ViaMobilidade se compromete a aumentar segurança na operação das linhas 8 e 9
Publicado em: 14 de janeiro de 2022

Compromisso foi firmado com o Sindicato da Sorocabana após reunião sobre os recentes problemas na operação
WILLIAN MOREIRA/ADAMO BAZANI
O Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana divulgou nesta sexta-feira, 14 de janeiro de 2022, o resultado da reunião realizada com a concessionária ViaMobilidade 8 e 9, a respeito dos problemas registrados nas últimas semanas na operação dos trens nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Neste encontro, o grupo se comprometeu a melhorar a segurança do transporte ferroviário nas duas linhas.
Inclusive, a ViaMobilidade diz que já está contratando “Maquinistas Monitores”, que são ex-funcionários da CPTM nesta tarefa e prometeu reforçar as normas operacionais e procedimentos de segurança.
O objetivo é evitar incidentes graves como o avanço de sinal vermelho, danos aos equipamentos de via ou uma ação indevida, como a abertura de portas de trem no lado oposto da plataforma, o que pode resultar em queda de pessoas na via.
O treinamento dos maquinistas também será aprimorado, com melhor capacitação dos novos contratados.
“Esperamos que aViaMobilidade, que está assumindo o serviço definitivamente no final desse mês, haja com responsabilidade e respeito, cumprindo a obrigação contratual em melhorar a qualidade na estrutura das duas linhas bem como proporcionando condições dignas e seguras de trabalho. Estamos acompanhando essa transição e atentos a todos fatos e ocorrências, visando a garantia de direitos e a segurança de todos: trabalhadores e população”, disse o presidente do Sindicato da Sorocabana, José Claudinei Messias, em nota divulgada para a imprensa.
Além da questão da condução dos trens, temas como o quadro de funcionários das estações, à segurança patrimonial, à manutenção e às falhas nas bilheterias, foram abordados na reunião.
Como mostrou o Diário do Transporte, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) informou que desde 27 de dezembro de 2021, a operação dos trens está sob controle da ViaMobilidade, mas a gestão é da CPTM.
A responsabilidade integral pela linha passará a ser em 27 de janeiro de 2022.
Relembre:
Em 20 de abril de 2021, o Consórcio ViaMobilidade 8 e 9, formado pelo Grupo CCR e pelo Ruas Investimento e Participações S/A (ligado a empresas de ônibus da capital paulista), venceu o leilão de concessão de ambas as linhas com a oferta de oferta de R$ 980 milhões pela outorga fixa, o que representou ágio de 202% sobre o valor mínimo.
Consórcio ViaMobilidade 8 e 9 – Formado pela CCR (líder) e Ruas Invest (ônibus da capital paulista): R$ 980 milhões
Consórcio MobTrens: Grupo Comporte (família Constantino, ônibus) – líder, Consbem Construções e CAF: R$ 787,7 milhões
Consórcio Integração Iberica Holdding S.A (líder) e Metra (dos Trólebus e Ônibus do ABC): R$ 519,5 milhões
Consórcio Itapemirim/Encalso: Grupo Itapemirim (ônibus é o principal negócio) – líder Encalso Construções: R$ 400 milhões
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
“Esperamos que aViaMobilidade, que está assumindo o serviço definitivamente no final desse mês, haja com responsabilidade e respeito, cumprindo a obrigação contratual em melhorar a qualidade na estrutura das duas linhas bem como proporcionando condições dignas e seguras de trabalho.”. HAJA com responsabilidade?