Metrô de Guarulhos (SP): Prefeitura entrega ao Estado certidão de uso do solo

Encontro aconteceu no auditório do CEU Continental. Foto: Fabio Nunes Teixeira / Divulgação.

Passo foi dado nesta terça (31), para a implantação das linhas 2-Verde e 19-Celeste

JESSICA MARQUES

Mais um passo foi dado nesta semana para a chegada o Metrô em Guarulhos, na Grande São Paulo.

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti, entregou ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, as certidões de uso do solo necessárias para o Governo do Estado iniciar os projetos para a implantação das linhas 2-Verde e 19-Celeste do Metrô no município.

O encontro aconteceu no auditório do CEU Continental, nesta terça-feira, 31 de agosto de 2021.

Segundo Guti, o evento marca o início de uma nova fase na cidade, já que a implantação do Metrô, que até hoje era um sonho, passa a ser concretizado. “Desde criança ouço falar que o Metrô vai chegar a Guarulhos. Mas desta vez trata-se de uma ação efetiva. Com a certidão de uso do solo, o Governo do Estado pode executar os projetos no território do município”, afirmou.

A gestão Doria prevê que a Linha 2-Verde do metrô chegue a Guarulhos em 2028.

Relembre:

Gestão Doria prevê que Linha 2-Verde do metrô chegue a Guarulhos (SP) em 2028

O encontro desta terça-feira contou com as presenças do presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, dos gerentes da linha 19, Giovani Neto, e da linha 2, Eduardo Maggi, entre outras autoridades, como o deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor e o líder do Governo na Câmara, Gilvan Passos.

INVESTIMENTOS

Na ocasião, Baldy citou que o governo estadual está investindo R$ 100 milhões nos projetos executivos, que servirão para atrair investimentos, inclusive privados, para a realização das obras. O custo total das obras é de aproximadamente R$ 8 bilhões, que podem ser obtidos por financiamentos internacionais e concessões à iniciativa privada.

Para Baldy, a linha 2 já é uma realidade, enquanto que a 19 está numa fase mais embrionária, com estudos preliminares que indicam o traçado ideal e a localização das futuras estações. “É a primeira vez que o Metrô terá linhas e estações fora da capital”, lembrou.

A Linha 2-Verde, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente e passa pela avenida Paulista, está dividida em duas fases. A primeira, que liga a Vila Prudente à Penha, já está em construção. Já a segunda, que chegará a Guarulhos por meio da estação Dutra, estará localizada nas imediações do Internacional Shopping e já tem projeto definido e totalmente licitado. A cidade contará também com a estação Ponte Grande, no bairro de mesmo nome.

Já a Linha 19-Celeste contará com cinco estações em Guarulhos, partindo da estação Bosque Maia, na confluência das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, passando pela estação Guarulhos, na região da rua Dom Pedro II, pela estação Vila Augusta, em uma integração com a linha 2-Verde na estação Dutra, e pela estação Itapegica, em direção ao Vale do Anhangabaú, passando pelos bairros Vila Maria, Pari e Brás, já na capital.

Confira os detalhes:

– Linha 2-Verde – Fase 2, da estação Dutra à estação Penha. Terá 6 km de extensão totalmente subterrâneos, com cinco estações e mais 22 trens. Transportará 389 mil passageiros por dia e fará integração com as linhas 19-Celeste, 3-Vermelha, 11-Coral e 12-Safira.

– Linha 19-Celeste, da estação Bosque Maia à estação Anhangabaú. Terá 17,6 km de extensão totalmente subterrâneos, com 15 estações e mais 31 trens. Fará integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 10-Turquesa, 11-Coral e 13- Jade. Terá uma demanda estimada de 630 mil passageiros por dia nos dias úteis.

Jessica marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

  1. Hector disse:

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    METRO EM GUARULHOS!
    NUNCA CHEGARÁ, NUNCA CHEGARÁ… Piada pronta isso ai… 🤡🤡🤡

  2. washington ap da silva Bento disse:

    Isso nada mais que obrigação, agora uma pergunta que não cala,cadê os ônibus articulados?um municipodo tamanho de Guarulhos,não tem ônibus descentes,desculpe,as os novos só tem o ar condicionado a mais,qdo passam estão lotados,e passa. Com intervalos grandes, os articulados têm que voltar,outra coisa é reabrir a ponte do barquirivu, pra melhorar o acesso dos funcionários e usuários do aeroporto

  3. JETSON Mendes Soares disse:

    Séria excelente ter o metrô em Guarulhos.❤️

  4. David P. De Carvalho disse:

    É só terminar o trevo do Bonsucesso que já está de bom tamanho….

  5. Luiz antonio disse:

    Lá vem o golpe
    Ou seja
    Golpe tá aí cai quem que
    Enorme farsa
    O Metrô não terá trilhos se deslocará nos buracos das ruas e avenidas
    Não quer buracos vai andar nas ruas próx aos mercados NAGUMO
    Obrigado yorguti

    1. Karine disse:

      Isso por que você não conhece a rua do nagumo do pimentas. O Baireo dos pimentas é um dos mais populosos e esquecidos pela prefeitura. O acessonpara pedestres e horrivel, as calçadas são irrugulares, não tem acessibilidade nenhuma para idosos e deficientes fisicos, por que as calçadas parecem escadas.

  6. Diego disse:

    Sabe o que mais incrível, anos atrás eu fiscalizava locais de sondagem de solo para implantação do metrô em Guarulhos, de lá pra cá o projeto já foi cancelado e reativado, pior é que vão recontratar as empresas pra fazer o que já foi feito antes de 2016….

  7. Joselia Nascimento da Silva Santos disse:

    Tudo é possível ao que crer!
    Eu creio!
    Parabéns Prefeito Gut por essa conquista!
    Tudo tem o tempo determinado por Deus!
    Deus continue abençoando vc prefeito Gut!!!

  8. Zélia disse:

    O sistema de transporte em Guarulhos, principalmente nos bairros citados prá metrô, e péssimo, eu preciso na maioria das vezes atravessar o viaduto nordestino, prá pegar ônibus para no o metrô com integração, pego dois ônibus e metrô, os ônibus de Guarulhos São muito caros não y ar condicionado, nós passamos mal no calor, eu mesma já tive tonturas, falta de ar dentro do ônibus. É um verdadeiro calorzao dentro do ônibus. Com o metrô, creio vá melhorar muito porém tá muito longe aínda.

  9. Lota disse:

    Estará pronto daqui a 10 anos no mínimo e com um custo em dobro massss saindo do nosso bolso

Deixe uma resposta