Expresso Fênix confirma início das operações em Mogi Guaçu (SP) neste sábado (25)
Publicado em: 20 de setembro de 2021

Frota terá 1,5 ano de idade média com 20 ônibus; Cadastramento para nova bilhetagem eletrônica começa na terça-feira (21); Créditos valem por 90 dias, mas é necessário transferir para novo cartão; Empresa entra no lugar da Viação Santa Cruz
ADAMO BAZANI
A Expresso Fênix confirmou oficialmente que a partir deste sábado, 25 de setembro de 2021, começa as operações das linhas municipais em Mogi Guaçu, no interior paulista.
De acordo com comunicado da empresa emitido nesta segunda-feira (20), serão 20 ônibus e a idade média da frota é de 1,5 ano.
Os passageiros devem estar atentos porque o cadastramento dos usuários para a nova bilhetagem eletrônica começa nesta terça-feira, 21 de setembro de 2021.
O valor da tarifa será de R$ 5,30.
SAC e SITE:
A nova concessionária disponibilizou um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) por WhatssApp, (11) 96497-9861 para que possam ser encaminhadas dúvidas, sugestões e reclamações.
A tabela de horários com os itinerários estará disponível nos próximos dias no site
www.fenixfacil.com.br/mogiguacu
TRANSFFERÊNCIA DE CRÉDITOS DE TRANSPORTE:
Os créditos da bilhetagem da Viação Santa Cruz terão validade até 25 de dezembro de 2021.
Os passageiros, entretanto, precisam fazer a transferência dos valores para o novo cartão.
Para isso, é necessário antes fazer o novo cartão da Fênix (veja mais abaixo, os procedimentos)
Em posse do cartão antigo da Santa Cruz e do novo da Fênix, o passageiro deve ir ao Terminal Urbano, na Rua Salgado Junior, s/n, Box 02.
Para a efetivação da transferência os usuários deverão apresentar o cartão da Viação Santa Cruz e um documento com foto, comprovando que realmente é o proprietário do cartão.
CARTÃO DA SANTA CRUZ NÃO VAI SER ACEITO NOS ÔNIBUS DA FÊNIX:
A Expresso Fênix explicou que por causa da incompatibilidade de sistemas, o cartão da atual operadora, Viação Santa Cruz, não será aceito nos ônibus que começam a operar neste sábado, 25 de setembro de 2021.
COMPRA DOS NOVOS CRÉDITOS:
Para adquirir créditos ou recarregar o Bilhete Eletrônico da Expresso Fênix, os passageiros deverão se dirigir ao Terminal Urbano, na Rua Salgado Junior, s/n – Box 02. Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Aos sábados das 08h às 13h.
COMO FAZER O NOVO CARTÃO:
A primeira via do novo cartão de transporte será de graça e o cadastramento poderá ser realizado pela internet no site www.fenixfacil.com.br/mogiguacu ou presencialmente (agendamento obrigatório, no próprio site).
A empresa orienta o cadastramento pela internet para evitar aglomerações diante ainda da pandemia de covid-19.
Por meio de nota, a Expresso Fênix informa como deve ser o procedimento para cada tipo de cartão de transporte e os documentos necessários:
– Idoso a partir dos 60 anos [cadastro obrigatório] (somente para aqueles que já tiverem cartão válido da antiga empresa de transporte [Viação Santa Cruz]. Limitado à 4 utilizações por dia. Necessário apresentação do cartão da Viação Santa Cruz, para recadastro com a Fênix) cf Lei. 5477/2021.
– Idoso a partir de 65 anos [cadastro facultativo] (documento com foto, informações de RG, CPF e comprovante de endereço)
– Aposentados [cadastro obrigatório] (somente para aqueles que já tiverem cartão válido da antiga empresa de transporte [Viação Santa Cruz]. Limitado à 4 utilizações por dia. Necessário apresentação do cartão da Viação Santa Cruz, para recadastro com a Fênix) cf Lei. 5477/2021.
– Pensionistas [cadastro obrigatório] (somente para aqueles que já tiverem cartão válido da antiga empresa de transporte [Viação Santa Cruz]. Limitado à 4 utilizações por dia. Necessário apresentação do cartão da Viação Santa Cruz, para recadastro com a Fênix) cf Lei. 5477/2021.
– Pessoas com Deficiência [cadastro obrigatório] (Laudo com CID válido e vigente, documento com foto, informações de RG, CPF e comprovante de endereço) -Estudantes Rede Privada [cadastro obrigatório] (documento com foto, informações de RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula)
-Estudantes Rede Pública [cadastro obrigatório] (documento com foto, informações de RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula. Encaminhamento com Secretária de Educação de Mogi Guaçu)
-Comum [cadastro facultativo] (documento com foto, informações de RG, CPF e comprovante de endereço)
Locais de cadastro presencial:
Gratuidades: Centro Cultural de Mogi Guaçu Endereço: Av. dos trabalhadores, no 2651 Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30.
Cartão Comum e Estudantes da Rede Privada Local: Terminal Urbano de Mogi Guaçu Rua Salgado Junior, s/n – Box 02 Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30. Aos sábados das 08h às 13h
A concessionária informa ainda que, aqueles que tiverem o Cartão da Bilhetagem Eletrônica das linhas SUBURBANAS, também do Grupo Fênix, (Mogi Mirim x Mogi Guaçu e Mogi Guaçu x Estiva Gerbi) NÃO PRECISAM FAZER NOVO CADASTRO, o mesmo cartão poderá ser utilizado nas linhas urbanas e rurais de Mogi Guaçu (desde que respeitada a legislação de gratuidades local).
Vale Transporte As empresas compradoras de Vale Transporte poderão realizar o cadastro e a compra do Vale Transporte de seus colaboradores direto no site da empresa: www.fenixfacil.com.br/ mogiguacu
Como mostrou o Diário do Transporte, no sábado (18), a prefeitura publicou aviso de adjudicação e homologação da licitação do transporte à empresa pela oferta de outorga mensal do serviço no percentual de 0,50%.
A Expresso Fênix, da família Chedid, foi fundada há quase 70 anos, e junto à Rápido Fênix constituem o Grupo Fênix.
Relembre:
ÔNIBUS COM GPS, BIODIESEL, CÂMERAS E RECONHECIMENTO FACIAL:
Por meio de nota, a Expresso Fênix informou que os 20 ônibus também irão contar com internet grátis, por meio de conexão wi-fi, monitoramento por sistema de GPS (Global Positioning System), sistema de bilhetagem eletrônica, sistema de monitoramento de seguranças por câmeras e sistema de reconhecimento facial nas catracas, além de cumprir e exigência de 100% da frota com elevadores e acessibilidade para clientes com mobilidade reduzida.
“Estamos investindo e trabalhando muito para oferecer um transporte de qualidade aos moradores de Mogi Guaçu. Nos próximos dias, nossos clientes poderão contar com o que existe de mais moderno em sistema operacional, similar ao adotado nos grandes centros urbanos. A Prefeitura foi muito exigente com relação a qualidade do serviço e isso traz confiança para podermos trabalhar”, disse na nota, o diretor do Grupo Fênix, Victor Hugo Chedid
APLICATIVO:
Com o GPS nos ônibus, a Fênix promete lançar um aplicativo que dará informações em tempo real de horários e previsão de quando o ônibus vai passar em cada ponto.
O Grupo Fênix firmou uma parceria com o aplicativo CittaMobi, usado em diversas cidades.
HISTÓRICO:
A Viação Santa Cruz opera atualmente o serviço na cidade, mas o contrato de concessão venceu e não pode ser renovado. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) apontou irregularidades no documento, assinado em 2012.
Na gestão anterior à atual, em julho de 2020, a prefeitura contratou uma empresa de consultoria (Assist Assessoria Contábil e Fiscal) por R$ 60.800,00 para trabalhar na confecção do edital de licitação do sistema de transporte coletivo municipal.
A conclusão do estudo da Assist foi apresentada em dezembro passado em audiência pública na Câmara Municipal.
Com a mudança da gestão municipal, o processo licitatório foi retomado.
No dia 11 de maio de 2021 a prefeitura realizou uma audiência pública para apresentar estudos com as novas diretrizes para o processo licitatório. Foram apresentados dados sobre o transporte, como as linhas atuais, a rede de abrigos e a política de gratuidade. O prazo de concessão será de 20 anos.
Em junho, a Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei Complementar autorizando a administração municipal a realizar a licitação para a concessão do serviço de transporte público coletivo no município.
A Lei Complementar 1.428, aprovada pelos vereadores, define que cabe à Secretaria de Obras e Mobilidade a gestão do sistema de transporte público coletivo. Para isso, deverá assumir várias atribuições, dentre as quais cabe citar: formular e implementar a política dos serviços de transporte; articular a operação dos serviços com as demais modalidades, municipais ou regionais; promover processo de licitação para outorgar a concessão, para exploração dos serviços de transporte público coletivo; auxiliar no desenvolvimento e implementação da política tarifária, dentre outras.
EDITAL
De acordo com o Edital, o prazo da concessão será por 20 anos, prorrogável por mais cinco anos. O prazo para o início dos serviços será de até 180 dias contados da assinatura do Contrato de Concessão.
O valor estimado do contrato é R$ 330 milhões (R$ 329.669.328,00), fixado considerando a previsão de receita durante o prazo da concessão.
A tarifa de remuneração fixada é de R$ 5,30, base de janeiro/2.020.
Em caso de déficit tarifário, este deverá ser pago pelo Poder Concedente; já em caso de superávit será revertido para a melhoria do sistema.
O valor estimado dos investimentos iniciais, base para o valor exigido das garantias da proposta e de contratação, bem como o do patrimônio líquido para habilitação, é o de R$ 4.815.850,25 composto da seguinte foma:
a) Investimento em frota de R$ 3.340.850,25 (considerando 37 ônibus com idade média de 5,5 anos);
b) Investimento no Sistema de Bilhetagem Automática e Monitoramento (SBAM), câmeras e wifi de R$ 925.000,00;
c) Investimento em instalações R$ 500.000,00;
d) Frota de apoio: R$ 50.000,00
FROTA
A frota para início da operação deverá ser, no mínimo, composta por 37 ônibus, básicos.
Dos 37 veículos 34 serão operacionais e 3 se destinarão à reserva técnica.
A idade média da frota deverá ser de no máximo 5,5 anos e idade máxima individual dos veículos não poderá ultrapassar a 10 anos.
Todos os veículos integrantes da frota deverão oferecer acesso gratuito à internet via Wi-Fi.
LINHAS/INTEGRAÇÃO
O serviço de transporte coletivo municipal é operado em modelo pendular, totalmente integrado, considerando os terminais atualmente existentes e dos futuros terminais a serem construídos pelo Poder Concedente.
O usuário também tem a possibilidade de fazer esta integração fora dos terminais com o pagamento da sua passagem somente nos cartões de Vale Transporte e Passe Comum, em uma janela de tempo de uma hora. Este complemento é possibilitado através de matrizes de integração temporal e a bilhetagem eletrônica.
Está estruturado em 26 linhas urbanas e 02 linhas rurais (com compartilhamento para atendimento do Distrito de Martinho Prado).
As linhas classificam-se em Urbanas e Rurais, com as seguintes características:
a) Linhas Urbanas: fazem a ligação dos Bairros com o Centro da Cidade, com Ponto Terminal no Parque dos Ingás.
b) Linhas Rurais: fazem a ligação dos Bairros Rurais com o Centro da Cidade, no Terminal localizado no Parque dos Ingás.
BILHETAGEM
O Sistema de Bilhetagem Automática e Monitoramento (SBAM) será com reconhecimento biométrico. Principal objetivo será controlar, gerenciar e monitorar a arrecadação e o funcionamento do serviço do transporte por meio do uso de equipamentos eletrônicos, softwares, cartões inteligentes, smartphones, etc, tornando o processo mais seguro e eficiente.
O objetivo é controlar a operação, bem como oferecer um melhor serviço aos usuários.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Não entendi foi feito algum edital para outras empresas se coloca se em enteresse no serviço ou foi so a transferência de uma empresa para outra sem nenhum enteresse de achar uma outra empresa q Faria o mesmo serviço com o mesmo o menor a da q tava operando muda o prefeito muda os vereadores mais a propina continua a mesma o povo só se ferra .como antes toda vez deixava vencer o prazo do contrato e depois renovava em carater de urgência cade os bostas dos vereadores q são pagos pra fiscalizar
A onde vejo os comentários