Doria inaugura estação Mendes- Vila Natal da linha 9-Esmeralda da CPTM nesta terça (10)

Agora falta apenas uma estação para extensão da linha: a Varginha

ADAMO BAZANI

A estação Mendes- Vila Natal, da expansão da linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) para o extremo Sul da capital paulista será inaugurada oficialmente nesta terça-feira, 10 de agosto de 2021.

É a primeira das duas estações do aumento da linha, restando ainda a estação Varginha.

O evento ocorre às 10h e  terá a participação do governador João Doria e do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy.

Testes com trens já foram realizados no novo espaço.

A extensão da linha 9 foi dividida em dois lotes, sendo o lote 1 do atual terminal Grajaú à futura estação intermediária Mendes/Vila Natal, e o lote 2, de Vila Mendes/Natal ao futuro terminal Varginha.

A Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) transporta atualmente cerca de 620 mil usuários por dia útil. Com a ampliação de 4,5 km entre Grajaú e Varginha, a projeção da CPTM é de que sejam acrescentados à linha 110 mil usuários atendidos pelo futuro trecho.

A ligação tem conexão com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e Pinheiros (Linha 4-Amarela) e com a Linha 8-Diamante da própria CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco.

Juntamente com a linha 8-Diamante, a linha 9 foi concedida à iniciativa privada, com a CCR e o Grupo Ruas assumindo as operações em janeiro de 2022, mas os investimentos para esta expansão foram públicos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Maria Elza Marques Oliveira disse:

    Quando será a integração para o litoral?

  2. COSTANTINO BATTISTA disse:

    O jornalista não informou quando iniciará a operação comercial. E se não for agora deveria solicitar esclarecimento do governo e do Secretário o porquê inaugurar se não pode operar ou se é só para palanque.

    1. diariodotransporte disse:

      está na matéria mais atualizada de hoje

    2. João disse:

      Obviamente é só para palanque como tudo pq que esse lobvysta faz

  3. Rogério disse:

    Mas no fim do ano, será entregue para a CCR, não pode esquecer deste detalhe…

Deixe uma resposta