CPTM assina convênio com Instituto Sociocultural Brasil-China para construção de travessia aérea na Rua do Bucolismo, no Brás

Imagem da passarela da Rua do Bucolismo a ser restaurada, vista pela Rua Rodrigues dos Santos. Fonte: Google Street View

Contrato inclui restauro de passarela metálica da São Paulo Railway Company, tombada pelo patrimônio histórico, localizada entre a Luz e o Brás

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos assinou contrato de colaboração mútua com o Instituto Sociocultural Brasil-China (IBRACHINA) para a construção de passarela interligando a Rua do Bucolismo e Rua Rodrigues dos Santos.

Como mostrou o Diário do Transporte, o contrato decorre de chamamento público lançado pela companhia em dezembro de 2021. Relembre:

CPTM abre chamamento público para construção de travessia aérea na Rua do Bucolismo, no Brás

O Instituto atenderá às exigências da obra, dotando-a de toda infraestrutura para atender às normas vigentes sobre acessibilidade com encargos de restauro de passarela tombada como patrimônio histórico.

O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 13 de maio de 2022, e prazo de vigência por 10 anos.


A Passarela do Bucolismo é uma travessia aérea para pedestres que interliga a rua do Bucolismo e a rua Rodrigues dos Santos, localizada no Brás. É uma edificação histórica tombada pelo CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico.

Encontra-se atualmente desativada por dois motivos: razões de segurança, e falta de interesse da CPTM na travessia, uma vez que não possui interligação ou interface com Estações ou outras estruturas da Companhia. A passarela, segundo o Edital, serve apenas como meio de transposição de pedestres da via permanente da região.

A CPTM recebeu a manifestação do interesse por parte da iniciativa privada da doação do restauro da antiga passarela, bem como a construção de nova passarela contígua a ela.

O objetivo é melhorar a mobilidade urbana no bairro do Brás, reativando interligação situada no km 1, poste 17, do trecho Luz-Brás, da Linha 11-Coral.

CPTM CONTRATOU EMPRESA PARA TERMO DE REFERÊNCIA DE 14 PASSARELAS

No início de fevereiro de 2019 a CPTM contratou empresa selecionada pelo processo de Carta Convite para subsidiar a elaboração do termo de referência de contratação de projetos básico e executivo de restauro de 14 passarelas metálicas da antiga São Paulo Railway Company.

A empresa contratada por R$ 96 mil foi Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados – EPP.

O prazo de vigência do contrato foi de 5 meses.

Dentre as 14 passarelas metálicas selecionadas, está a da Rua do Bucolismo, como se pode ver abaixo.

 

 

 


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta