Nova linha da EMTU vai reforçar atendimento entre Francisco Morato e Caieiras a partir de segunda (04)
Publicado em: 1 de outubro de 2021

Diário do Transporte já havia antecipado a criação do Serviço complementar 361VP1; Passagem será de R$ 5,65
ADAMO BAZANI
A partir desta segunda-feira, 04 de outubro de 2021, entra em operação o serviço complementar 361VP1, gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) entre Francisco Morato (Parque 120) e Caieiras (Trevo das Laranjeiras), na Grande São Paulo. A operação é da Viação Cidade de Caieiras (Consórcio Anhanguera)
Com isso, será reforçado o atendimento da linha principal 361TRO – Francisco Morato (Parque 120) – São Paulo (Terminal Rodoviário Barra Funda).
O Diário do Transporte antecipou em 24 de setembro de 2021 a criação do novo atendimento.
Relembre:
Segundo a EMTU, a 361TRO possui alta demanda de passageiros no trecho entre Francisco Morato e Caieiras, motivo pelo qual a CTC (Coordenadoria de Transporte Coletivo) da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) autorizou a criação da nova linha/atendimento.
Por meio de nota, o chefe do Departamento de Planejamento Operacional da EMTU, Rogério Marcelino, disse que são feitos monitoramentos constantes das linhas metropolitanas para verificar o comportamento da demanda.
Somente a linha 361 transporta em torno de dois mil passageiros por dia útil.
“Hoje, a linha 361TRO transporta por dia cerca de 2 mil passageiros e grande parte será beneficiada com este serviço complementar da 361 VP1, pela qual serão atendidos os usuários que se deslocam entre Francisco Morato e Caieiras” – disse.
Segundo a EMTU, o valor da passagem será de R$ 5,65, mesma tarifa praticada no trecho 1 da linha 361TRO, entre Francisco Morato e Caieiras.
“Inicialmente, a linha irá operar com duas viagens no sentido ida e uma viagem no sentido volta, atendendo horários de pico. A demanda de passageiros será acompanhada e, se necessário, a programação horária será ajustada. As viagens poderão ser consultadas a partir desta segunda-feira (4/10) pelo site ou app da EMTU, disponível para Android e iOS.” – complementa a EMTU por meio de nota.
Como mostrou o Diário do Transporte, para indicar diferenças ou reforços em relação aos trajetos principais, as linhas da EMTU podem ter letras em seguida dos números.
O VP, por exemplo, significa Serviço Complementar/Viagens Parciais, cujo o itinerário é totalmente coincidente com a linha principal. A quantidade de viagens nos serviços VP é inferior a 40% (quarenta por cento) das viagens da linha principal.
Saiba todas as nomenclaturas e letras neste link abaixo:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
DEMORO PRA TER UMA LINHA MORATO
CAIEIRAS DIRETO, PORQUE ESPERAR O MORATO 120 , BARRA FUNDA ,DEMORA MUITO, SE TIVER UMA LINHA BATE VOLTA , PODE TER CERTEZA QUE VAI BOMBAR !!!