Grupo Comporte adquire 80 ônibus Busscar para fretamento

Veículos são do modelo EBFT e estão sendo entregues em lotes até janeiro; Chassis são da Mercedes-Benz específicos para o segmento; Em 28 de maio, Diário do Transporte já havia noticiado a venda

ADAMO BAZANI

Colaborou Alexandre Pelegi

O Grupo Comporte adquiriu 80 unidades do modelo da Busscar El BussFT (EBFT) para a aplicação em fretamento.

Os veículos estão sendo entregues em lotes até janeiro de 2022 para a Viação Piracicabana que possui contratos de prestação de serviços para indústrias, escritórios, unidades de ensino e instituições religiosas na capital paulista, região metropolitana, litoral e parte do interior de São Paulo. As primeiras unidades já estão com a empresa cuja uma das garagens fica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O El Buss FT, segundo a Busscar, tem características próprias para atender ao fretamento, em especial o contínuo (como para empresas e escolas), mas também atende ao fretamento eventual ou turístico, como receptivos e viagens de curtas e médias distâncias.

As unidades que estão sendo entregues para o Grupo Comporte têm ar-condicionado, vidros escurecidos com proteção de incidência solar, luzes de led, tomadas USB para carregamento de celulares e outros dispositivos móveis.

No dia 28 de maio de 2021, o Diário do Transporte já havia noticiado a venda, quando o modelo foi divulgado oficialmente para o mercado.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/05/28/audio-exclusivo-busscar-lanca-modelo-el-buss-ft-ja-com-unidades-para-o-grupo-comporte-e-rimatur/

A carroceria foi “desenhada” para fretamento e o chassi também.

As unidades são Mercedes-Benz OF-1621, modelo desenvolvido especialmente para o segmento de fretados e que, como reportou em primeira mão o Diário do Transporte, em 18 de novembro de 2020, dia em que foi apresentado pela montadora.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/11/18/em-primeira-mao-mercedes-benz-lanca-novo-chassi-para-onibus-de-fretamento-of1621/

O OF-1621/59, de motor dianteiro, motor OM 924 LA.

O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, amplamente conhecido no mercado de urbanos. A potência é de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Esse motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor do ar condicionado, algo que era pedido pelos fretadores.

Uma das características é o balanço dianteiro (espaço entre o para-choque e o primeiro eixo) mais curto que o OF-1721, passando de 2275 mm para 2125 mm

Com isso, segundo a montadora, o ângulo de entrada fica mais condizente às diversas exigências de fretamento.

O balanço traseiro é mais curto também para evitar cortes no encarroçamento.

Os tanques foram reposicionados para os entre-eixos de 5,95 m, o que permite também mais espaço para bagageiro e elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

As negociações entre Grupo Comporte e Busscar continuam para mais aquisições deste e de outros modelos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Alexandre Pelegi

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Comentários

Comentários

  1. Roga disse:

    que coisa mais feia, parece um agrale

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