BRT-Rio vai contar com 96 PMs e 30 Guardas Municipais e Paes anuncia retomada das obras do Transbrasil em agosto

Entre os objetivos está combater a evasão de passagens (calotes) e atos de vandalismo. Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio.

Agentes vão atuar nos horários de folgas das corporações; 28 estações contarão na primeira fase do Programa BRT-Seguro

ADAMO BAZANI/JESSICA MARQUES

O BRT-Rio vai contar com 126 agentes de segurança pública, dos quais 96 Policias Miliares e 30 Guardas Municipais que vão atuar nos horários de folgas das corporações para evitar casos de vandalismo, criminalidade e evasão de recursos (fura catraca) nos corredores es estações.

Nesta quarta-feira, 02 de maio de 2021, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lançou o programa BRT-Seguro, que já tinha sido anunciado em março quando foi decretada a intervenção do poder público no sistema, que ainda será licitado, para novamente a iniciativa privada assumir os serviços.

A primeira fase do projeto prevê um total de 28 estações patrulhadas, além da implementação de rondas móveis pelos três corredores: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica.

Cada estação vai ser patrulhada das 7h às 19h por três policiais militares e entre 19h e 7h, a segurança será feita pelas rondas que percorrerão as calhas do BRT.

De maneira imediata, 12 estações já receberam o patrulhamento. A previsão é a de que, em até 15 dias, outras 16 já estejam contempladas.

Segundo a prefeitura, todos os profissionais integrantes do projeto passaram por um curso de qualificação para atuar no BRT Seguro.

O efetivo de policiais poderá ser readequado de acordo com a demanda das estações.

Na terça-feira, 01º de junho de 2021, em rondas de reconhecimento, os agentes detiveram quatro pessoas acusadas de furto e receptação de corrimão em estação de Santa Cruz.

O programa é coordenado pela Secretaria de Ordem Pública (SEOP).

TRANSBRASIL RETOMADO EM AGOSTO:

Na coletiva de apresentação do programa, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou a retomada das obras paradas do corredor Transbrasil no mês de agosto.

Paes disse acreditar que o BRT Transbrasil deve ser entregue até o fim de 2022.

“O BRT é muito simbólico. Bem operado, é um sistema que funciona muito bem. O esforço que a gente faz, que não tem mágica, é para devolver o BRT à população, para que tenha qualidade de vida – declarou o prefeito Eduardo Paes, anunciando que as obras do corredor Transbrasil serão retomadas em agosto, com estimativa de conclusão até o fim do ano que vem.” – segundo nota a prefeitura

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta