Equipe técnica de São José dos Campos (SP) conhece o BRT de Campinas

Grupo visitou terminais e estações do sistema. Foto: Divulgação.

Visita foi feita pelo secretário de Mobilidade Urbana do município, Paulo Guimarães, e pelo presidente Nacional do Fórum de Secretários de Transportes

JESSICA MARQUES

Uma equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana da prefeitura de São José dos Campos, no interior paulista, esteve em Campinas na última semana para conhecer os detalhes da implantação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral.

A equipe foi liderada pelo secretário de Mobilidade Urbana do município, Paulo Roberto Guimarães Júnior. O grupo foi recebido pelo assessor executivo da Presidência da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) para Planejamento e Projetos, André Aranha Ribeiro, que representou a empresa e a Secretaria de Transportes.

Conforme informado em nota pela Emdec, a visita ocorreu na quinta-feira, 12 de agosto de 2021. Na ocasião, o secretário e os técnicos assistiram à apresentação sobre a implantação do BRT em Campinas e o atual estágio das obras.

Em seguida, percorreram, junto com grupo técnico da Emdec, trecho do Corredor BRT Campo Grande, conhecendo traçado, tipo de pavimento, tecnologias empregadas e as estruturas dos terminais Mercado, Satélite Íris e Campo Grande; e das estações Rodoviária, Bonfim, Aurélia, Garcia, Londres, Roseira, Bela Aliança, Florence e Rossin.

OBRAS EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O município de São José dos Campos também está com obras de mobilidade em andamento. No munícipio, está em construção a Linha Verde, um corredor sustentável que vai interligar as regiões Sul e Leste, passando pela região central.

A Linha Verde vai adotar o sistema de VLP (Veículo Leve sobre Pneus), com 12 veículos articulados 100% elétricos. A primeira etapa da construção irá ligar a região sul ao Centro, em 12 km e a expectativa é de que a operação seja iniciada até dezembro. A segunda etapa do projeto contempla mais um corredor, ligando a região leste à região central.

Relembre:

VÍDEO: VLPs começam a operar em dezembro em São José dos Campos (SP) e Prefeitura faz demonstração com ônibus

BRT DE CAMPINAS

Os três corredores BRT – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 quilômetros, ligando a região central aos distritos do Ouro Verde e do Campo Grande.

Segundo a Emdec, no total são 36 estações, sete terminais e 18 pontes e viadutos, incluindo o primeiro viaduto estaiado de Campinas. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 450 milhões.

“Pelos corredores irão circular ônibus sustentáveis. O embarque e desembarque será pela esquerda e em nível. O pagamento será desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável. A entrega da obra beneficia, diretamente, 450 mil pessoas”, garantiu a Emdec.

Confira os detalhes dos corredores:

– Corredor BRT Campo Grande: 17,9 km de extensão; 13 pontes e viadutos; 17 estações BRT; e 3 terminais BRT;

– Corredor BRT Ouro Verde: 14,6 km de extensão; 5 pontes e viadutos; 15 estações BRT; e 4 terminais BRT;

– Corredor BRT Perimetral: 4,1 km de extensão; 4 estações BRT.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta