CPTM abre chamamento público para construção de travessia aérea na Rua do Bucolismo, no Brás

Imagem da passarela da Rua do Bucolismo a ser restaurada, vista pela Rua Rodrigues dos Santos. Fonte: Google Street View

Contrato inclui restauro de passarela metálica da São Paulo Railway Company, tombada pelo patrimônio histórico, localizada entre a Luz e o Brás

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos abriu chamamento público neste sábado, 04 de dezembro de 2021, para a construção de passarela interligando a rua do Bucolismo e a rua Rodrigues dos Santos, no Brás.

A travessia será dotada de toda infraestrutura para atender às normas vigentes sobre acessibilidade, com encargos de restauro de passarela tombada como patrimônio histórico.

Os interessados em participar deverão protocolar através do correio eletrônico comitedeinovacao@cptm.sp.gov.br, manifestação nos termos do edital, em até 10 dias úteis, contados a partir da data desta publicação.

O edital está disponível nos sites http://www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br.

A Passarela do Bucolismo é uma travessia aérea para pedestres que interliga a rua do Bucolismo e a rua Rodrigues dos Santos, localizada no Brás. É uma edificação histórica tombada pelo CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico.

Encontra-se atualmente desativada por dois motivos: razões de segurança, e falta de interesse da CPTM na travessia, uma vez que não possui interligação ou interface com Estações ou outras estruturas da Companhia. A passarela, segundo o Edital, serve apenas como meio de transposição de pedestres da via permanente da região.

A CPTM recebeu a manifestação do interesse por parte da iniciativa privada da doação do restauro da antiga passarela, bem como a construção de nova passarela contígua a ela.

O objetivo é melhorar a mobilidade urbana no bairro do Brás, reativando interligação situada no km 1, poste 17, do trecho Luz-Brás, da Linha 11-Coral.

CPTM CONTRATOU EMPRESA PARA TERMO DE REFERÊNCIA DE 14 PASSARELAS

No início de fevereiro de 2019 a CPTM contratou empresa selecionada pelo processo de Carta Convite para subsidiar a elaboração do termo de referência de contratação de projetos básico e executivo de restauro de 14 passarelas metálicas da antiga São Paulo Railway Company.

A empresa contratada por R$ 96 mil foi Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados – EPP.

O prazo de vigência do contrato foi de 5 meses.

Dentre as 14 passarelas metálicas selecionadas, está a da Rua do Bucolismo, como se pode ver abaixo.

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta