Deputados cobram da gestão Paes explicações sobre aluguel de R$ 1,056 milhão de ônibus comuns para o BRT-Rio

Notícia foi trazida em primeira mão pelo Diário do Transporte; Dois novos serviços devem ser criados com os veículos que eram para o transporte escolar

ADAMO BAZANI

A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) quer explicações e detalhes do prefeito da capital, Eduardo Paes, sobre o aluguel de 30 ônibus comuns, que eram usados no transporte escolar da rede municipal, para reforçar o atendimento do BRT-Rio.

Um pedido de esclarecimentos deve ser protocolado nesta segunda-feira, 16 de agosto de 2021.

O Diário do Transporte trouxe na última sexta-feira (13), em primeira mão, a notícia do aluguel destes ônibus, que deve custar mensalmente aos cofres públicos em torno de R$ 1,056 milhão.

Um primeiro veículo, já com portas adaptadas à esquerda na altura das plataformas do BRT, foi flagrado fazendo testes.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/08/13/onibus-da-frota-de-30-coletivos-que-serao-alugados-parar-reforcar-brt-rio-faz-testes-no-terminal-alvorada/

São ônibus convencionais, de motor dianteiro, que vão operar dois novos serviços propostos:

– Campo Grande a Santa Cruz

– Paciência a Barra da Tijuca

A expectativa é de ampliar o atendimento com estes veículos e reduzir a lotação dos ônibus articulados, uma das queixas dos passageiros.

A circulação destes ônibus, caso haja aprovação dos testes, começa ao longo do mês de setembro.

O requerimento de explicações pela Alerj será feito por meio da Comissão de Transportes.

Por meio de nota, a prefeitura, por meio do BRT, informou que o contrato de aluguel ainda não foi assinado, mas que se passarem nos testes, os ônibus não vão desfalcar o transporte escolar.

A prefeitura do Rio, por meio do BRT Rio, informa que realiza testes operacionais com um ônibus de piso alto que não mais integra a frota que atende ao transporte escolar.

Informamos também que não se trata de empréstimo. Se os testes forem bem sucedidos, o BRT Rio irá contratar e pagar por esses ônibus, que passarão a integrar o sistema, de forma independente da frota que atende ao transporte escolar, cujo contrato é da Secretaria Municipal de Educação.

Em ambos os casos, o aluguel se dá por ônibus efetivamente em operação, incluindo motorista, combustível e garagem.

Por ser fase de testes, não foi celebrado contrato . Também não temos estimativa de veículos a serem contratados e a data para início dessa operação. Mais detalhes desse projeto serão divulgados no momento oportuno.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading