Etra

ALEXANDRE PELEGI

Três empresas, sendo duas multinacionais e uma startup, disputavam desde 25 de agosto de 2021 a licitação para o gerenciamento de dados e planejamento operacional do novo modelo de transporte público de São José dos Campos, no interior paulista, previsto para entrar em operação em 2022.

Segundo a pasta, entraram no certame as empresas Scipopulis (do grupo green4T), Etra e Clever, que apresentaram três envelopes: o primeiro que trata dos documentos de habilitação, o segundo com a proposta técnica e o terceiro com a proposta de valores.

No processo a empresa Scipopulis foi desclassificada, mas interpôs recurso. A Clever, classificada, também apresentou recurso.

Nesta quarta-feira, 19 de janeiro de 2022, o Diretor do Departamento de Recursos Materiais da prefeitura, José Cláudio Marcondes Paiva, publicou o julgamento dos recursos, deferindo parcialmente o recurso do Consórcio Clever Devices Sjc, e rejeitando o da Scipopulis Desenvolvimento e Análise de Dados.

Desta forma, foi mantida a habilitação das licitantes Clever e Etra (Eletronic Trafic S.A.).

Com a questão recursal superada, a Abertura dos Envelopes das Propostas acontecerá no dia 24 de janeiro de 2022 às 09h, próxima segunda-feira. E o julgamento das propostas técnicas e de valores será feito de forma conjunta.


LICITAÇÕES SEPARADAS:

Como tem mostrado o Diário do Transporte, para o novo sistema estão sendo realizadas licitações diferentes, uma para operação dos ônibus, outra para tecnologia e ainda uma outra para a gestão financeira.

Segundo a prefeitura, o “o objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas e elevar a qualidade e modernização do serviço”.

A primeira parte, a da operação dos ônibus, voltou à estaca zero após a prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade, iniciar o procedimento de rescisão com a Itapemirim, após a empresa que venceu os dois lotes da licitação do sistema de ônibus ter descumprido o contrato.

O grupo de propriedade do empresário Sidnei Piva de Jesus não apresentou a comprovação de compra de frota, como exigia a licitação. Relembre:

São José dos Campos inicia rescisão de contrato da Itapemirim e nega pedidos da empresa de Piva

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta