West Side, do grupo Belarmino, é homologada em licitação do transporte de Itu (SP)

Empresa atua no transporte público de Louveira. Foto: Thiago Silva / Ônibus Brasil

Empresa foi a única a participar da sessão de abertura do envelope de proposta comercial da concorrência; processo foi realizado no final de julho de 2021

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Itu anunciou no Diário Oficial desta quarta-feira, 24 de novembro de 2021, a adjudicação e homologação da concorrência pública para concessão do transporte municipal em favor da empresa West Side Viagens e Turismo Ltda.

A West Side opera o transporte urbano de Louveira (SP) desde agosto de 2018. A empresa atende a 8 linhas com 10 ônibus, e presta serviços para cerca de 35 mil passageiros.

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 16 de março de 2021 a prefeitura realizou uma audiência pública para apresentação e coleta de informações e sugestões com vistas ao projeto da concessão do serviço do transporte coletivo.

Posteriormente, no dia 29 de julho, a West Side foi habilitada após participar da primeira fase do certame, ocorrida no dia 12 de julho.

Assim foi aberto o envelope da proposta comercial, que estava desde então em análise pela Comissão de Licitação.

Com prazo de concessão para 15 anos, o edital definiu que a escolha seria pelo menor valor da tarifa. Atualmente a passagem em Itu está em R$ 5.


HISTÓRICO

No final de seu mandato, em 2000, o então prefeito Leonel Salvador prorrogou o contrato com as duas empresas, estendendo-o por mais 20 anos.

O novo prefeito, Lázaro Piunti, ao assumir em 2001, acionou a Justiça para revogar a prorrogação da concessão, mas não conseguiu.

Desta forma, o prazo da prorrogação venceu recentemente, o que levou a prefeitura a ultimar os processos para realizar nova licitação do transporte local.

Enquanto isso, para a cidade não ficar sem transporte, a prefeitura contratou os serviços da Vitu em caráter emergencial por 180 dias.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marco Antônio da Silva disse:

    Agora é oficial! Não tem mais jeito! Vamos vigiar pra que o contrato dessa vez seja respeitado! Boa sorte ao grupo Belarmino e respeitem a população de Itu SP!

  2. paulo disse:

    trocar 6 por meia dúzia…..

  3. Osmar disse:

    Vai continuar na mesma pois é o mesmo dono não muda em nada o ruim vai ficar pior

Deixe uma resposta