MT suspende temporariamente processo licitatório das obras do BRT a pedido de empresas
Publicado em: 17 de janeiro de 2022

Segundo o governo, reabertura da licitação com novas datas será publicada no Diário Oficial
JESSICA MARQUES
O Governo de Mato Grosso, por meio da Sinfra-MT (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), suspendeu o processo licitatório para a contratação das obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), movido à eletricidade, em Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo o governo, a decisão atende a um pedido das empresas interessadas no certame, devido ao aumento de casos de covid-19 e consequente diminuição de seus quadros de funcionários.
A reabertura da licitação com novas datas, será publicada pela Sinfra-MT no Diário Oficial do Estado. A concorrência será realizada na modalidade de RDCi (Regime Diferenciado de Contratação Integrada), do tipo menor preço.
OBRA
Segundo o Governo do Estado, a obra está orçada em R$ 480.500.531,82, valor que compreende a elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, de desapropriação, obtenção de licenças, outorgas, aprovações e execução das obras de implantação do corredor do BRT.
No valor da obra também estão inclusas as construções de 46 estações, de um terminal na região do Coxipó e outro no CPA, e a reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande.
Será construído ainda um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, de uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de um parque linear na Avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.
No RDCi, a empresa vencedora ficará responsável pela elaboração do projeto e depois pela execução da obra, que tem um prazo de dois anos para ser concluída após o seu início.
O BRT trará melhor mobilidade urbana para os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, com os demais ônibus podendo utilizar o novo corredor.
Além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas. Outra vantagem, é que o BRT tem uma tarifa mais acessível em relação ao VLT e poderá ser expandido para outras regiões, a um custo menor do que a construção de novos trilhos.
A licitação havia sido lançada em 13 de dezembro de 2021, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.
Relembre:
Mato Grosso lança licitação para construção do BRT 100% elétrico entre Cuiabá e Várzea Grande
Jessica Marques para o Diário do Transporte
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