Procon da cidade do Rio de Janeiro aplica multa de mais de 12 milhões à ITA (Itapemirim Transportes Aéreos)
Publicado em: 14 de janeiro de 2022

Além disso, ainda há possibilidade de multa do Procon Estadual do Rio de Janeiro
ADAMO BAZANI
O Procon Carioca, órgão vinculado à secretaria Municipal de Cidadania da cidade do Rio de Janeiro, informou nesta sexta-feira, 14 de janeiro de 2022, que aplicou uma multa contra a Itapemirim Transportes Aéreos no valor de mais de R$ 12 milhões (R$ 12.016.480,00).
O órgão diz que no dia 17 de dezembro de 2021, a empresa foi notificada a prestar esclarecimentos sobre o anúncio que fez de suspensão temporária de toda a sua operação de transporte aéreo de forma inesperada e imediata, deixando os consumidores desprevenidos e suscetíveis a imensos transtornos.
Entre os questionamentos do Procon à Itapemirim estavam
– o que levou à decisão,
– como os consumidores foram informados sobre a suspensão,
– se haveria passagem endossada para outras empresas,
– quantas pessoas foram atingidas pela interrupção dos serviços,
– quais as medidas tomadas nos casos de quem não conseguiu fazer suas viagens e
– como seria a política de devolução dos valores das passagens.
Depois do prazo de 10 dias para a defesa, a empresa não respondeu nem fez qualquer manifestação em sua defesa, de acordo com o órgão.
Dessa forma, o Procon Carioca determinou a pena.
“O Procon Carioca atua, sempre, promovendo e fiscalizando as relações de consumo e, quando necessário, aplica sanções cabíveis, previstas em lei”, disse em nota, o presidente do Procon Carioca, Igor Costa.
ESTADO:
Como mostrou o Diário do Transporte, além do Procon Carioca, a ITA pode ser penalizada pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro.
O Procon Estadual do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira, 13 de janeiro de 2022, que instaurou ato para punir a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) por violações a direitos dos consumidores.
Segundo o órgão, a abertura do processo administrativo ocorreu devido à companhia aérea fornecer atendimento deficitário aos consumidores, não disponibilizar reacomodação aos passageiros que já tinham bilhetes comprados e não prestar todos os esclarecimentos solicitados pela autarquia.
A empresa de Sidnei Piva de Jesus poderá ser multada em até R$ 10 milhões.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes