São Bernardo do Campo (SP) inaugura vagas de estacionamento exclusivas para autistas

Novidade já está em vigor na cidade. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC.

Segundo a Prefeitura, objetivo é promover inclusão

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, inaugurou neste fim de semana vagas de estacionamento exclusivas para autistas. A novidade está em vigor desde sábado, 14 de agosto de 2021.

Segundo o Executivo, a ação foi realizada por meio das secretarias de Cidadania e Pessoa com Deficiência e Transportes e Vias Públicas, com o objetivo de promover a inclusão da população com autismo no município.

Inicialmente, as vagas exclusivas foram destacadas em quatro pontos estratégicos da cidade, próximos a equipamentos que atendem pacientes autistas. São eles: CER (Centro de Especialização em Reabilitação), na Rua Warner, 300, bairro Anchieta; Centro Municipal de Equoterapia, na Avenida Wallace Simonsen, 1.750, bairro Nova Petrópolis; Centro de Tratamento Bezerra de Menezes, na Rua Batuíra, 400, bairro Assunção; e Arte Psico, na Rua Paulo Di Favari, 716, Vila Caminho do Mar.

Em nota, o secretário de Cidadania e Pessoa com Deficiência, Pery Cartola, explicou que a vaga exclusiva é identificada com uma fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista. A novidade integra as atividades programadas para comemorar os 468 anos da cidade.

CARTÃO

Na cidade, também foi implementado o uso do cartão de identificação do autista. Em 25 de junho, foi lançada a CMIPTEA (Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista).

O documento, segundo a Prefeitura, assegura atenção integral, pronto atendimento e prioridade dos moradores acometidos pela síndrome no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta