Caraguatatuba (SP) contrata Expresso Fênix no lugar da Praiamar; Veja o que muda

Operação emergencial será por 12 meses e contrato será de R$ 29 milhões; Serão colocados ônibus 0 km e nova empresa fará contratações; Passageiro deve pedir ressarcimento de bilhetagem eletrônica

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Caraguatatuba, no litoral paulista, formaliza neste terça-feira, 19 de outubro de 2021, a contratação da empresa Expresso Fênix para operar por 12 meses os transportes municipais, tanto na área urbana como na rural.

Segundo nota da prefeitura, o Grupo Fênix começa os trabalhos no município a partir das 00h da próxima terça-feira, dia 26 de outubro. A administração municipal já iniciou o processo de licitação para a concessão dos serviços de transporte público coletivo urbano e rural.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 10 de outubro de 2021, a prefeitura decretou a caducidade do contrato da empresa Praiamar Transportes alegando irregularidades encontradas no período de intervenção municipal, que aconteceu nos últimos seis meses.

A comissão nomeada para acompanhar o processo de intervenção apresentou em seu relatório final que a empresa não honrou com diversas obrigações constantes no contrato de concessão, como descumprimento de linhas, diminuição da frota e descumprimento de horários, o que gerou a aplicação de 409 notificações e 348 autuações nos últimos três anos. Além disso, foi constatado também pela comissão um valor em dinheiro no cofre, apontado por funcionários como dinheiro de passe vendido em guichê, mas sem nota fiscal. – disse à época o poder público.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/10/10/prefeitura-de-caraguatatuba-sp-decreta-caducidade-do-contrato-com-a-empresa-praiamar/

O valor do contrato com a Fênix é de R$ 29 milhões.

A tarifa para os usuários continuará a mesma, sendo R$ 3,80 no dinheiro e R$ 3,60 no cartão comum.

Por meio de nota, a prefeitura explica como será a frota, os procedimentos para ressarcimento dos créditos de bilhetagem eletrônica e contrações pela Expresso Fênix.

Veja os detalhes da nota abaixo:

Bilhetagem Eletrônica

A partir do próximo dia 26, os usuários terão que solicitar à empresa Praiamar Transportes o ressarcimento dos créditos remanescentes no cartão. Importante também, nesse período, que os usuários providenciem novo cartão com a nova empresa.

Contratação de funcionários

A empresa inicia a contratação de funcionários já nesta terça-feira (19/10), na Praça da Cultura, no centro, a partir das 13h30 e na quarta-feira (20) das 8h às 12h e das 13h às 18h. Os funcionários da empresa Praiamar Transportes terão prioridade na contratação. O Grupo Fênix contratará motoristas, mecânicos, borracheiros, eletricistas, funileiros, moleiros e auxiliar de limpeza.

Para participar do processo de contratação, a pessoa precisa estar munida dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de quitação eleitoral; CNH (constando cursos de Transporte Coletivo e Transporte Escolar válidos); certificados dos cursos de Transporte Coletivo e Transporte Escolar com validade; certificado de quitação do serviço militar (reservista), comprovante de escolaridade; comprovante de endereço (que conste CEP); atestado de antecedentes criminais; certidão estadual distribuição criminal (data recente, válido por no máximo 30 dias); certidão negativa de prontuário para fins de direito (DETRAN); carteira de trabalho ou carteira de trabalho digital em PDF completa; PIS (Cartão Cidadão/Cartão de PIS); certidão de nascimento ou casamento (caso de casamento, cópia do RG e CPF do cônjuge) no caso de divórcio, certidão de averbação); certidão de nascimento, carteira de vacinação (até 07 anos), RG e CPF de filhos e dependentes menores e no caso de guarda, trazer termo de guarda (judicial); foto 3×4 e comprovante de vacina contra COVID-19.

Frota

Para realizar o serviço com eficiência e qualidade, a nova empresa irá operar com 50 novos e modernos ônibus, sendo 31 0km e 19 seminovos, todos equipados com o que há de mais moderno no país.

De acordo com a diretoria do Grupo Fênix, a frota – com idade média de apenas 06 meses –, trará mais conforto aos usuários e os sistemas tecnológicos tornarão o serviço mais eficiente e seguro para os moradores e turistas que visitam Caraguatatuba.

Os veículos irão utilizar biocombustível (S10 e Arla 32) e serão equipados com um moderno sistema que reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera. Os 50 ônibus também serão equipados com ar condicionado e irão contar com internet grátis – por meio de conexão wi-fi, monitoramento por sistema de GPS (Global Positioning System), entrada USB para carregar celular e sistema de bilhetagem eletrônica, além de cumprir a exigência de 100% da frota com elevadores e acessibilidade para clientes com mobilidade reduzida.

Com a instalação do GPS em todos os veículos da frota, a empresa manterá o aplicativo CittaMobi, que da informações precisas e em tempo real de horários e todos os itinerários dos ônibus que circulam na cidade.

O novo sistema será também uma importante ferramenta de fiscalização, pela Prefeitura de Caraguatatuba, que poderá acompanhar relatórios do transporte coletivo em tempo real e cobrar melhorias.

Horários, itinerários e tarifa

Nos próximos dias, os itinerários com todos os horários das linhas da empresa em Caraguatatuba estarão disponíveis no site: http://www.fenixfacil.com.br/caraguatatuba. Como já informado, a tarifa do transporte público continua R$ 3,80 no dinheiro e R$ 3,60 no cartão comum.

Cadastro – Passageiros

A Expresso Fênix iniciará o cadastramento dos usuários de transporte coletivo a partir desta terça-feira (19). Vale ressaltar que a primeira via do cartão de Bilhete Eletrônico é gratuita e o cadastro poderá ser realizado pela internet no site http://www.fenixfacil.com.br/caraguatatuba ou presencialmente, com agendamento obrigatório, no próprio site da empresa.

Vale Transporte

As empresas compradoras de Vale Transporte poderão realizar o cadastro e a compra do Vale Transporte de seus colaboradores direto no site da empresa: http://www.fenixfacil.com.br/caraguatatuba.

SAC

A empresa disponibiliza o SAC, via WhatssApp, (11) 96497-9861 para que possam ser encaminhadas dúvidas, sugestões e reclamações.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Adílson Silva disse:

    Está empresa fênix presta um bom serviço em Ilhabela e Amparo além de fazer viagens rodoviárias intermunicipais! Uma Boa escolha da prefeitura!

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